quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

S I N D I C Â N C I A D O S S I N D IC A N T E S


 

S I N D I C Â N C I A  D O S  S I N D IC A N T E S

 

Sindicância de profanos é algo tão importante para a maçonaria, que deveria ser feito pelo GM. A sindicância é a porta aberta da maçonaria para o mundo profano, e, como toda porta aberta, por ela podem entrar anjos e/ou demônios.
 
A sindicância deve ser encarada pelo sindicante que a realiza com extrema  seriedade e extrema responsabilidade maçônica devido a sua importância vital em todo o contexto formativo do processo de introdução do profano na sublime ordem e na geração de obreiros úteis e dedicados. Atualmente a “chave” principal usada pelos profanos para abrir as portas da maçonaria é: o seu bom salário e seu status social (se é advogado, se é medico, se é engenheiro, se é um empresário bem sucedido, etc.), isso lhes dá potenciais vantagens para aceitação.
 
Dados materiais são dados importantes, porem, não refletem o suficiente sobre o candidato, não revelam o suficiente sobre o seu caráter nem sobre a sua personalidade, nem sobre seu convívio fraterno social, dados vitais para maçonaria que prima melhorar a humanidade através do bom exemplo de seus iniciados (lembrando que ser iniciado não é ser maçom). Sindicâncias mal elaboradas baseadas apenas no “Ter” e no “Ser” dando pouca importância ao lado místico espiritual social do candidato levam a insurgência perigosa de grande numero de “iniciados” que não conseguem se transformar posteriormente em verdadeiros maçons transformando-se em perigosos e influenciáveis “achistas” que primam em divergir dos princípios básicos da maçonaria, não compactuados pelos mesmos, por acharem que a vida maçônica deva se assemelhar a sua vida profana. Uma boa sindicância sobre o candidato profano deveria abranger, com profundidade e riqueza de detalhes:

 

- dados pessoais, - dados familiares, - dados religiosos,

- dados profissionais, - dados sociais, - dados éticos,

- dados culturais, - dados financeiros

Lembrando que: o que interessa para a maçonaria, é que o profano iniciado mostre através do seu bom exemplo, como levantar novos templos à virtude, como escavar novas masmorras para o vicio e como construir novos progressos para a maçonaria. Sindicantes, cuidem bem da maçonaria.

 

Ir.·. Ernani Souza-MI - Or.·. Recife – PE

 

Fonte: Jornal O Aprendiz, página 9, janeiro/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário