segunda-feira, 29 de março de 2010



Jacopo Carucci (1494 — 1557), geralmente chamado Jacopo da Pontormo, Jacopo Pontormo ou simplesmente Pontormo, foi um pintor maneirista italiano da Escola Florentina. Era famoso pelo uso de poses contorcidas, perspectiva distorcida cores marcadamente incomuns e peculiares, que pareciam espelhar seu temperamento neurótico e inquieto.
Jacopo Carucci nasceu em Pontorme, perto de Empoli. Foi aprendiz de Leonardo da Vinci, Mariotto Albertinelli, Piero di Cosimo, e finalmente em 1512, de Andrea del Sarto.
Pontormo pintou somente em Florença, com o patrocínio da Família Médici. Pintou afrescos de pastores e campos, um gênero quase incomum na pintura de Florença. Em 1522, com a peste em Florença, Pontormo partiu para Certosa di Galuzzo, um monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos.
Muitas de suas obras foram perdidas ou danificadas, incluindo O Julgamento Final, um afresco que ocupou a última década de sua vida.

Obs.: Pintura de 1525. Olho que tudo vê, dentro de um triângulo, inseridos dentro do Sol. Todos ao redor de uma mesa, partilhando um pão e água, observe a taça para a água, de cristal. Na mão direita, do único que está com chapéu (não expõe seu pensamento), parece mais uma caveira "disfarçada" e o gato de cor escura (sorrateiro, traiçoeiro) sob seu banco. Click na figura p/ ampliar.
Copiado do Museu Maçônico do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário