quarta-feira, 29 de maio de 2013

O espírito da nossa Instituição


Valdemar Sansão

O espírito da nossa Instituição



Momento 1




"Depois da Batalha de Opequau, fui com o médico do Regimento Ohio a um campo de prisioneiros, onde havia cerca de 5.000 prisioneiros confederados.

Quase imediatamente depois de passarmos pela guarda, notei que o médico e vários prisioneiros davam cordiais apertos de mão. Também notei que o médico tirava do bolso notas de dinheiro e distribuía-as entre os presos. Fiquei assombrado e não sabia o que significava. No regresso do acampamento perguntei-lhe:

- Você conhecia estes homens, ou já os vira antes?

- Não, retrucou o médico. Nunca os vi antes.

- Então, perguntei eu, como os conhece e por que lhes deu dinheiro?

- Nós somos Maçons e temos meios especiais para nos reconhecer - disse-me ele.

Porém, insisti:

- Você deu-lhes dinheiro, praticamente tudo o que tinha consigo. Espera você, algum dia, cobrar esse dinheiro?

- Bem - disse o médico - se eles alguma vez estivem em condições de me pagarem, eles o farão, porém isto me é indiferente. São Irmãos Maçons na desgraça e eu simplesmente estou a cumprir o meu dever.

Então, disse para mim mesmo - Se isto é Maçonaria, então procurarei tomar parte nela. (William Mc Kinley - Presidente dos Estados Unidos da América do Norte).



Momento 2 

Um maçom residente no interior, homem honesto e muito trabalhador, apresentou-se ao juiz para explicar a razão de não querer fazer parte de um júri.



- Meritíssimo, minha Loja Maçônica tem marcado sessão para o mesmo dia. Para poder ser jurado, tenho que desrespeitar o meu juramento de frequência e não posso dar-me a este luxo.



- Senhor, e se todos fossem como o senhor? - perguntou o juiz.

- Meritíssimo, se todos fossem como eu, o senhor não precisaria de um júri...



Valdemar Sansão - M:. M:. -






Fontes:
"O DESPERTAR PARA A VIDA MAÇôNICA" - Editora "A TROLHA" - Valdemar Sansão


Nenhum comentário:

Postar um comentário