quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A ALMA DA EDUCAÇÃO

Reflexões
 
 
 
A Terra, à parte de suas convulsões internas e de seus movimentos sísmicos, contrai-se e dilata-se, formando as chamadas marés da correnteza terrestre, que "levanta o solo a uma altura de 30 centímetros duas vezes por dia". Os astros seguem o processo de sua gênese e de seu desenvolvimento, desde a condensação de suas nebulosas, até a solidificação e redução, desde que nascem até que morrem e se desagregam no espaço para formar novos corpos celestes. E todo este movimento é mudança, transformação, determinismo.
A luz que nos ilumina durante o dia aparece imóvel e, sem dúvida, suas vibrações etéreas atravessam o espaço e nele se expandem com a velocidade apenas concebível de 300.000 quilômetros por segundo.

O espaço que parece vazio, inerte e silencioso, está pleno de radiações, de ondulações e sonoridades imperceptíveis; é a fonte etérea de onde emanam e de onde se reintegram toda energia e todo movimento, donde se fundem todos os arquétipos da vida material e retornam para refundir-se e logo transformar-se, sob a ação psicodinâmica do espírito, de onde o Pensamento criador, o eterno realizador, constrói, sem descanso, a gênese de sua obra inacabável e sempre perfectível.

"Cada glóbulo do nosso sangue é um mundo (e temos cinco milhões deles por milímetro cúbico). Em nossas artérias, como em nossas veias, em nossa carne, como em nosso cérebro, tudo circula, tudo anda, sucessivamente, sem trégua nem descanso, precipitando-se em um torvelinho vital tão rápido, proporcionalmente, como nos corpos celestes. Nosso cérebro, nosso crânio, nossos olhos, nervos e nossa carne, renovam-se molécula por molécula, constantemente e com tal rapidez que o corpo humano fica reconstituído por completo ao cabo de uns quantos meses". (21)


(21) Camille Flammarion, Urânia, pág. 101.

Tudo é circulação e movimento..., movimento encadeado em outros movimentos.
Mesmo o átomo, considerado à luz da ciência moderna, não é uma coisa inerte, mas um centro de energia condensada, um pequeno dinamismo composto de eletricidade positiva nos prótons que formam o núcleo e negativa nos elétrons que giram em seu redor, embora estas partículas energéticas se desvaneçam no éter, sob a ação de forças cósmicas ainda desconhecidas.
"A matéria, disse William Crookes, não é mais do que um modo de movimento. Toda matéria voltará a passar pelo estado etéreo de onde procede".

"Cada um de nós, diz Rodó,em Motivos de Proteu, é, sucessivamente não um, mas muitos. E estas personalidades sucessivas, que emergem umas das outras, costumam apresentar entre si os mais raros e assombrosos contrastes". E lembra como "Sainte-Beauve significava a impressão que tais metamorfoses psíquicas do tempo produzem em quem não tenha sido expectador de suas fases relativas, recordando o sentimento que experimentamos ante o retrato de Dante, cuja doçura, quase jovial, é viva antítese do gesto amargo e terrível com que o gibelino (22) luta no momento da glória; ou ante o retrato de Voltaire dos 40 anos, com seu olhar de bondade e ternura, que nos revela um mundo íntimo, logo esfriado pela malícia senil do demolidor".
"Estamos muito longe da perfeição, disse Oliver Lodge, e cada um de nós é, individualmente, um artigo inacabado"... "O homem, acrescenta, é inegavelmente um ser imperfeito e está, ainda, em desenvolvimento; mas não deve perder-se de vista que partimos da idéia de que a criação é uma operação contínua, perpetuamente em curso, em movimento, exigindo tempo para chegar à madureza da qual todas as coisas aspiram a um fim designado e de antemão desejado". (23)


(23) Evolução Biológica e Espiritual do Homem, págs. 17 e 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário