quinta-feira, 12 de janeiro de 2012



Ad Universi Terrarum Orbis Summi Architecti Gloriam
Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Fundada em 19 de dezembro de 1952 e Sagrada em 14 de março de 1953 - Jurisdição da Ser\ Gr\ Loj\ da Paraíba - Brasil.
Endereço: Rua Francisco Almeida Figueiredo, s/n - Caixa Postal 33 – Fone (083) 521-1833 CEP 58.800-400 OR\ de Sousa – PB.
Reconhecida de Utilidade Pública - Lei Municipal n.º 863 de 10/03/1977.
Aug\ e Resp\ Loj\ Simb\ “Calixto Nóbrega”, No 15
Oriente de Sousa – Paraíba – Brasil

 

60º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

19.12.1952 - 19.12.2012.



Hoje, 12 de janeiro de 2012, realizar-se-á logo mais às 20:00h, a primeira reunião no ano de seu aniversário de sessenta anos. Parabéns à Loja Calixto Nóbrega nº15 - Sousa - Paraíba. 
Reflexão à Augusta e benemérita Calixto Nóbrega.

Hoje pontapé inicial de comemoração. Ocasião apropriada e oportuna, reserva-nos o ano de 2012.
É dever de toda alma maçônica reverenciar a grandeza da Ordem dos filhos da Viúva, sobretudo, e particularmente, da Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº 15, Sousa (PB), ao completar 60º anos de existência, de serviços prestados a todo necessitado, independentemente de condição social, religiosa ou racial.

A Loja Maçônica Calixto Nóbrega teve a audácia de “socorrer o próximo“, a perspicácia do estudo em busca da Verdade, da luta em defesa do fraco, da força do direito humanitário, da harmonia que embeleza a alma, da união que irmana, dos pensamentos uníssonos na pratica do bem, sempre imparcial e justa e, sobretudo, de todos os maçons precursores e iniciados, regularizados e visitantes, que através da palavra que edifica e do bom exemplo que marca, souberam honrar e preservar a todo custo o juramento de fidelidade aos nobres princípios elucidadores e libertadores que norteiam a Maçonaria; levando-os aos páramos do conhecimento que iluminam os caminhos a serem percorridos, transformando-os em seres fraternos, caridosos, respeitadores, comedidos, educados e prudentes, prontos a amparar, amar e proteger não só aos seus irmãos, mas esforçar-se para tornar feliz a humanidade, que é o seu próximo mais distanciado.

Aprendemos com Santo Agostinho de que: “Falar com Deus é mais importante do que falar de Deus.” Continuando nesta linha de pensamento, vamos estudar a riqueza de nossa ritualística a nos orientar um conceito salutar do Mestre e Senhor Jesus que em sabedoria dizia: “É fácil deixar de praticar a maldade, mas o que é necessário é praticar a bondade, o que é extremamente difícil.“

Todo maçom tem gravado em sua consciência como um dos deveres mais sagrados de que: “Não fazer o mal é importante, mas o vital, primordial à sua evolução é a pratica incessante do bem.” Além do mais, o não cumprimento dos preceitos basilares de bondade, remete-nos ao regressarmos ao Oriente Eterno, onde fatalmente seremos lançados nas águas do rio Aqueronte.
É obrigação de o Maçom obedecer as Leis Maçônicas, os Estatutos, Regulamentos, resoluções, Pranchas de nossos Superiores, tradições, com necessidade de estudar a Arte Real, onde jamais poderemos alegar desconhecer as normas basilares da Ordem, primando, acima de tudo, para que todos as obedeçam.

O nosso compromisso e juramento são para cumprir e fazer cumprir a Lei, reconhecendo que o orgulho é a derrocada do maçom e a humildade o maior de todos os pedestais que poderá almejar.

A maçonaria é formada por homens livres e de bons costumes, sendo a honra de servir, a marca indelével da sua lealdade ao GADU.

Cada Maçom tem a obrigação de lutar contra a tirania, pois um líder mal intencionado pode, abruptamente, surgir, enganando alguns, temporariamente, em função que sua índole espontaneamente má, cedo ou tarde surgirá e seu véu cairá. Não obstante, o malefício, sempre, é grandioso, atingindo a muitos na intenção de lançar por terra os valores da Fé, da Esperança e da Caridade.

É notório, óbvio, de que Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº 15 respeita seus Obreiros, seus irmãos de outras Lojas significa uma família de Irmãos; é respeitada por todos que a conhecem, pois, sabemos respeitar as normas maçônicas, doa a quem doer nossos objetivos sempre se mantém acima de nossos interesses particulares e efêmeros.

Estamos completando 60 anos de história, de determinação, de coragem, de força e de Amor ao próximo, com contribuição de muitas gerações, vencemos obstáculos, caímos, nos erguemos e realizamos feitos marcantes e dignificantes à custa do sacrifício físico, moral e do desprendimento do vil metal, de centenas de maçons que deixaram seu registro na história da Calixto Nóbrega, dando seu testemunho de verdadeiros filhos da Luz.

A “Calixto” é e sempre será o testemunho da decência e da perseverança no bem, no belo e no justo.

Aqui não se brinca de Maçonaria, vive-se a Lídima Maçonaria.

Que assim o GADU nos proteja!

S..F..U.. À TODOS.

Sousa (PB), 12 de janeiro de 2012.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário