domingo, 4 de dezembro de 2011

O Que São Os Vedas?


O Que São Os Vedas?

Os Vedas são as escrituras mais antigas do mundo, mas sua data de origem nunca pôde ser fixada, nem poderá, pois eles são eternos. Enquanto outras religiões clamam que sua autoridade foi dada por Deus ou um representante dEle, os Vedas clamam que não devem sua autoridade a ninguém: eles mesmos são a autoridade, sendo eternamente o conhecimento de Deus. Eles nunca foram escritos ou criados, tendo existido por todo o tempo; assim como a criação é infinita e eterna assim também é o conhecimento de Deus. E esse conhecimento é o que significa Veda (=conhecimento, em sânscrito). Os Vedas formam um guia prático de como viver bem neste mundo, com um mínimo de esforço e tensão, e ser elevado ao mundo espiritual (o reino de Deus) no final da vida. Eles pavimentam o caminho para a liberação final (moksha) pela boa conduta e, assim, sua mensagem passa por todas as barreiras de país, credo ou tempo. Eles são universais em seu significado e apelo, pertencem a toda a humanidade e são para todas as épocas. O grande pensador alemão Max Müller disse: "Eu afirmo que para um estudo do homem, não há nada no mundo igual em importância com os Vedas. Eu afirmo que para todos que prezam a si mesmos, a seus antepassados, a sua história ou a seu desenvolvimento intelectual, o estudo da literatura védica é indispensável."



Código de Hamurábi



As leis sumérias de Dungi deram origem ao Código de Hamurábi.

Este código foi achado por um historiador francês, em 1901.


 
Trata-se de um bloco de diorita (espécie de rocha), de 2,40m de altura, no qual estão gravadas 3500 pequenas linhas verticais de sinais cuneiformes, que correspondem a 282 artigos de leis.

O bloco tem forma irregularmente cilíndrica.



As características essenciais do código de Hamurábi eram:

· Lei do talião ("olho por olho, dente por dente");

· Desigualdade perante a lei: a sentença variava de acordo com a classe a que pertencia o indivíduo (nobre, homem livre, escravo).



Logo a seguir vem alguns casos descritos de como funcionava as leis.

A morte de um nobre merecia pena severa, enquanto que a de um homem livre, ou de um escravo, tinha menos importância.

O código estabelecia a pena do talião. Mas não fazia distinção entre o homicídio acidental e o voluntário. O acusado, porém, não era castigado com a pena de morte, mas devia pagar, à família da vítima, uma multa estipulada.

Castigavam--se com a pena de morte: ladrões, homens que fugiam do serviço militar, vendedores de bebidas que desrespeitassem o tabelamento (vendendo a preços superiores aos estabelecidos pela lei).

Cortavam-se as mãos do filho que tivesse batido no pai.

Quando não se conseguia descobrir os autores de um roubo, a vítima fazia uma relação dos objetos furtados e o governador da região devia reembolsá-la da quantia correspondente a esses objetos.

O Código de Hamurábi vigorou durante uns 15 séculos.

Apesar de sua severidade, o código indica a existência de uma sociedade civilizada. O código foi escrito pelo rei da Babilôlia Hamurábi, em aproximadamente 1763A.C.

Este é um dos primeiros códigos de lei da história da humanidade, e também, a primeira forma de um sistema legal escrito que tem muito paralelismo com o sistema de justiça americano.



Fonte: www.direitosocial.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário