sábado, 17 de dezembro de 2011

Aprendizado maçom


Aprendizado maçom

Quando nos entregamos às nossas paixões, ficam suspensos nossos trabalhos de adiantamento, pela perda do GUIA ou do EU SUPERIOR.

Cada homem tem doze faculdades do Espírito, como temos visto em estudos
anteriores; porém, a cada faculdade se contrapõe um vício inimigo, filho de sua ignorância e medo. Esses doze vícios companheiros, que vivem dentro do homem e que o acompanham a toda parte, são a cada instante os que trabalham para a sua perdição!

Estas paixões ignóbeis lançam véus sobre o seu ideal, o qual se queda morto e sepultado; é O ESPÍRITO LATENTE NA MATÉRIA.

Assim vemos que a ignorância quer ocupar o posto da verdade, o fanatismo quer exigir que se lhe tribute todas as honras, e a ambição quer usurpar toda autoridade de Hiram o princípio da luz. Estes três inimigos do homem querem apoderar-se da PALAVRA DE PODER que outorga toda potestade, a qual só se alcança pela evolução e esforço individual, e não pela força; esta Palavra Poder foi denominada a Luz Mestra que ilumina o mundo.

Não há morte nem perda temporal que não sirva ou seja motivo para um novo
nascimento. NÃO SE PODE DESTRUIR O QUE É ETERNO E IMORTAL, se não,
unicamente, OFERECER-LHE A OPORTUNIDADE DE RENASCER NUMA NOVA
FORMA MAIS LUMINOSA, COMO NASCE O ESPÍRITO EM SUA INICIAÇÃO na
Verdade e Virtude. O EU SUPERIOR não pode nunca morrer, quaisquer que sejam os golpes que os erros possam desferir; somente danificam a sua forma exterior.

Já temos dito que os três assassinos são a ignorância, que converte a atividade em fanatismo, e ambição, por cujos esforços sobrevêm o drama cósmico da Involução; porém, o EU SUPERIOR, no Homem, com o poder da vontade, pode dominar os três companheiros-vícios pelos três Mestres que foram em busca de Hiram, que são o Saber, a Fé e o Amor. Estes três atributos superiores conseguem encontrar, despertar e levantar essa Luz Interior, para que afirme seu domínio sobre a matéria e a ilumine, pela Evolução que segue à Involução.

O FRANCO-MAÇOM ou FILHO DA LUZ é o Grande Mestre HIRAM ABIFF; é também a representação do Sol, que percorre seus doze signos do Zodíaco, e que interpreta a lenda maçônica ou o místico drama. No equinócio da primavera o Sol deixa o feminino, dócil e aquoso signo de PISCIS, para entrar no belicoso, marcial, enérgico e Ígneo signo de ARIES, o Carneiro ou Cordeiro, onde exalta seu poderio. Os três meses de Inverno são os três companheiros que mataram e sepultaram o Sol nas trevas e no frio, porém, os nove meses ou nove mestres foram exaltá-lo, para que iluminasse novamente na vida da matéria.

Os três inimigos do homem escondem no princípio, que ilumina, "debaixo dos
escombros do Templo Corpo", para sepulta-lo depois na noite do esquecimento, escondendo-se no Ocidente, isto é, na parte inferior de nossa personalidade, ou com o Inimigo Secreto, que é criação do homem, elaborada na parte inferior e baixa do corpo, onde residem os átomos densos, grosseiros e pesados. Ali é necessário descobri-los, para que sejam afastados definitivamente de nós outros.

Depois desta limpeza, podemos encontrar o Deus Íntimo dentro de nós, onde se achava sepultado, porém nunca morto, e então podemos, com as faculdades do Espírito, que são doze, (representadas pelos três Mestres, que foram buscar os assassinos, e os nove, que o ajudaram a levantar Hiram), e assim a ressurreição será efetiva.

Os três primeiros Mestres são: FÉ, ESPERANÇA E AMOR, e os nove restantes
são: PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO, ASSOCIAÇÃO, JUÍZO, ALTRUÍSMO, MEMÓRIA, VONTADE, ORDEM e ACERTO.



JORGE ADOUM

( MAGO JEFA )

O MESTRE MAÇOM E SEUS MISTERIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário