quarta-feira, 23 de março de 2011

As 7 Lágrimas de um Velho Maçom

Veneráveis Irmãos: Sentados - Chico Moreira (de chapéu) e Pedro Roberto.
De pé: Chico Brandão (camisa branca) e Virgílio.

As 7 Lágrimas de um Velho Maçom
(Desconheço a autoria)

Num cantinho do Templo, sentado num banquinho, fitando o Delta Luminoso, um triste e velho Mestre Maçom chorava.

De seus olhos, estranhas lágrimas escorriam-lhe pela face e, sem saber o porquê, eu as contei: foram sete. Na incontida vontade de saber, eu me aproximei e o interroguei. "Fala, meu Velho Mestre! Diz ao teu eterno Aprendiz por que externais assim tão visível dor?"

E ele, suavemente, me respondeu, "Estás vendo estes Irmãos que entram e saem? As lágrimas contadas estão distribuídas a alguns deles."

"A primeira, eu dei a esses indiferentes, que não dão valor à história, ao esoterismo, à liturgia e ritualística, e que aqui vêm em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber."

"A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando nos velhos Mestres e na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam".

"A terceira, distribuí aos maus, àqueles que somente procuram a Loja para promover a discórdia entre os Irmãos".

"A quarta, aos frios e calculistas que, mesmo sabendo que existe uma Força Espiritual, procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra Amor".

"A quinta, aos que chegam com suavidade, têm o riso e o elogio da flor nos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio no G.'.A.'.D.'.U.'. na Ordem e nos meus Irmãos, mas somente se eu puder me servir".

"A sexta, doei aos fúteis que vão à Loja buscando aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente".

"A sétima, meu amado Irmão, foi grande e deslizou pesada! Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos do Verdadeiro Maçom. Fiz doação desta aos Irmãos vaidosos que esquecem que existe o respeito e que existem Irmãos precisando de caridade, e tantos seres humanos necessitando de amparo material e espiritual".
"Assim, caro Irmão, foi para todos estes que vistes cair uma a uma."

3 comentários:

  1. Olá Sarmento, Primeiro agradeço sua visita. Acredito que a última lágrima seria também para a humanidade, o homem destrói a cada dia o que nos foi dado por DEUS; veja a situação dos japoneses, nem água para beber eles tem. O que será da Humanidade? Penso sempre nisso. O mundo está para se acabar?

    abraços, sonia.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sonia,
    Acreditamos que sofremos por nós mesmos. Tudo que atravessamos é fruto da nossa ignorância. A Lei Divina cobra-nos por nossos erros e omissões.
    Somos espíritos imortais, indestrutíveis, apenas nosso corpo permanece na Terra, nossa essência regressa pela porta chamada "morte" para o lugar primeiro que habitavamos.
    Devem sim, acabar nossas iniquidades, nossos orgulhos e egoísmos que denotam a nossa pobreza
    em maltratar a humanidade e a natureza.
    Deus encobre-nos com amor e justiça, não obstante, no momento de transição que atravessamos, somente a pratica do amor e da caridade, ensinado pelo Mestre Jesus poderá capacitar-nos ao equilíbrio, face aos equívocos cometidos pelo nosso desamor (Lei de Ação e Reação).
    A misericórdia de Deus é infinita, representa um Pai amoroso que torce pela transformação de nossos corações.
    Muita Paz!
    Ah! agradeço o registro do valioso comentário.
    Walter

    ResponderExcluir
  3. Olá Walter, meu pai também é Maçon e eu sou umbandista, então assim como nós não mudamos os textos maçons, por favor, a Oração acima realmente é linda.

    Porém vc adaptou o texto para a sua loja.

    Esse texto no Original se chama:as 7 Lágrimas de um Preto Velho que todo Umbandista conheçe.

    Concordo em adaptar o texto a toda e qualquer religião ou crença, porém ao final pelo menos
    faça referência ao texto original.

    Obrigada ( Tio )...

    Marcia/Curitiba/PR

    ResponderExcluir