quarta-feira, 24 de março de 2010

A Análise Criteriosa ou a Crítica Vazia.

Sempre que nos colocamos em diálogo, duas vertentes podem surgir:

A Análise Criteriosa ou a Crítica Vazia.

Na Análise Criteriosa, os fundamentos do diálogo se aprofundam, fazendo surgir a verdade, sob o império da razão e do bom senso, observando-se judiciosamente as atitudes de respeito e fraternidade entre as partes interessadas.

Na Crítica Vazia, as palavras são joguetes do imaginário doentio, servindo de atrativo à discórdia e à desunião. Parece até um objetivo sério, mas por trás está mesmo o interesse em confundir, desunir e atacar, dissimuladamente ou abertamente, o outro.

A propósito da dificuldade em discernir um comportamento de outro, as almas preguiçosas preferem evitar o diálogo que questione e investigue, pois isso tangencia um e outro comportamento em alguns momentos, mas, ao final, resta a verdade ou a querela vazia.


Mas, ninguém chega a tais conclusões sem o espírito e a disciplina da busca, da investigação, com os instrumentos da leitura, da observação e da comparação.

O que distingue uma coisa da outra é o objetivo, os meios e o respeito ao ser humano, em qualquer estágio da verdade em que ele se encontre!


Texto de autoria de Marcelo Firmino Dias
Foto: Gravura de Jacques Demolays, vitíma da critica vazia, condenado a morrer na fogueira, tudo fruto da ignorância, do egoísmo, da ambição e da pobreza humana, ficando por mais de dois meses sendo torturado das formas mais brutais que a imaginação humana possa conceber..

Um comentário: