domingo, 2 de março de 2014

A.'.R.'.L.'.S.'. AMPARO DA VIRTUDE



 
DIA 25/03/2014 - LOJA AMPARO DA VIRTUDE

140 ANOS.

Breve Histórico da Centenária Loja Amparo da Virtude, 0276:

Esta loja foi fundada em 13/01/1874, ao Or.·. de Recife seus idealizadores traçaram muitas metas a serem cumpridas. Sua Carta Constitutiva no GOB, consta de 25/03/1874. O destaque principal de atuação, ficou por conta das campanhas realizadas entre seus obreiros para angariar fundos com a finalidade de comprar a liberdade de muitos escravos. Foi decidido em Assembleia da Loja, no dia 05 de junho de 1875 que toda renda proveniente do Tronco de Beneficência, seria destinada para compra de cartas de alforria, onde mais escravos tinham sua liberdade. A maioria dos obreiros da loja eram filhos de senhores de engenhos e alguns nobres de origem portuguesa. A loja começou o ano de 1882 com muitas dificuldades financeiras em função da grande pressão recebida pelo seu trabalho humanitário em prol dos negros. Outra situação que culminou com o término das atividades da Loja Amparo da Virtude, foi a fusão do Grande Oriente Unido do Brasil com o Grande Oriente do Brasil, formando uma única União Maçônica aos 18 dias do mês de dezembro de 1882 da E.·. V.·. Ficando determinado nos termos do acordo na fusão da potência única, a unificação de várias lojas nos respectivos Orientes. A ARLS Amparo da Virtude no Oriente Unido tinha o nº de ordem 3, era portanto a 3ª loja da obediência, com a mudança para o Grande Oriente do Brasil, recebeu o nº 276 que utiliza até os dias atuais. Naquele mesmo ano, mais precisamente em 27 de dezembro, com os problemas da fusão, praticamente perdeu sua identidade junta à Potencia que pertencia, o GOU, foi forçada por conta das circunstâncias, a encerrar suas atividades, com seus acervos ficando depositados no Grande Oriente do Brasil no Palácio do Lavradio ao vale do Lavradio no Rio de Janeiro. Figuras Importantes da época, assinaram o livro de presenças da Loja Amparo da Virtude nº 03 no G.·.O.·.U.·. com destaque para: José Maria da Silva Paranhos, conhecido Barão do Rio Branco; Dr. Joaquim Saldanha Marinho, conhecido por Ganganelli, dentre outros. A Loja Amparo da Virtude teve durante 125 anos as suas colunas adormecidas, voltando à normalidade com o soerguimento das mesmas em 07 de setembro de 2007. Não consta em seus registros existentes no GOB qual era o rito utilizado, mas pelos costumes da época, acredita-se que tenha sido o REAA, o mesmo que voltou a utilizar novamente em seus trabalhos ritualísticos. No seu quadro hoje constam os IIr.'. LAERCIO BEZERRA GALINDO, CARLOS GONDIN FILHO, MARNE JOSE DE FREITAS MELO , ERASMO JOSÉ DA SILVA, REGINALDO MENDES OLIVEIRA JUNIOR. SEBASTIÃO MANOEL DE SANTANA FILHO, JOSÉ FÁBIO DE CARVALHO BARBOZA, FLÁVIO JOSÉ ESPINDOLA, CRISTOVÃO JOSÉ AVELINO FILHO, VALDSON TEIXEIRA MACIEL, JOÃO BOSCO GOMES DE ARAUJO e ATUITY DE SIQUEIRA GOUVEIA. Estamos com SEIS profanos para Iniciação, já publicados no Boletim oficial do GOPE/GOB. Deverá acontecer a Sessão Magna em maio próximo.

Neste dia 25 de Março completamos 140 anos de nossa regularização junto ao Grande Oriente do Brasil. 1874-2014. De parabéns o Grande Oriente de Pernambuco-GOPE, o Grande Oriente do Brasil-GOB e a Maçonaria Brasileira por ter de volta às atividades, esta centenária loja simbólica.

E principalmente todos nós obreiros por pertencer às suas fileiras com muito orgulho. A.'.R.'.L.'.S.'. AMPARO DA VIRTUDE (3ª do Grande Oriente Unido) - Recife – PE. Fundação no GOU (Grande Oriente Unido), o qual foi incorporado ao GOB. Grande Oriente do Brasil. Recebeu Carta Constitutiva do GOB Cadastro Nº. 276 em 13/01/1874 .Teve sua Regularização no GOB em 25/03/1874. Não consta em nossos Registros o Rito dos Trabalhos, mas pelos costumes da época, acredita-se que tenha sido o REAA. Teve suas Colunas Soerguidas em 07 de Setembro de 2007 ao Oriente de Pesqueira - PE. Onde está erguido seu Templo, com sessões toda  6ª feira, 20.00 h.

Fonte: Jornal do Aprendiz, edição de março de 2014, página 23. www.jornaldoaprendiz.com.br

 
PARABÉNS A TODOS OS VALOROSOS IRMÃOS DA  A.'.R.'.L.'.S.'. AMPARO DA VIRTUDE.
Honra-nos, conhecer e divulgar, ao saber que a Maçonaria virtuosa e benemérita  permanece viva nas Oficinas laboriosas espalhadas pelo Orbe,  a exemplo da A.'.R.'.L.'.S.'. AMPARO DA VIRTUDE.
Que o GADU os ampare agora e sempre.

Do admirador e irmão Walter

Nenhum comentário:

Postar um comentário