quinta-feira, 19 de maio de 2011

A ASSIDUIDADE MAÇÔNICA



A ASSIDUIDADE MAÇÔNICA





Logo após a entrada no Templo da Iniciação, os recepiendários são questionados a respeito do cumprimento das obrigações que a Ordem impõe a todos que conseguem ingressar em suas fileiras, pois quem resolve seguir uma carreira, deve medir as possibilidades de concretizar o seu intento.



A Maçonaria tem obrigações que devem ser cumpridas com rigor. Entre algumas, destaca-se a assiduidade aos trabalhos da Loja.



O iniciando, ao declarar que aceita o conjunto de obrigações que lhe saio citadas, concorda em comparecer ao maior número de reuniões em sua Loja.



A assiduidade sempre foi considerada por todos os corpos maçônicos como um meio de cooperação que o Irmão desenvolve no grupo social a que pertence, pois vem, realmente, reforçar o ambiente de solidariedade existente no ambientes das Lojas.



De todos os ensinamentos aos componentes de uma Loja, o da assiduidade é o menos penoso. Sim, é o menos pesado, pois é o que mais se ajusta aos próprios interesses dos elementos, que desejam progressos pessoais nos conhecimentos que a Ordem possa proporcionar.



O perfeito maçom comparece assiduidamente aos trabalhos de sua loja, sempre com a disposição de colaborar moral ou intelectualmente, nas resoluções do quadro, quer seja pelo voto, pela palavra ou pela atuação.



A assiduidade do Obreiro trará à Loja, muitas vantagens, pois os assuntos tratados não apresentarão, para ele, nenhuma solução de continuidade; conserva-se sempre em dia com os assuntos e expedientes da Secretaria.



De fato, a assiduidade é uma obrigação que deve ser cumprida com regularidade, pois ela é um hábito, pelo qual se estreita a mais refinada amizade que deve reinar entre todos os maçons.



Nela, fundamenta-se o fortalecimento da Instituição, porque faz parte do verdadeiro espírito maçom.



As Constituições e Regulamentos de todas as Potencias, são unânimes em chamar a atenção dos Obreiros, de todos os Graus, para a observância da assiduidade, chegando a classificar este exercício como dever infalível de todos os legítimos maçons.





Artigo de autoria do Ir.'. Hélio de Oliveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário