terça-feira, 24 de maio de 2011

ÉTICA: UMA OBRIGAÇÃO MAÇÔNICA


ÉTICA: UMA OBRIGAÇÃO MAÇÔNICA



A Maçonaria é regida por regras de moral e ética bem amplas e definidas transmitidas e que abrangem todas as áreas da vida.

Para uma pessoa ser Maçom ele precisa antes de mais nada ser ético. Esta é a marca que deve reger o comportamento de qualquer Maçom em todos os campos, tanto nos relacionamentos interpessoais, dele com outros seres humanos, quanto dele em relação ao Criador.

Desde a Criação do mundo, do homem, da mulher e a confiança em ambos depositada pelo Criador logo definiu qual deveria ser o padrão de conduta para merecer o recebimento das bênçãos Divinas: um compromisso estabelecido, uma palavra dada sempre devem ser mantidos.. .

O Dilúvio que devastou o mundo a fim de purificá-lo com suas águas, poupou um único homem bom e justo, Noé e sua família, fornecendo uma prova ímpar sobre a importância de quem se conduz com moralidade no mundo.

Maçom significa ser ético; aquele que pratica atos justos e bons.

Como então se explica que alguns maçons possam ser desprovidos de ética?

Esta uma questão que incomoda todo maçom sensível ao se defrontar com a existência de maçons que observam muitas leis inclusive as maçônicas , mas são destituídos de ética. É como possuir apenas uma embalagem, um invólucro que não condiz com seu conteúdo.

Infelizmente há maçons que se acostumaram a restringir suas preocupações maçônicas à prática de rituais repetitivos.

A ética é o equilíbrio permanente na balança onde o bem está acima do mal, e os atos são direcionados seguindo a orientação apontada pela própria maçonaria . Dominar nossos maus instintos, vencer obstáculos e tentações da vida é uma forma de exercer nosso livre arbítrio de forma efetiva, isto é, positivo .

Espera-se sempre dos maçons um excelente comportamento ético. Conseqüentemente, as pessoas esperam que atos maus jamais sejam cometidos por pessoas consideradas de bem , pois presume-se que sejam regidas pelo mesmo código legal de conduta.

Os ensinamentos maçônicos mostram um caminho. Os seus Rituais fornecem todos os instrumentos necessários para se chegar a um determinado lugar, que deve ser o da, moralidade e ética. As Leis da ética e conduta do povo Maçônico é o meio, mas depende exclusivamente de cada um de nós usá-lo da maneira certa para realmente nos tornarmos exemplos vivos , Maçons verdadeiros, por dentro e por fora.

Fraternalmente

Cláudio Dezidério

Um comentário:

  1. Prezado irmão, boa noite. Saudações também aos demais membros deste blog. Muito oportuna a matéria sobre ética. Infelizmente alguns irmãos esqueceram do salmo 133(...Viver em união...),irmãos virtudes são como brasa, temos que manter acesas, senão apagam e viram cinzas.
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir