sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O MANUSCRITO COOKE






O MANUSCRITO COOKE

Tradução – José Antonio de Souza Filardo M.´. I.´.

2010




Damos graças a Deus, nosso glorioso Pai, Criador do Céu e da Terra e tudo o que nela está e que ele conhece [em virtude] de sua Gloriosa Divindade.

Ele fez todas as coisas para ser obedecido, e muitas delas em benefício da humanidade, lhes ordenou submeterem-se ao homem, porque todas as coisas que são comestíveis e de boa qualidade [servem] para o sustento do homem.

E também deu ao homem inteligência e habilidade em várias coisas, e arte, por meio da qual podemos viajar por este mundo para assegurar a sobrevivência, para fazer muitas coisas para a Glória de Deus e também para o nosso benefício e paz de espírito.

Se tivesse que enumerar todas essas coisas, levaria muito tempo para dizer e escrever.

Mostrarei uma delas, embora deixe outras: Isto é, a forma como começou a Ciência da Geometria, e quem foram os criadores dela e de outras Artes, conforme revelado na Bíblia e outras histórias.

Vou narrar, como disse, como e de que modo começou e esta ciência digna da Geometria.

Você deve saber que existem sete Ciências Liberais e, logo saberá por que são chamadas dessa forma, e porque destas primeiras sete se originam todas as Ciências e Artes do mundo e, especialmente, porque aquela, a Ciência da Geometria é a origem de todas.

Quanto à primeira, que é chamada de fundamento da Ciência, é a Gramática, que ensina o homem a falar e escrever de forma justa.

A segunda é a Retórica, que ensina o homem a falar decorosamente de maneira precisa.

A terceira é a Dialética, e que ensina o homem a discernir o verdadeiro do falso, e é comumente chamada de Arte ou [Filosofia].

A quarta é chamada aritmética, e ensina aos homens a arte dos números, para calcular e contar todas as coisas.

A quinta é a Geometria, que ensina aos homens os limites e a medida e ponderação dos pesos de todas as Artes humanas.

A sexta é a Música, que ensina aos homens a Arte do canto nas notas da voz e do órgão, da trompa, da harpa e todos os demais instrumentos.

A sétima é a Astronomia, que ensina ao homem o curso do Sol e da Lua e de outros planetas e estrelas do Céu.

Nosso principal objetivo é tratar do primeiro fundamento da excelente Ciência da Geometria, e de quem foram seus fundadores; como disse anteriormente, há sete Ciências Liberais, ou seja, sete artes ou ciências, ou Artes que são livres em si mesmas, as quais vivem apenas por meio da Geometria.

E a Geometria é, como se diz, a medida da Terra: "Et sic dicitur a geoge pin Px ter a Latine e metrona quod est mensura. Unde Geometria i mensura terre vel Terrarum", ou seja, que a Geometria é, como eu disse, Geo, terra, e metron, medida e, assim, o nome Geometria é composto, e se chama medida da Terra.



Extraído alguns tópicos do “O MANUSCRITO COOKE"

 


 

NOTAS:



O Manuscrito Cooke, conservados no Museu Britânico, deve seu nome ao seu primeiro editor, Matthew Cooke, História e artigos da Maçonaria, Londres, 1861.

Datado de cerca de 1410 ou 1420, mas é a transcrição de uma compilação que remonta talvez a mais de um século atrás.

É dividido em duas partes: A primeira, constituída por dezenove artigos, é uma história da geometria e da arquitetura.

A segunda é um "Livro de deveres", que inclui uma introdução histórica, nove artigos relativos à organização do trabalho teriam sido promulgados durante uma assembleia geral no tempo do rei Athelstan, nove conselhos de ordem moral e religiosa e quatro regras relativas à vida social dos maçons.

O termo especulativo aparece neste documento.

O manuscrito Cooke serviu de base para os trabalhos de George Payne, segundo Grão Mestre do Grande Loja de Londres, que os adoptou a um primeiro regulamento em 1721.

Também aparece como a principal fonte em que Anderson se inspirou para escrever o seu Livro das Constituições (1723).

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar seu Blog pelos trabalhos aqui publicados e pela forma da escrita, que nos leva o conhecimento em uma linguagem elaborada, mas ao mesmo tempo acessível.
    TFA
    VAGNER RESENDE MM

    ResponderExcluir