quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Loja União Maçônica Cajazeirense comemora 47 anos de existência


Loja União Maçônica Cajazeirense comemora 47 anos de existência



No dia 7 de outubro, a Loja União Maçônica Cajazeirense nº 20 comemorou 47 anos de fundação. Jurisdicionada à grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, a Loja surgiu em 1964, como fruto da união de mais duas Lojas mais antigas: a Presidente Roosevelt nº 13 (1952) e Duque de Caxias nº 14 (1957).


O primeiro Venerável Mestre da União Maçônica foi Geraldo Pinheiro Brandão, ao tempo em que o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba era Edgard Aguiar. Em 1964, ficou estabelecido que as reuniões seriam às terças-feiras, o que vem sendo feito até hoje, com início às 19h30.


Sua sede atual fica no terreno onde outrora foi construída a Loja Presidente Roosevelt, em 1953, a qual foi demolida em 1982. Em 1985 foi concluída a obra de construção do atual edifício que a abriga, sendo então Venerável Mestre Rubens Farias de Albuquerque.


Em 9 de julho de 1982 foi inaugurada a "Área de Lazer Alcindo Xavier de Oliveira", em solenidade presidida pelo Venerável Rubens Farias, com a presença do Maçom Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", o qual contribuiu com parte da renda de alguns dos seus shows para a conclusão das obras do referido centro de entretenimento maçônico.


Em 6 de novembro de 1994, foi inaugurado o "Parque Aquático Pedro Flor do Nascimento", tendo a Loja como Venerável Mestre Francisco de Assis Delfino Júnior. Atualmente, a União Maçônica patrocina o Capítulo Príncipe da Paz nº 38 da Ordem DeMolay (destinado a rapazes de 12 a 18 anos), o Bethel 001 Princesa do Sertão da Ordem Internacional das Filhas de Jó (que recebe garotas de 12 a 18 anos) e o Castelo Pequeno Príncipe nº 007 da Ordem de Escudeiros (destinado a meninos de 9 a 12 anos).


Todas esas Ordens paramaçônicas têm por fim o aperfeiçoamento moral dos nossos jovens, ensinando-os a amar a família, a pátria e a dedicarem-se aos estudos, afastando-os das drogas e da violência. Suas reuniões ocorrem no templo superior, construído em 2010 pelo então Venerável Mestre Luiz Lauro Crispim.


A atual diretoria da União Maçônica é liderada por Stanley Lira (Venerável Mestre), com o auxílio de Arturo Nogalez (1º Vigilante) e Helejone Bento (2º Vigilante), além de outos valorosos irmãos. Também membro da União Maçônica é o atual Grande 2º Vigilante da Grande Loja da Paraíba, Willame Braga.


O aniversário de 47 anos foi comemorado com um jantar na Área de Lazer Alcindo Xavier. Como todas as oficinas maçônicas regulares do mundo, a União Maçônica destina-se a homens de todas as raças e credos, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma sociedade humana fundada no amor fraternal e na esperança, com amor a Deus, à Pátria, à família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria.


Pautando-se na constante investigação da verdade e sob a tríade "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", dentro dos princípios da ordem, da razão e da Justiça, a Maçonaria almeja que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

Fonte: Publicado na edição nº 670 do jornal Gazeta do Alto Piranhas




Nenhum comentário:

Postar um comentário