sexta-feira, 4 de março de 2011

A FRATERNIDADE DA MAÇÔNARIA

Três valorosos irmãos, antes do inicio da reunião da Loja Maçônica Calixto
Nóbrega nº 15, Oriente de Sousa-PB, de  03.03.2011, em clima de
coordialidade, fraternidade e harmonia.
Da esquerda para direita: Francisco Oliveira - 1º Diácono (conhecido como
o baixinho das bicicletas), Josélio Ramos - Orador (bancário e advogado)
Washington Luiz - Grau de companheiro (Administrador -
Gerente do Atacadão Rio do Peixe).


Não poderemos ainda gabar-nos da ausência nos dias de hoje de valorosos homens de bem como existiam no passado. É verdade, hoje, ainda existem homens sérios, verdadeiros maçons (Foto), que enobrecem a nossa Ordem.
Com relação ao passado, apenas para exemplificar, podemos citar o caso do escritor e advogado Carlos Imbassahy (1883-1969). Formou-se advogado, mas não exerceu a profissão por muito tempo. E o motivo, serve para evidenciar seu caráter de homem justo: defendera brilhantemente um cliente que pleiteava a tutela do filho, em mãos de mãe megera. Terminada a causa, conhecera a mãe megera. Terminada a causa, conhecera a mãe agonizante, tão diferente do que o marido tinha pintado. Percebera que tinha defendido o algoz. Tal foi a decepção que rasgou o diploma e não mais exerceu a profissão.

Para reflexão

Normalmente nos habituamos a falar: ...precisamos "ter" isto, "ter" aquilo... E esquecemos de que o primordial seria "ser" isto, "ser" aquilo... Nem sempre o que temos, permanece, mas, o que somos, fica internalizado com o amadurecimento...

Falando de AMOR, veja o poema abaixo.

CARIDADE, DOCE IRMÃ

- Por que choras, meu anjinho
esfarrapado e sozinho,
vagando de léu em léu?

- Choro de dor e saudade,
pois sou filho da orfandade...
Minha mãe foi para o céu...

- Que tens?

- Sinto frio e fome,
a angustia que me consome
parece nunca ter fim...
A  ventura me escorraça,
o orgulho olha-me e passa
sem compaixão para mim!

Minha mãe já não existe
e desde o momento triste
em que o Senhor ma levou,
não tenho a mão de um amigo,
pequeno e nobre mendigo
eis agora o que hoje sou.

- Vem comigo!

Oh! Quem me dera!...

- Vem! terás a primavera
de doce e eterna manhã!...

- Teu nome? Sonho ou verdade?

- Eu me chamo CARIDADE

- Quem és tu?

- Sou tua irmã...

João de Deus.

Em homenagem ao belíssimo e desinteressado trabalho de filantropia da Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº 15, Oriente de Sousa-PB., tendo a frente o mui digno irmão Emanuel Abrantes Sarmento junto com todos os Obreiros. 


Um comentário:

  1. Certa vez, na antiga Junta do Trabalho, acabara de fazer um acordo de uma reclamação trabalhista, com a anuência da parte reclamante, e, lógico aceita pelos os Juizes Trabalhistas. Logos após, com as assinaturas das partes conflitantes, (reclamado,reclamante), fui tomar um cafezinho na cantina da Junta, e, ouví da parte reclamada dizer que teria dinheiro para fazer um acordo melhor. Senti-me frustado, e a única decisõa que pude tomar, foi o de não receber os honorários da parte reclmante, embora a insistência dela em pagar-me. São fatos desta natureza que nos torna saber e avaliar o respeito pelas pessoas. Creio que fiz o correto, e assim, dar sequencia a minha caminhada.

    ResponderExcluir