terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cadeia de União – Efeitos Físicos


Cadeia de União – Efeitos Físicos

 


Na década de l960, um fato inusitado teria ocorrido em uma Loja, localizada numa cidade da região central do Paraná, durante uma Sessão. Conta-se que, ao se realizar uma Cadeia de União, um triângulo de fogo pairou no ar, indo do Altar do Venerável aos Altares dos Vigilantes, sendo por todos os presentes testemunhando esse estranho fenômeno.

Os Irmãos procuraram o Grão-Mestre, o qual, também, um tanto quanto incrédulo e sem saber como agir e opinar a respeito, solicitou que anotassem tudo em uma ata, muito bem circunstanciada, com todos os pormenores, e que ela fosse bem lacrada, para que, na posteridade, pudesse ser, finalmente, aberta e lida à luz de novos conhecimentos científicos, quando se teria uma explicação aceitável para um fenômeno, que, agora, parecia fantástico e sobrenatural.

O Grão-Mestre, em suas visitas às Lojas de sua Obediência, mencionava essa ocorrência. Existe na ata da Loja Regeneração nº 3, de Londrina, na Sessão de Aprendiz, de 23 de novembro de l967, registro do suposto fato acontecido.

E, agora, o que pensar e opinar um Irmão que pensa e age na Ordem mais em função de provas, de documentos, de axiomas, não aceitando sofismas, nem dogmas, nem crendices? Seria esse fato uma mistificação? Brincadeira de mau gosto? Hipnose ou alucinação coletiva? Mentira? Será que relataram o fato ao Grão-Mestre tal qual ele aconteceu? Como seria o tal triângulo de fogo?

Entretanto, se uma comissão de Irmãos procura um Grão-Mestre e relata uma situação como essa, alguma coisa deve ter acontecido. Uma mentira pura e simples é pouco provável, porque os Maçons, por uma questão de disciplina, respeitam o seu chefe, cujo o cargo, por pior que seja a sua gestão, tem e sempre terá o respeito devido a um Sereníssimo. Entretanto, os Irmãos podem ter exagerado nos detalhes. Vamos admitir, jogando para a área do fantástico, que tal fato tenha, realmente, acontecido. Qual seria a sua explicação?

Em primeiro lugar, teríamos que pensar se houve uma alucinação coletiva ou um fato inexplicável. Não esqueçamos que, em Fátima (Portugal), quando das aparições de Nossa Senhora, em uma delas, mais precisamente em 13 de Outubro de 1917, conforme a Santa havia prometido, três meses antes, à pequena vidente Lúcia de dez anos que aconteceria um milagre, os cristãos lá presentes, em número, mais ou menos, de cinquenta mil, viram o Sol mudar de cor e girar sobre si mesmo. Esse episódio está relatado em inúmeros livros religiosos e científicos. Apesar de fantástico, não há como negá-lo. Se houve alteração da mente dos presentes naquele momento, se houve alucinação coletiva, se a Igreja afirma ter sido um milagre, mais conhecido como o Milagre do Sol, não nos importa. O fato é que aconteceu um fenômeno inexplicável e foi testemunhado por milhares de pessoas.

Da parapsicologia, sabemos que o G\A\D\U\, segundo uns, ou a própria Natureza, segundo outros, teria dotado certas pessoas de talentos do inconsciente, os quais independem de religiões, de crenças, de dogmas, de ser agnóstico materialista ou não. Certas pessoas, simplesmente, nascem assim com esses poderes mentais. Esses “poderes nada têm de sobrenatural, pois estão sendo explicados como sendo qualidades próprias do homem; certos indivíduos têm a capacidade de fazê-los vir à tona ou de torná-los “visíveis” aos olhos das pessoas, com as quais se inter-relacionam. Como são tidos como fantásticos, a impressão que causam nos circunstantes, sempre, será de um fenômeno sobrenatural. O tempo dirá que esses fenômenos são mais naturais do que imaginamos. Eles somente existem onde está presente o homem; apesar de serem espontâneos, são, em realidade, criação de sua mente.

Dentro desse raciocínio, devidamente, comprovado em laboratórios de estudos parapsicológicos e afins, veremos que alguns desses dotados têm a capacidade de exteriorizar uma energia, que chamaremos de telergia. Existem outras definições para esse tipo de manifestação paranormal, mas ficaremos com o termo telergia. Poderíamos defini-la como uma força psicofísica, cuja manifestação é evidenciada fora do corpo; depende do inconsciente, é condensada, podendo tomar as mais variadas formas, que a mente poderá moldar. Ela se inicia como uma nebulosidade disforme, que vai se condensando, para, finalmente, tomar formas. É o que se chama, em parapsicologia, de ectoplasmia. Não estaremos enfocando o ectoplasma da biologia, que, como todos sabem, é a parte externa do citoplasma, que envolve a célula, mas do ectoplasma, estudado na parapsicologia, onde existe, para ele, uma série de sinônimos.

A exteriorização dessa energia e a formação de imagens externas modeláveis foram descritas pela primeira vez, por Schrenck-Notzing, que as chamou de teleplastia. Esse fenômeno foi muito usado por certos dotados, sequiosos de provar o impossível de maneira fraudulenta, isto é, fraudavam o fenômeno utilizando-se de uma série de truques. Mas, apesar dessas fraudes, o fenômeno existe.

Centenas de experiências científicas sérias o comprovaram.

O ectoplasma, quando está se formando, numa primeira fase, aparece a condensação da telergia, que se assemelha a um fluido, ou, então, uma tênue radiação humana. Nesse estado inicial, só será perceptível essa condensação mediante técnicas especiais, contando-se com aparelhos bastante sensíveis para aferir o fenômeno. O ectoplasma poderá manifestar uma força muito intensa.

Segundo o Dr. Crawford, cientista e grande estudioso desses fenômenos, em suas experiências, notou que, nos fenômenos de ectoplasmia, a psicocinésia, ou seja, a capacidade de a mente de mover objetos estava muito aumentada, e essa força se manifestava como se agisse através de uma alavanca.

O ectoplasma será, sempre, reabsorvido pelo organismo do dotado. Quando se pretende agarrá-lo entre as mãos, ele se desvanece. É uma energia transformada, e não um composto químico. Como já foi frisado, é maleável e tomará a forma de figuras, mas, jamais, essas figuras serão perfeitas. São, até certo ponto, rudimentares.

A energia, que está sendo exteriorizada, não perde o vínculo com a pessoa que a está produzindo. Cessando o fenômeno, ela voltará ao dotado.

Se o fenômeno, ocorrido na Loja citada no início deste trabalho, cujo nome declinamos, bem como o nome da cidade, realmente, aconteceu, conforme o Grão-Mestre de então relatou em inúmeras lojas de sua Potência, há condições de uma provável explicação.

Entretanto, se não aconteceu, poderia até ter acontecido, pois não seria a primeira vez que fenômenos equivalentes, não necessariamente triângulos de fogo, ocorreram em lojas, igrejas, templos, residências, locais fechados ou abertos, etc. Quando ocorrem situações inusitadas, diferentes e intrigantes, é mais fácil calar-se do que ter a coragem de se discutir o fenômeno à luz da razão.

Por essa razão, quando, nas Lojas, ocorre algo diferente, pratica-se, com muita eficiência, a lei do silêncio. É mais fácil esconder fatos, apesar de estranhos, naturais e colocá-los sob a égide do ocultismo ou de religiões afins do que procurar sua explicação científica.

Bem, vamos considerar que o fenômeno tenha, realmente, acontecido. Não seria a primeira vez que a parapsicologia trataria desse tipo de ocorrência. No caso, foi um triângulo de fogo, mas poderia ser qualquer outro objeto, animal ou até pessoa.

Consideremos que, no Templo, em que a Loja se reuniu, naquele determinado dia e hora, estava tudo muito tranquilo, todos os Irmãos bem-relaxados não estavam levando seus problemas particulares para a Sessão e não havia animosidade entre eles. Nesse ambiente descontraído, com a iluminação não muito intensa, todos estavam vibrando no mesmo comprimento de onda de energia.

No momento em que foi realizada a Cadeia de União, os Irmãos, ao se darem as mãos, conforme preceitua o Ritual, armazenaram uma grande quantidade de energia psíquica, formando uma verdadeira bateria ou central de energia. Um dos Irmãos presentes seria um dotado ou sensitivo, que, naquele momento, mentalizou um triângulo radiante ou dourado, de que tanto se fala na Ordem, e, pela sua telergia, fez que uma figura ectoplasmática triangular se projetasse no ar.

Possivelmente, pela sua cor, deu a impressão de ser um triângulo de fogo, logicamente pela semelhança. É claro que cada espectador terá uma versão que poderá não ser exatamente a mesma do Irmão ao seu lado. Mas, todos viram tratar-se de um triângulo que ia do Altar do Venerável aos Altares dos Vigilantes. Foi assim que aconteceu? Não podemos afirmar. Apenas, estamos tentando analisar os fatos que chegaram ao nosso conhecimento e tentando dar uma explicação plausível dentro dos estudos atuais.

Dentro das várias modelagens da ectoplasmia, poderíamos enquadrar o tal triângulo de fogo no fenômeno da fantasmogênese, pois o objeto formado, no caso, teve a sua forma completa, ou seja, a de um triângulo.

Quanto ao fogo, esse, em realidade, não pode ter existido, pois, na fantasmogênese, o que se vê não é real. Logo, seria uma aparição semelhante ao fogo, tal qual o conhecemos, sem queimar ou produzir aquecimento.

Ressalte-se que tal fenômeno jamais se repetiu naquela Loja. Também, não sabemos se a tal ata, sugerida pelo Grão-Mestre, tenha sido elaborada. Parece que, naquela cidade, dado o fantástico acontecimento, instituiu-se um pacto de silêncio entre os Irmãos.

Mais uma vez, gostaríamos de frisar que, se de fato aconteceu o que nos foi relatado, nada tem a ver com os nossos princípios e leis. Tudo terá sido obra do psiquismo humano, da quase insondável e misteriosa mente, tão estudada nas últimas décadas, de que pouco se descobriu.

Contudo, as consequências de suas manifestações inexplicáveis, que chamamos de paranormalidade, às vezes, pouco compreensíveis para nós no momento atual, serão, um dia, explicadas com muita transparência e catalogadas como fenômenos naturais.

Artigo de Hercule Spoladore







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário