segunda-feira, 7 de maio de 2012


A Loja de Perfeição


Rizzardo do Camino



A Loja de Perfeição é o corpo subordinado que rege o governo dos Graus 4 ao 14.

O nome "Loja" é derivado do sânscrito Loka, que significa "Mundo"; maçonicamente, porém, o significado é amplo e múltiplo.

Comumente, Loja significa Oficina de trabalho, fisicamente, o local onde os Maçons reúnem-se para todas as suas atividades.

Como, porém e sempre, há uma dualidade de ação, a "Oficina" destina-se não só ao desenvolvimento dos trabalhos comuns, mas, também, aos trabalhos espirituais: uma Oficina mística, um Templo Espiritual.

A raiz do vocábulo, então, seria "Logus", representando a Parcela Divina, o Universo.

Contudo, pela amplitude interpretativa, uma Loja poderia ter as suas raízes na Célula; a Célula é uma Loja, mormente na denominação anatômica, tanto do organismo humano como vegetal; temos as Células de um favo dentro da Colméia que por sua vez, apresenta significado simbólico estreito com a Maçonaria.

Loja de Perfeição, ou melhor, Loja de Aperfeiçoamento, tem o significado histórico do local onde se reuniam os artífices sob o comando de Adoniram para concluir, ou aperfeiçoar, a ornamentação do Grande Templo.

A Loja de Perfeição, também, pode ser denominada de Loja Inefável.

O adjetivo "Inefável" apresenta dupla interpretação: encantador, ou seja, uma obra ou uma ação encantadora; e indizível, que não se pode exprimir através de palavras.

Loja Inefável, passará a ser o receptáculo místico de ações que não podem ser expressas por palavras, mas a linguagem do silêncio perfeitamente, serve de comunicação.

Linguagem do Silêncio, pareceria um contra-senso, pois, toda linguagem exprime-se através de sons; há, contudo, sons que existem mas não se ouvem.

Como exemplo prático, aludiríamos ao ouvido dos cães e de muitos outros animais, que percebem vibrações mais elevadas que as captadas pelo ouvido humano.

A linguagem Espiritual é inefável por natureza contudo, ela se comunica com a Divindade.

A força de um pensamento emana sons peculiares que o vulgo não percebe, mas cujas vibrações atingem a quem são destinadas.

A Loja de Perfeição é um Corpo Subordinado, porque não pode ser independente, tratando-se de um trabalho tão profundamente místico. A Subordinação não é só administrativa, pois essa pode alternar o seu sistema de conformidade com os Estatutos e Regulamentos. Não se concebe um trabalho espiritualístico autônomo. É um conjunto subordinado a regras rígidas que dependem de um todo.

Para exercitar essa subordinação espiritual, faz-se de todo necessário a subordinação administrativa.
MESTRE SECRETO: Mestre, em latim "magister", é aquele que comanda, dirige e ensine. Como exemplo, para o completo entendimento do que significa ser Mestre, temos em latim:
Magister Equitum - Comandante da Cavalaria Magister Sacrorum - Chefe dos Sacrifícios Magister Societatis - Diretor da Sociedade Magister Navis - Comandante do navio Magister Convivi - Rei do festim Magister Morum - O Censor Secreto é o que não é visível; o que conserva para si; pacto secreto entre dois; o que é conservado em mistério; o significado esotérico de um culto espiritual.

Logo, Mestre Secreto é aquele que comanda o invisível.

Entende-se o dirigente de assuntos privados, místicos, esotéricos e maçônicos.
Mestre Secreto não significa Mestre dos Segredos, mas sim, Chefe Espiritual do Grupo que cultiva dentro de si, um culto à divindade.

Um comentário: