quinta-feira, 9 de março de 2017


Manchete

 

E, atravessando a rua, amedrontada, ouvia

As manchetes do dia.

 

Alguém comunicava: os assaltantes

Depredaram a casa,

Em rápidos instantes;

Depois, deixaram tudo em brasa.

Os moradores de regresso

Revoltaram-se, em vão...

 

Mais adiante, um amigo,

Sem disfarçar a própria irritação,

Dizia para outro: O meu bairro é um perigo...

Ontem, presenciamos três assassinatos,

Com agressões, injúrias, desacatos...

 

Um passo acima, e uma senhora ao lado,

Informava num grupo: O horrível acidente

Que arrasou e feriu a tanta gente

Foi simplesmente provocado.

A polícia está certa...

A pesquisa mais ampla foi aberta

Para que se conheça os responsáveis.

 

Além, um moço, por sinal,

Exibia uma folha de jornal

A expressar-se com voz cansada e constrangida:

- Minha noiva foi morta

Pelas balas de alguém que a deixaram sem vida!...

O meu sonho ruiu, falta-me a confiança,

Não sei se penso em ódio ou se penso em vingança...

 

Mais adiante ainda, um jovem comentava:

- É um destino cruel que se grava na Terra,

Tudo indica no mundo o início de outra guerra,

Tão destrutiva quanto as que tivemos...

Duras tribulações nos últimos extremos,

Dolorosas visões, de batalha em batalha,

Orfandade e viuvez, ao fragor da metralha!...

Logo após, concluía em alta voz:

- Que informações terríveis sobre nós!...

 

 

Dominada de estranha sensação,

Busquei, num parque amigo, a bênção da oração...

Depois, fitei o sol do entardecer

E o pranto de emoção

Jorrou-me do mais íntimo do ser...

 

Em meio de sublime encantamento,

Notei num quadro magistral

Que os pintores do Além

Haviam desenhado em Plano Azul

A face do Senhor no firmamento...

E sob aquele olhar magnânimo e profundo,

Detido a contemplar os conflitos do mundo,

Escreveram, em luz de etérea purpurina,

A palavra do Cristo, em manchete divina:

- Amados meus, por quê?

Por que tanta discórdia e tanto sofrimento?

Eu apenas vos disse:

Eis que vos dou um novo mandamento,

No resumo integral de toda a Lei:

- “Amai-vos uns aos outros,

Tal qual eu vos amei”.

 

Maria Dolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário