quarta-feira, 15 de março de 2017


Vivência do Amor Fraterno




 

Charles Evaldo Boller

 

O calor humano que une os maçons.

 

A Maçonaria recebe novos membros por intermédio de iniciação, o que a diferencia de outras associações de pessoas.

 

Naquele psicodrama é exigido do recipiendário o juramento de que tudo fará para defender seu irmão na ocorrência de infortúnios. É algo bem diferente ao irmão de sangue, adquirido de forma compulsiva. O irmão maçom é resultado de escolha consciente e racional, donde as amizades desenvolvidas na convivência serem coladas com o cimento do amor fraterno.

 

Um sábio, quando inquirido sobre sua interpretação do significado de fraternidade, usou da seguinte parábola:

 

Encontrava-me nas proximidades de uma colina coberta de neve e observava dois garotos que se divertiam com um pequeno trenó.

 

Quando os dois meninos chegavam embaixo da encosta, depois de haverem escorregado, o rapaz mais velho colocava o mais novo às costas e subia pelo aclive puxando o trenó por uma corda.

 

O garoto mais velho chegava ao topo ofegante debaixo da carga elevada para seu tamanho.

 

E isto se repetiu várias vezes, até que resolvi inquirir:

 

— Mas não é uma carga muito pesada esta que levas morro acima?

 

O garoto mais velho respondeu sorrindo:

 

— De forma alguma! Esta carga é leve! Pois este é meu irmão!

 

Para o sábio esta foi a definição exata de Fraternidade.

 

Para ele, o amor fraterno exige espírito elevado, consta até de sacrifícios, mas não o considera como tal, e sim algo natural, a carga é transportada com alegria e sem reclamação.

 

Este sábio foi o presidente norte-americano Abraham Lincoln.

 

Na escolha do candidato a ser iniciado na Maçonaria, procura-se estimar no perfil emocional do proposto em sua capacidade de desenvolver Vivência no Amor Fraterno.

 

Na investigação antes da iniciação os sindicantes devem certificar-se se o candidato:

 

·         Vive em harmonia no lar.

·         Tem boa reputação na sociedade.

·         Relaciona-se bem com colegas de trabalho.

·         É capaz de adaptar-se ao meio social.

·         Tem bom convívio social.

 

Significa que todo aquele que for considerado apto, aprovado e iniciado, tem o amor fraterno como característica de caráter e personalidade.

 

Ele já vem com a capacidade de superar eventuais dificuldades de relacionamento interpessoal. E para melhorar, esta qualidade distintiva fundamental é depois sacramentada por solene juramento!

A consequência é o aquecimento do amor fraterno entre os irmãos da loja.

 

Na iniciação o recipiendário recebe um avental branco, considerado seu ornamento máximo, representa o trabalho, e lhe é dito que deve mantê-lo imaculado, limpo.

 

Não se trata de sujeira literal, esta pode até ocorrer para o diligente e ativo obreiro. Mancha que sai com água, basta lavar e está limpo. O paramento do zeloso maçom deve ficar isento de qualquer nódoa moral ou comportamental. Esta é difícil limpar porque exige mudança do maçom e o uso da "água" do amor fraterno para lavar.

 

Nenhum iniciado deveria usar seu avental e adentrar numa loja, se lá houvesse irmão que odiasse. Isto suja o avental de forma indelével além de afetar as energias cósmicas que envolvem a todos durante a sessão. Deve-se considerar a dificuldade de resolver problema de relacionamento interpessoal como se fosse o escalar de uma encosta íngreme e coberta de neve, com aquele irmão às costas.

 

Não é fácil!

 

Mesmo ofegante, e debaixo de carga tão grande, deve-se fazê-lo sorrindo. A razão deve suplantar a emoção, haja vista que isto já faz parte do iniciado. Se inquirido do peso da carga, este irmão deve exclamar:

 

- De forma alguma! Esta carga é leve! Pois este é meu irmão!

 

Egoísmo e indiferença são sintomas de falta de amor. O contrário de amor não é o ódio, é a indiferença!

 

Quando existem situações de disputa ou mágoa, é importante que os envolvidos resolvam as querelas fora das paredes do templo, e só então coloquem seus aventais e adentrem.

 

Ao superarem suas diferenças, a benção do Grande Arquiteto do Universo, a divindade dentro do iniciado, lhes proporcionará o aglutinante místico do amor fraterno que cimentará de forma brilhante as duas pedras que ambos representam na grande edificação da humanidade.

 

Isto é vivência real do amor fraterno, o aglutinante místico que mantém unidos os irmãos numa loja. Num agrupamento assim constituído é certa a presença do Grande Arquiteto do Universo.

Poderá haver bem maior que um amor fraternal bem vivido?

 

O Grande Arquiteto do Universo certamente só se manifesta onde existem pessoas que se tratam como irmãos espirituais e onde cada um nutre profundo amor fraterno pelo outro.

 

Todo irmão que passar por uma situação onde eventualmente ocorre disputa ou ofensa, deve colocar aquele que considera ser seu ofensor às costas e carregá-lo ao alto de seu coração.

 

E, se inquirido do peso, deve exclamar:

 

- De forma alguma! Esta carga é leve! Pois este é meu irmão.

 

Biografia

1.        Lincoln ou Abraham Lincoln, advogado e estadista norte-americano. Também conhecido por Honest Abe. Nasceu em Hardin County, Kentucky, Estados Unidos da América em 12 de Fevereiro de 1809. Faleceu em Washington, EUA, em 15 de Abril de 1865, com 56 anos de idade, assassinado. Décimo sexto presidente da República dos Estados Unidos da América, em 1860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário