domingo, 21 de março de 2010

Mentes Maçônicas ou profanas?

Mentes Maçônicas ou profanas?

Sempre que chega a oportunidade, apraz-nos visitar Lojas Maçônicas de diversas potências, e para surpresa nossa, ressaltamos a fraterna receptividade costumeira na alma do Irmão.
Observamos Templos bem cuidados, a parte física da Loja, com raríssimas exceções, é motivo de aplausos por todos. Não obstante, a construção do Templo Interior, levantar templos a virtude e cavar masmorras aos vícios, aparentemente, salvo, melhor juízo, anda a bancarrota.


Vejamos, os trabalhos em diversas Lojas, na quase totalidade, existe uma pressa infinita de encerrar os trabalhos, sob a justificativa do avançar das horas, quando existiu atraso para o inicio dos trabalhos por motivos alheios a quase totalidade dos irmãos presentes.


Devemos convir, como princípio maçônico pétreo, inerente a todo Irmão, que o direito de falar, a liberdade de transmitir, ensinar, ouvir, aprender, quase sempre o presidente dos trabalhos utiliza ao seu bel-prazer, determinando o encerramento dos trabalhos para não atrasar o inicio de outra etapa programada que é comer, comer, comer, beber, beber e beber.


Podemos até compreender esta segunda etapa, com naturalidade, desde que, a liberdade de falar em Loja não fosse tolhida, assemelhando-se de que a frente da Loja, encontra-se um tirano e não um Guia Espiritual. Lamentavelmente, do aprendiz, companheiro e mestre, todos tem o direito de falar conforme os nossos landmarks.


Falar por falar, para aparecer, para demonstrar ou afirmar superioridade, como se tivesse num areópago de Atenas, apenas para anunciar o seu conhecimento intelectual, não representa a Ordem. Certamente, a finalidade de todos expressarem-se é comungar, sintonizar com o Bom, o Belo e o Justo, sempre em direção ao GADU.


O aprendizado Maior, na verdade, é abrir o coração, sem reservas, apoiar ou enriquecer o pronunciamento de qualquer irmão que atravessam provas dificílima, sobremaneira, a palavra nobre e verdadeira virá apoiá-lo e fortalecê-lo para prosseguir na caminhada.


Certamente, podem perceber minha imaturidade pelo pálido ensaio. Conforme o escritor Dostoievski, brilhante em suas Obras, ele afirmava de que "para escrever é necessário sofrer", justificado assim, que ainda não sofri o suficiente para escrever algo que tenha realmente valor e sirva de aprendizagem.


Ultimamente, presenciei uma iniciação, precisamente na noite de 20.03.2010, em determinada potencia maçônica, em que aos iniciados não lhes foram concedida a palavra para manifestarem-se sobre a sessão magna de iniciação, como também, não foi permitido a nenhum Irmão visitante ou do quadro, tecer comentários sobre a Iniciação ou dirigir a palavra para demonstrar a alegria, o regozijo, pela admissão dos recém-iniciados. Atitude Infeliz. Imprópria a Arte Real.


O que é mais importante na Ordem? As virtudes ou bebe/come/bebe. Em verdade, caso a finalidade seja a segunda, é preferível permanecer no Lar para afogar seus instintos animalescos e grotescos. A virtude tem, todavia, a explicação de sua escassez em nossos Templos, a fraternidade não é somente para ser pronunciada em discursos, pelos portadores de graus filosóficos avançados, que se arvoram com o proceder de verdadeiro maçom, contudo, deveríamos nos comportar semelhante ao exemplo do verdadeiro médico que não tem necessidade de mostrar seus diplomas, mas, contentar-se em curar.


A Luz existente na maçonaria é tão forte, tão rica, que muitas vezes ofusca, cega momentâneamente, àquele que, inadvertidamente, obnubila, acreditando sê a própria Luz, quando na Ordem aprendemos que aquele é virtuoso, nem sabe que o é.


Sempre é bom relembrar que começamos batendo martelo, na simplicidade, na humildade, na pobreza e na singeleza da pureza do princípio evolutivo.


Precisamos despertar desta embriagues do orgulho, da vaidade, da sabedoria, da prepotência, que nos faz aparentemente grande, quando grande aos olhos do GADU só o é aquele que Ama.


Precisamos nos fortalecer nesta escola de Amor, chamada Maçonaria, na verdade, ainda continua sendo a Escola Cósmica mais rica na face da Terra.


A Humanidade está doente, não podemos vacilar, em nossa Ordem existem gigantes espirituais, corações generosos e sinceros, e, obviamente, os identificaremos através de expressões fraternas e sinceras, humildes, meigos e de palavras justas e delicadas, sem nenhum sofismas, pois, sua boca fala do que sente o seu coração.


Caso nos mantivermos cegos das Verdades Eternas, como poderemos auxiliar os necessitados que batem a nossa porta, mendigando a Luz. Pode um cego guiar outro cego?


Ao refletir nesta importantíssima ocorrência, estamos buscando levar aos queridos Irmãos um questionamento salutar, sem denegrir ou ofuscar momentâneamente a autoridade maçônica, aliás, o sábio Platão faz a seguinte alusão: "Uma vida não questionada não merece ser vivida."


Elevemos o nosso pensamento ao GADU
e roguemos união e humildade.

Walter Sarmento de Sá Filho
Mestre-maçom Loja Maçônica Calixto Nóbrega no. 15
Sousa (PB), 21 de março de 2010.
Foto: Vigilantes de Lojas Jurisdicionadas da Grande Loja Maçonica do Estado da Paraíba em reunião da Grande Loja do dia 06.03.2010, em João Pessoa (PB). Foto copiada do site da Grande Loja da Paraíba.

8 comentários:

  1. IR.: Walter.: Muito oportuno e dinificante este seu comentário, é isto mesmo que notamos e sentimos em muitas de nossas Lojas, parece ser mais uma reunião do Rotari, do que uma reunião de Maçõns. É preciso lembrar: " Não compete ao Maçom buscar honrarias; compete-lhe merecê-las e abrir mão delas reconhecendo que mais vale ser lembrado do que agraciado. A lembrança é eterna, a honraria é temporária. Não compete ao Maçom escolher cargos; compete-lhe exercê-los com zelo e responsabilidade, reconhecendo que no cargo torna-se naturalmente Mestre dos que dirige e sabendo que, um dia, será por eles dirigido." Fraternal Abraço, Josélio.:

    ResponderExcluir
  2. Querido Irmão Josélio,
    Agradeço seu valioso comentário, demonstrando a riqueza da Escola Maçônica em que estamos aprendendo, pois, se sobressai sobre as outras Entidades de serviço, também importantes, como o Rotary, Lions e Outras, que contribuem para o desenvolvimento moral e evolutivo de nossa Terra.
    Na verdade, a Maçonaria, Sublime Ordem, oferta a todos oportunidade da busca da Verdade, diferenciando, dessa forma, das demais filosofias.
    SFU
    Walter

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão Walter, T.'.F.'.A.'. - É com grande satisfação e humildade que passo a "seguir", este blog - espero que com plena aquiescência do irmão. No ano que passou conheci a cidade de Souza, fico profundamente gratificado em saber que aí também temos valorosos irmãos. Sou do Oriente de Nova Viçosa BA(extremo sul), pertenço a Loja Vale do Peruípe, sou Ap.'.M.'. - Os artigos postados são maravilhosos, ótimos exercícios de reflexão.
    Parabéns - Irmão Walter, já abusando um pouco
    gostaria de saber se posso copiar alguns artigos
    é claro respeitando as fontes, ocorre que são
    tão valiosos que devem ser apreciados por outros irmãos. Fica neste primeiro contato novamente um T.'.F.'.A.'.
    Sandro Domanski - Nova Viçosa, BA 24/03/2011.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Irmão Sandro,
    Agradecemos o comentário incentivador, confirmando de que a Ordem detem em suas Lojas, homens veneráveis que buscam a honra e a moral.
    Esperamos que possas um dia visitar-nos e juntos aprendermos em Loja nossa sublime e Santa Doutrina Maçônica.
    Com relação aos artigos publicados, parodiando o nosso querido irmão Charles Evaldo Boller, grande estudioso da Ordem, nos elucida que todo artigo deve ser copiado, estudado e lido em Loja caso assim o desejem.
    O importante é dá continuidade a riqueza e beleza de que nossa Maçonaria é possuidora.
    Nossa Oficina está de braços abertos e leve aos
    irmãos de sua Loja um T.'.F.'.A.'.
    Fraternalmente,
    Walter

    ResponderExcluir
  5. Saudações fraternas aos outros irmãos seguidores deste blog. Dentro de minha pequeneza estou ao dispor.Ótimo final de semana a todos - Hoje é dia de reunião em minha loja,(sextas às 20:00hs),certamente lembrarei dos irmãos, e por pouco que consiga, espero irradiar meus sinceros sentimentos de paz e prosperidade a todos. T.'.F.'.A.'.
    Sandro - Nova Viçosa - BA - 25/03/2011.

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão muito oportuna sua palestra aqui na Raimilson Felinto, por motivo do aniversario de fundação das Filhas de Jó. Um abraço do Irmão Marcelino Neto.

    jdesousaneto@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Irmão Walter: Não poderia deixar de fazer o meu comentário a respeito desta Arquitetura tão presente no mumdo Maçônico que vivenciamos infelizmente, e não sabemos realmente a que ponto vai chegar a sublime ordem com tantas contradições as quais o Irmão cita muito bem. Parabens...Manoel Ferreira Neto - Mestre Maçom Loja Princesa dos Canavias - Ceará Mirim/RN (mferreira.neto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Meu Ir:.
    Parabéns, pedirei sua licença para apresentar esse trabalho em loja (Paz e Bondade Mucuri/BA)...Assim, convido-o para uma visita a esse oriente.
    T:.F:.A:.
    C:. M:. Leilio Maximon

    ResponderExcluir