segunda-feira, 1 de março de 2010

O amor fraternal, o auxílio e a verdade.

Pelo exercício do amor fraternal aprendemos a considerar toda espécie humana como uma família, tanto aos grandes como aos humildes, aos ricos como aos pobres, como criados que foram por um Ser único e onipotente, e enviados a este mundo para se ajudarem, suportarem e protegerem mutuamente.

De conformidade com este principio, a Maçonaria une os homens sem distinção de nacionalidade, seita nem crença, e mediante seus preceitos fomenta a verdadeira amizade entre aqueles que doutra maneira teriam permanecido perpétuamente distanciados.


Auxiliar aos aflitos é dever de todos os homens, e particularmente dos maçons que se acham ligados por indissolúvel laço de sincero afeto. Daqui que nosso principal propósito seja consolar os infelizes , simpatizar com os desafortunados, compadecer-se dos miseráveis e acalmar os conturbados. Sobre esta base fundamos nossa amizade e estabelecemos nossas relações.


A VERDADE é atributo divino e fundamento de toda virtude maçonica. Ao receber a iniciação somos exortados a ser bons e verídicos. Meditamos sobre este tema capital e por seus infalíveis ditames procuramos regular nossa conduta e ações. Daqui que a hipocrisia e o engano sejam ou devam ser desconhecidos entre nós, e a sinceridade e a franqueza nossas distintas características, enquanto que o coração e a língua se unem para favorecer o bem-estar mútuo e regozijar-se pela prosperidade da Ordem.


Do livro Arcana of Freemasonry, de Churchward.
Foto: No dia 28.02.2010, a Loja Maçonica Calixto Nóbrega no.15 - Sousa (PB), oferece aos Idosos da Casa Transitória um banquete matinal, cuja foto acima ilustra alguns dos Irmãos presentes sendo da esquerda para direita de pé a equipe dos falta de fôlego: Fernando, Walter, Waldemar, Wilson, Assis, Nonato, Pereira, Cid, Sebastião e Valmir. Agachados a equipe dos sarados da esquerda para a direita: Tomaz, Francisco, Emanoel, Pedro, Olegário e Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário