sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SER MAÇOM


SER MAÇOM - por Jorge Buarque Lyra

O verdadeiro Maçom é amigo dos pobres e desgraçados, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de Justiça e propõe como única norma de conduta o bem de todos e o seu progresso e engrandecimento.

Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos e a paz do gênero humano.

Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução, educar a inteligência para o bem, conceber os mais belos ideais do Direito, da moralidade e do amor e praticá-los.

Ser Maçom é levar à prática aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz, com infinita ternura aos seres humanos, indistintamente, do alto de uma Cruz e com os braços abertos ao mundo: "Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos"!

Ser Maçom é olvidar ofensas que se nos fazem; ser bom, até mesmo para com nossos adversários e inimigos; não odiar a ninguém; praticar a Virtude constantemente; pagar o mal com o bem. Isto é ser Maçom.

Ser Maçom é Amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da Ciência e combater a ignorância, render culto à Razão e à Sabedoria. Isto é ser Maçom.

Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo. Isto é ser Maçom.

Ser Maçom é realizar, enfim, o sonho áureo da Fraternidade universal entre todos os homens. Isto é ser Maçom.

Mensagem encaminhada através do irmão Rembrandt de Matos Esmeraldo.

4 comentários:

  1. AAm.'. IIr.'.,
    Rogamos que leiam e recomendem o livro "A Caminho da Maçonaria" (Link a seguir):
    https://www.clubedeautores.com.br/book/32602--A_Caminho_da_Maconaria
    Este livro vendido apenas na internet, voltado principalmente para candidatos à Iniciação, fornecerá todas as informações que um não iniciado pode obter a respeito da Ordem, colocando-o em condições de pleitear um eventual ingresso nesta grande família universal.
    Boa leitura!
    Raimundo B. S. Jesus

    ResponderExcluir
  2. Cara, seu contexto sobre a maçonaria esta totalmente errado.Sugiro que pesquise mais sobre o que realmente e a maçonaria e o que eles fazem,e pregam! Pois o que esta escrito ai nao faz sentido algum.
    Maçonaria sao adoradores do Diabo,sao os anti-cristo. Apartir do 16° paragrafo tem uma explicaçao melhor sobre a ceita: http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap58.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil falar quando se esconde sob a alcunha de Anônimo.
      Sugiro que tenha mais e melhores informações sobre a Ordem antes de escrever besteiras como essa acima Sr. Anônimo...

      Excluir
    2. LUTAR CONTRA A TIRANIA ANÔNIMO TAMBÉM ESTE É MAIS UM ELEMENTO.

      Excluir