quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O que é Maçonaria?


 
Acácia Amarela.

O que é Maçonaria?

Autor: Arthur C. Parker, 32\, indígena norte-americano, escrito em 1919.

Vamos refletir um pouco:

O que é Maçonaria?

Para a resposta a esta pergunta depende-se de interpretação pessoal, regional e universal de Maçonaria.

Maçonaria é somente a operação de certo ritual?

Maçonaria é somente a prática arbitrária de um rito dentro das paredes de uma Loja, sem relação alguma com a conduta no mundo dos homens?

Em essência, Maçonaria são apenas ato e impulso espirituais.

Se admitirmos que a essência da Maçonaria resida na prática de seus ensinamentos morais e filosóficos, então podemos estar dispostos a acreditar que estas verdades podem ser apresentadas em trajes coloridos e tons variados. Dependendo estes como da cor e a fragrância da rosa do ar que se respira, da água que se bebe e do solo do qual ela verte, bem como sobre seus impulsos tetracinéticos(1).

Não é a lenda ou a alegoria que é o essencial na Maçonaria universal: é a moral e a verdade que é apontada.

É importante não o que traz a verdade à mente e consciência, mas a ação virtuosa que segue as verdades especiais que têm sido inculcadas pelo rito.

Deixe-se aos maçons experientes lembrarem onde os primeiros se tornaram maçons, o que através seus olhos tenham visto ou daquilo que suas mentes conceberam das belezas do rito maçônico.

Ainda uma vez, tendo visto e compreendidas as crenças anteriores, os maçons moldaram, pelo ritual, um plano de ação que, confirmado pelo poder da fé, levam o homem a evoluir.

Maçons aprendem a partir de homens que foram capazes de se tornarem maçons. A associação é indutiva e essencial para os maçons serem reconhecidos como tal e a aprenderem princípios maçônicos especiais(2). Tudo corre por intermédio de rituais que refletem a experiência e sabedoria de irmãos mais antigos e sábios no que é considerado maçônico em sentido aceito e lato.

Notas

1.       As quatro energias internas e externas de cada ser: do ambiente inorgânico; do organismo em desenvolvimento; da cromatina da célula germinal; e do ambiente.

2.       Esotéricos: perceptíveis num conjunto de tradições e interpretações filosóficas que desvendam um sentido oculto, revelado apenas ao iniciado devidamente treinado e preparado.

Fonte

1.             American Indian Freemasonry By Arthur C. Parker, 32, Buffalo Consistory, A. A. S. R. N. M. J. U. S. A., 1919.

 

Colaboração de  Charles Evaldo Boller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário