domingo, 15 de janeiro de 2012







Emmanuel Abrantes Sarmento, Venerável de Honra,
em pronunciamento na Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº15 - Sousa (PB).
 

Pronunciamento do Grande Orador da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais na comemoração do 82º aniversário da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais:

Palavras de Grande Orador Irmão Paulo Duarte Pereira, na comemoração dos oitenta e dois anos da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

Oriente de Belo Horizonte, 23 de setembro de 2009

Senhores,

Estamos honrados com a presença de V.Exas. a prestigiar a grande família maçônica das Alterosas, no histórico momento em que a GLMMG comemora 82 anos de profícua existência.

A comenda que ora é outorgada a V.Exas. Sr. Prefeito de Belo Horizonte, Dr. Marcio Araújo de Lacerda e Sr. Reinaldo Alves Costa Neto, diretor responsável pela construção da cidade Administrativa Tancredo Neves, é a maior distinção que a GLMMG confere àqueles que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços à maçonaria ou à comunidade que a abriga.

O Dr. Mário Bhering, seu patrono, Soberano Comendador do R:.E:.A:.A:., um maçom de elevada estirpe, responsável pelo reconhecimento, no universo maçônico e social, desta Grande Loja, do nobilitante título de Grande Loja Maçônica, Autônoma e Soberana, concedendo-lhe a sua Carta Constitutiva.

Para situar V.Exas. em nosso contexto, consideramos de bom alvitre, mesmo que em apertada síntese, trazermos algumas informações sobre a nossa instituição, sua história, seus objetivos e, principalmente de participarmos, efetivamente, a favor de seu desenvolvimento, nos alinhando aos homens que pela soberania do povo se responsabilizam na condução de seu destino.

Não pretendemos ficar à margem da história.

A MAÇONARIA E AS SUAS ORIGENS

O historiador reverendo George Oliver, nos meados do século XIX escreveu:

‘’As antigas tradições maçônicas, dizem, e penso que elas tem razão, que nossa ciência existia já antes da criação do nosso globo, e estava espalhada entre os sistemas mais variados do espaço. A instituição maçônica era coeva da criação dos mundos, tal a semelhança de seus princípios com os da primitiva constituição que figurava no paraíso’’




Como estudiosos da maçonaria e suas origens, não vamos tão longe. Preferimos nos associar aos que buscam suas raízes no antigo Egito ou mesmo junto à cultura judaico – cristã.

Pugnam os hermeneutas que o elo de ligação da filosofia maçônica, entre a cultura do antigo Egito e as descrições bíblicas, seria Moisés - sacerdote iniciado e conhecedor dos mistérios ocultos nos templos egípcios:

(Atos dos Apóstolos 7:22 ) : “Assim foi iniciado Moisés em toda a sabedoria dos egípcios” -

Salomão , descendente de Moisés, de posse do seu legado o aplica na construção do templo de Javé, protótipo dos atuais templos maçônicos.

Identifica-se ainda a maçonaria à cultura helênica.

A máxima universal pitagórica, “Dizer a verdade e fazer o bem”, sem duvida, se enquadra aos princípios maçônicos.

A moderna maçonaria, contudo, como hoje a conhecemos, se organizou na Europa, no Século XVIII.

A primeira Grande Loja Maçônica surgiu em 24 de julho de 1717, quando quatro lojas de Londres-Inglaterra, se unificaram numa instituição a que denominaram a Grande Loja de Londres, considerada a loja mãe da maçonaria-universal.

O Pastor James Anderson, maçom atuante de uma daquelas oficinas, encarregou-se da elaboração de uma obra contendo a história, incluindo-se a parte lendária, as obrigações e as normas fundamentais da loja, ou seja, o instrumento jurídico adotado pela moderna maçonaria - A Constituição de Anderson, publicada em 1723.

A seguir, passando pela França, se expandiu pelo mundo e, em 1738, registrou-se a existência de mais de 270 lojas pela Europa, Ásia e Colônias Inglesas na América.

No Brasil, a Maçonaria se fez presente pela atuação de obreiros iniciados na Europa, aqui contidos pelos esbirros da Coroa e do Clero. Reuniam-se anonimamente em arcádias, areópagos e em academias, a partir do século XVIII, quando se destacaram os Inconfidentes Mineiros.

Comprova-se a sua regularidade no território brasileiro a partir do início do século XIX.

A MAÇONARIA E OS GRANDES HOMENS.

Grandes personalidades da história contemporânea fortificaram as colunas da maçonaria, engrandecendo-a diante dos olhos do mundo, gerando nos ‘’pedreiros livres’’ incondicional orgulho.

Destacam-se pela genialidade musical, o compositor Mozart, a criatividade de Gothe e Voltaire, ciência de Pasteur, política de George Washington, Benjamin Franklin, Simmon Bolivar,Wiston Churchir , Roosevelt e tantos outros.

A MAÇONARIA NA POLÍTICA.

As revoluções que modificaram as estruturas políticas no mundo contemporâneo, séculos XVIII e XIX, quando não conduzidas pela maçonaria, tiveram evidentemente a participação efetiva de maçons.

Os movimentos que precederam a Revolução Francesa, 1789 a 1799, bem como a consolidação do regime democrático naquele pais, tiveram a participação dos maçons franceses. Libertè, Igualitè e Fraternitè, máximas que ostentam o triangulo maçônico, foram os objetivos que levaram à queda a Monarquia na França.

Na Revolução Americana, 1776, foi inegável a presença maçônica, consolidada por Benjamin Franklin e Washington Luiz.

Francisco Antonio Gabriere de Miranda y Rodrigues fundou em Londres “A Logia Gran Reunion Americana” dedicada à preparação de lideres para lutar pela independência da América Espanhola, destacando-se Simmon Bolivar, Antonio Nariño e José de Sam Martin...

A literatura maçônica brasileira bem como os historiadores Pedro Calman, Augusto de Lima Jr. destacam a presença da maçonaria junto a Inconfidência Mineira, 1789/1792 na conjuração Baiana, 1798, na Proclamação da Republica, 1822, na queda da escravidão no Brasil, 1888 bem como em relevantes atos políticos voltados para o crescimento democrático do país.

A GRANDE LOJA MAÇÔNICA DE MINAS GERAIS

A Grande Loja Maçônica de Minas Gerais registra sua origem aos 25 dias do mês de setembro, do ano de 1927, quando oito lojas presentes à Assembléia Geral realizada no Templo Maçônico da A:.R:. Loja Simbólica Belo Horizonte, decidiram pela sua unificação.

Submetendo esta vontade ao Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, teve a sua concretização dada pela emissão da carta constitutiva, expedida pelo Soberano Grande Comendador Dr. Mario Bhering, no 22º dia de dezembro do ano de 1927. No dia 19 de janeiro do ano de 1928 foi eleita, por escrutínio secreto, a primeira diretoria da ‘’Soberana Grande Loja Maçônica Simbólica de Minas Gerais’’, tendo como Grão Mestre o Dr. Manoel dos Reis Correia.

Hoje, ocupa este honroso cargo, o S:.G:.M:. Dr. Jânir Adir Moreira, que rejuvenescendo o seu corpo de direção, impregnando no espírito dos maçons da GLMMG novos ideais, alia os princípios seculares da maçonaria à evolução dos tempos. Ombreia a maçonaria com as autoridades legitimamente constituídas, na busca do atendimento aos lídimos objetivos sociais.

A tendência política da maçonaria extrapola os limites de seus umbrais, alargando o seu espaço, exteriorizando-o diante da opinião pública, sem contudo alijar-se dos princípios seculares que envolvem o seu rico simbolismo. Sem romper com as tradicionais normas pré existentes, incorporadas ao seu próprio espírito, assume democrática posição, principalmente no momento crítico, onde se acentua a queda de valores morais, culturais e políticos que envergonham os órgãos dos poderes públicos nacionais.

Não distanciaremos muito dos desígnios traçados pelos nossos ancestrais que, no abrigo do segredo, adotaram atitudes ousadas, quase sempre de oposição à tirania dos governantes, visando pela revolução, mudanças políticas. Se pretendesse atingir os Estados era preciso se acobertar, estrategicamente, nos segredos maçônicos. .

Hoje, na vigência do regime que exige a legalidade dos atos praticados; que a legitimidade destes atos, por referirem-se á coisa pública, devem vir transparentes; que a intensificação tecnológica da informática não deixa no obscurantismo ações ilegítimas e que a presença constante e insistente da mídia exige justificativas dos atos impuros, a maçonaria se propõe abrir suas portas, demonstrando à sociedade seus objetivos, dos quais a qualquer tempo, haverá de se orgulhar.

A presença de V.Exa., Sr. Prefeito, Dr. Marcio Araújo de Lacerda, bem como das autoridades que o acompanham ou das pessoas que aqui vieram para nos prestigiar, é um marco histórico entre a prática intramuros de nossos feitos e a abertura proposta pelo S:.G:.M:. Janir Adir Moreira.

Seremos os parceiros voluntários de V.Exa. Sr. Prefeito, bem como das autoridades legitimamente instituídas, nos empreendimentos que se destinarem ao bem estar do cidadão belo-horizontino.

Adotaremos, nas Alterosas, firme posicionamento em favor do ecossistema do planeta terra, vilipendiado pelas agressões que vem sofrendo por práticas inescrupulosas.

Faremos de cada maçom um arauto em defesa do Planeta Terra.

Nos colocamos prontos ao chamamento de V.Exa., Dr.Márcio Araújo de Lacerda, quando julgar conveniente, para nos associarmos à execução de seus projetos, fazendo de Belo Horizonte o lugar ideal para educarmos nossos filhos e para bem viver com as nossas famílias.

Paulo Duarte Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário