quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ética - Uma Missão Impossível?



Laercio Bezerra Galindo

Ética - Uma Missão Impossível?  Missão Impossível?
A ética tem sido objeto de muito debates, preocupações e críticas nos últimos tempos e nos mais variados meios da sociedade brasileira, na Família, no futebol, nos Escritórios, na Política, no Judiciário e por ai vai.
 
Ao que parece, a Ética não tem sido muito praticada, encontrando-se os valores da sociedade completamente distorcidos. Será isso uma verdade? Será que isso só acontece nas noticias do Jornal Nacional, bem distante da nossa honestidade, lisura e honradez? Será que estamos praticamente no dia-a-dia aqueles mesmos valores que cobramos dos outros?
 
Bem, antes de tudo, e sem pretensão de tecer uma crítica psicológica-evolutiva do homem moderno, precisamos saber o que é ser Ético e com se comporta alguém considerado um cidadão Ético, dentro do conjunto de valores aceitos pela sociedade como certo ou errado.
 
O Marques de Tamandaré, nos idos do século passado disse:
 - “Hora é a força que nos impede a prestigiar a nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo e respeitável, pela elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda a ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça”.
 
O tom desse discurso talvez pareça um tanto amarelado pelo tempo, mas se observamos com atenção é exatamente disso que estamos sentindo falta nos homens e mulheres dos nossos dias. Estamos carentes de dignidade, de bravura, de honra, de respeito, de altivez, de brio.
 
Ser Ético, mais do que um conjunto de valores e princípios preciso ser verbo e deve indicar conduta, comportamento, forma de agir.
 
Ser Ético é ter o propósito de agir direito, é fazer o certo sem prejudicar os outros. Mais não dá para ficar apenas no discurso... Seria demagogia demais... A Ética precisa ser vivenciada nos atos e ações das nossas existências. Não existe ser Ético para algumas coisas e “meio-Ético” para outras. Ou se é ou não se é!
 
Alguns exemplos de comportamento éticos.
 
SEJA HONESTO EM QUALQUER SITUAÇÃO -
 
A honestidade é a primeira virtude a ser diuturnamente cultivada. Ela é fundamental para se ocupar quaisquer cargos ou posições - de pai, de mãe, de marido, de esposa, de advogado, de presidente da República, de Juiz,... Mais precisa vir acompanhada da eficiência para viabilizar a produtividade e qualidade dos serviços que presta, seja aos filhos, seja aos clientes, à Maçonaria, seja à Nação.
 
ASSUMA RESPONSABILIDADES - pense, analise (bem) os riscos antes de tomar qualquer decisão, porque, depois de tomada, ser ético é assumir a responsabilidade por seu resultado, seja ele qual for, sem jamais prejudicar os outros por um erro de cálculo. Por isso, meça cuidadosamente as consequências dos seus atos em relação a todos os envolvidos. Isso vale para seus clientes, seus subordinados, sua família e a sociedade como um todo.
 
SEJA EDUCADO - Aja de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos e difíceis.
 
Seja o que diz uma música da Banda Capital Inicial - ( O que faz quando ninguém te vê fazendo? O que você queria fazer se ninguém pudesse te ver? )
Ser íntegro é agir corretamente em qualquer circunstância.
Portando, não faça nada que não possa assumir em público.
Não desgaste a imagem da Instituição a que pertence e tenha discrição ao prestar informações ou fazer comentários sobre ela. Seja comprometido com a verdade e a decência nas relações interpessoais, não leve para fora as deficiência do seu procedimento, isso é um tiro do pé.
 
Extraído do Jornal O APRENDIZ
JORNALISTA RESPONSÁVEL E FUNDADOR:
Ir.´. Laercio Bezerra Galindo - DRT/PE 1713 :

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário