sexta-feira, 26 de março de 2010

Loja Maçônica Vale do Piranhas promove palestra dirigida as Mulheres
Apresentada pelo Maçom Walter Sarmento de Sá Filho(Waltinho)

Iniciada às 19h30min do dia 22 de março de 2010, foi apresentada uma palestra dirigida especialmente a mulher, que teve a presença de muitas Samaritanas (esposas dos maçons) e seus esposos, promovida pela Loja Vale do Piranhas nº 31, do Oriente de São Gonçalo e apresentada pelo Maçom Walter Sarmento de Sá Filho, carinhosamente conhecido como Waltinho, obreiro da Loja Calixto Nóbrega nº 15, do Oriente de Sousa(PB).

O palestrante, com muita sapiência e segurança, abordou temas importantes de acontecimentos que marcaram o passado, envolvendo a mulher, confrontado-os com temas atuais, apontando sempre como fator modificador e revolucionário o amor incondicional da mulher. Na antiguidade, a mulher era diminuída e não podia usufruir dos benefícios da sociedade. Atualmente, em alguns países como os Islâmicos, a liberdade feminina ainda é controlada e reprimida, porém, não apresentam absurdos como antigamente.


Foi apresentada uma série de acontecimentos históricos que marcaram a luta feminina no período de 1788 à 1901, chamando a atenção para a data de 08/03/1857, quando mulheres operárias, verdadeiras guerreiras, protestaram contra a política de desigualdades numa fábrica nos Estados Unidos, que inconformadas com tais absurdos, se rebelaram e cerca de 130 mulheres daquele movimento por pura brutalidade dos administradores da aludida fábrica, morreram queimadas no seu próprio local trabalho.


Somente em 1975, em encontro promovido pela ONU, na Dinamarca, ficou instituído o dia internacional da mulher, como sendo o dia 08/03 em homenagem as operárias guerreiras dos Estados Unidos.


Foi comentado, ainda, a evolução dos direitos femininos a nível de Brasil, como por exemplo, o direito ao voto instituído em 1932, quando então as mulheres passaram a ter o direito de tão elementar e fundamental participação na sociedade.


O Palestrante (Waltinho), ainda citou vários Poetas e escritores nacionais e internacionais, com belíssimos textos que enalteceram a alma feminina. Apontou importantes passagens bíblicas relativas ao tema proposto com profundo embasamento.


Por fim, dedicou a palestra a todas as mulheres ali presente, falando da necessidade de sempre andarmos no caminho reto, sob pena de um dia nos confrontarmos com nossos próprios erros.


A palestra foi riquíssima em conteúdo, o palestrante esteve focado todo o tempo no tema, de forma serena, sábia, colocando os temas de forma que, com certeza, contribuiu para o engrandecimento espiritual de todos que tiveram a oportunidade de assisti-la.


Parabéns ao Palestrante, o Maçom Waltinho, por tudo apresentado e a toda a Loja Maçônica Vale do Piranhas nº 31, que dessa forma, demonstra preocupação em temas importantes e relevantes para toda sociedade.


Copiado do site Redação do www.N2noticias.com.br
Foto: Walter Sarmento de Sá Filho, na área de lazer da Loja Maçônica Vale do Piranhas, em 22.03.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário