quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mensagem do Grão-Mestre


José Francisco Moreno

Mensagem do Grão-Mestre

Sou daqueles que penso que a Maçonaria Regular não se escreve, pratica-se, vive-se. A Maçonaria Regular é alegria.

Sensações como estas são difíceis de passar ao papel. Não obstante, porque sou disciplinado, aqui vão os meus pensamentos, que não diferem do compromisso que assumi quando me candidatei ao honroso lugar de Grão-Mestre e, o que na altura dizia internamente é, também, o que agora posso referir exteriormente. Dizia então: "Não faço com esta candidatura agravo a ninguém, mas tenho a ousadia de pensar que temos Princípios. História, Coragem e Razão. Pretendemos construir pontes com a sociedade... A Maçonaria não é um gueto..."

Considero, assim, que a Maçonaria Regular não pode viver só da sua história, tem de saber adaptar-se, ser sensata, mas arrojada, tem de estar mais presente no mundo profano e esta publicação é já um primeiro passo.

Normalmente o ser humano rejeita o desconhecido. A Maçonaria Regular não é secreta, como alguns dizem, é legalmente discreta; não se justificando num Estado de Direito certas desconfianças, ou certos comportamentos negativos. Da nossa parte continuaremos a dar passos no sentido da transparência e da abertura à Sociedade, até porque em prol da Sociedade já a Maçonaria Regular trabalha.

O Maçom deve ser exemplar e constituir uma "elite de Homens bons".

Alguém disse que um país no qual a juventude não tem oportunidades nem gosto em viver, é um país condenado.

A Maçonaria Regular é, em termos teóricos, muito antiga, mas em termos práticos a Grande Loja Lega de Portugal/G.L.R.P. é uma das mais jovens e das que mais jovens têm. A Maçonaria Regular defende UM2 Sociedade em equilíbrio e, assim sendo, continuar a promover o recrutamento de seniores e de jovens A juventude é a nossa aposta.

Solidariedade, Fraternidade e Liberdade são valore5 protegidos pela Maçonaria Regular, competindo-me fazer com que continuem a ser aperfeiçoados, de tal forma que nos perfilemos como uma Escola de Caráter e de Valores.

Pessoalmente e em termos da Grande Loja Lega de Portugal/G.L.R.P., pugnarei pelo respeito intransigente da Regularidade Maçônica, dos Landmarks da Constituição, dos Regulamentos e dos Rituais batalharei, incessantemente, pelo respeito pela diversidade de opiniões de todos os maçons, enquanto homens livres e de bons costumes, pela harmonia, paz e concórdia; promoverei uma presença discreta, mas eficiente, junto dos Obreiros e seus familiares em prol da consolidação dos laços fraternos e de auxílio ao próximo, princípios que norteiam toda a Maçonaria Regular, não excluindo ações de filantropia repercutíveis na sociedade profana promoverei, também, o crescimento sustentado dos Irmãos e da Ordem, de forma a completar-se a sua expansão a todos os Distritos e Regiões Autônomas. Continuaremos a crescer, mas sempre muito exigentes no recrutamento.

A Grande Loja Legal de Portugal/G.L.R.R dará continuidade à aposta estratégica nas relações com as principais Potências Maçônicas mundiais, com os países lusófonos e ibero-americanos, assim como manterá o relacionamento sadio existente com as autoridades Civis e Religiosas.

E certamente que tudo farei para que o nosso trabalho maçônico seja ativo, fraterno, articulado e solidário.

Para a elevação moral da Humanidade, o desempenho exemplar dos Maçons é imprescindível, pelo que, o futuro é da Maçonaria Regular.

Tenho a responsabilidade de suceder a um maçom exemplar e de uma dedicação e disponibilidade sem limites, pelo que a minha tarefa não é fácil.

Os propósitos que acabo de mencionar só serão atingidos com o empenhamento de todos os meus Irmãos, incluindo o dos ex Grão-Mestres que, estou certo, não me faltarão.

Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal/G.L.R.P.

José Francisco Moreno




Fonte:http://www.gllp.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário