segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A maçonaria nos Estados Unidos


A maçonaria nos Estados Unidos


Com toda a controvérsia que cercava a maçonaria na Europa, não é de se admirar que seus membros também tenham saído em busca de paradeiros mais amigáveis. No século 18, os maçons chegaram à América e estabeleceram lojas em Boston e Filadélfia (embora continuassem sob o controle do Grande Mestre provincial da Inglaterra). Em 1731, Benjamin Franklin aderiu à loja de Filadélfia, e se tornou seu mestre três anos mais tarde. George Washington foi iniciado como maçom em 1752.



Enquanto o país ainda começava a se preparar para escapar ao domínio britânico, consta que os maçons estavam entre os principais instigadores da revolta. Existe uma história de que havia maçons entre as dezenas de homens que, disfarçados de indígenas, abordaram três navios britânicos no porto de Boston, em 16 de dezembro de 1773, e lançaram centenas de caixotes de chá ao mar, o evento que deflagrou a revolução dos Estados Unidos. A presença de maçons na chamada "festa do chá em Boston" é discutível, mas não existem dúvidas de que havia integrantes do movimento entre os signatários da declaração da independência e da constituição dos Estados Unidos.



Depois da revolução, as lojas maçônicas norte-americanas se separaram de sua origem britânica e foram reorganizadas sob o controle de Grandes Lojas estaduais. Embora essas lojas jamais tenham sido centralizadas sob qualquer autoridade formal, elas se reconheciam como fraternidades mútuas. Duas formas diferentes de maçonaria vieram a existir nos Estados Unidos, o rito escocês (que segue as tradições inglesas) e o rito de York (que segue as tradições francesas).



Os Shriners



Em 1870, surgiu uma nova organização entre os maçons, com o nome de "Antiga Ordem Árábica dos Notáveis do Templo Místico", mais conhecida como "shriners". Para se tornar um shriner, um homem precisa primeiro ascender ao terceiro grau (mestre maçom) na Loja Azul. Depois de se tornar mestre maçom, o candidato pode se tornar parte de qualquer grupo maçom que tenha como pré-requisito a Loja Azul da maçonaria.


Os shriners são conhecidos:
pelo uso de um fez vermelho, em tributo à herança árabe da organização;
pela atitude descontraída - os membros muitas vezes são palhaços em circos e festas populares;
pela grande filantropia - os shriners operam hospitais em todo o país que tratam crianças gratuitamente.



Na virada do século 20, havia 860 mil maçons nos Estados Unidos. Por volta da década de 30, o número havia subido a dois milhões, e continuou a crescer.

Tradições maçônicas



As fundações da maçonaria são os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Os membros devem acreditar em Deus, respeitar a moral, praticar filantropia e cumprir as leis dos países em que vivem. Ainda que o propósito de suas reuniões seja o debate intelectual, qualquer menção a política ou religião é proibida.


A maçonaria é composta por grupos chamados Lojas, que juram aliança a uma Grande Loja ou Grande Oriente (nos EUA, há usualmente uma por Estado). Cada Loja precisa ser licenciada oficialmente pela Grande Loja, e recebe um nome, número e título. Cada loja mantém um regimento próprio. Os membros de cada Loja têm senhas, apertos de mão e sinais secretos que permitem que se reconheçam.


Os dirigentes de uma loja incluem um mestre, um guardião sênior (que ajuda o mestre e assume suas responsabilidades quando o mestre não está presente), um guardião júnior (que garante que os maçons em visita disponham das credenciais corretas), um tesoureiro (que recebe as taxas dos membros e paga as contas da loja), um secretário (encarregado das atas de reuniões e outras tarefas administrativas), um diácono sênior (que orienta os visitantes e os novos membros da loja) e um diácono júnior (que serve como mensageiro da casa). A depender da loja pode haver também um Guarda Interno (responsável pela guarda da porta), um capelão (que conduz as orações), um diretor de cerimônias (que garante que os rituais estejam sendo seguidos devidamente), e um organista. O mestre, eleito por voto secreto, deve garantir que os membros da loja cumpram as normas.



Os ícones da maçonaria são altamente simbólicos. O principal símbolo é um esquadro e um compasso em torno de uma letra "G". O G representa Deus (God), ou, alternativamente a geometria sagrada dos maçons operacionais originais; o esquadro encoraja os membros a agirem de forma reta com todas as pessoas; e o compasso responde pela criação de limites na vida. Os maçons usam um avental característico, decorado com os emblemas da organização.



A oposição aos maçons



Dado o sigilo que caracteriza a maçonaria, não surpreende que numerosas teorias da conspiração tenham sido desenvolvidas sobre o grupo ao longo dos anos. Os proponentes dessas teorias acusaram os maçons de toda espécie de crime, de satanismo a envolvimento no assassinato do presidente John Kennedy. Alguns alegam que as fileiras mais baixas da organização servem apenas de fachada aos maçons de grau mais elevado, que segundo essas teorias estariam envolvidos em conspirações para dominar os governos e instituições financeiras mundiais.



Ao longo de sua história a maçonaria vem sendo alvo de suspeitas. Acreditava-se que ela tivesse provocado a Revolução Francesa e a dos Estados Unidos (em associação com os Illuminati), e seus membros foram acusados de diversos assassinatos.




FOTO: Willie Morgan, autor de "Freemasonry Exposed"

A oposição aos maçons atingiu seu pico nos Estados Unidos em 1826, quando um antigo maçom chamado William Morgan escreveu um livro chamado "Freemasonry Exposed" [a maçonaria exposta]. O livro supostamente revelava diversos segredos sobre o grupo. Em resposta, três maçons raptaram Morgan e o levaram até a fronteira do Canadá. O que aconteceu em seguida é alvo de discussões. Uma versão diz que os raptores afogaram Morgan no rio Niagara. Outra diz que ele escapou, atravessou a fronteira e viveu o resto da vida no Canadá. A despeito da falta de indícios claros sobre o caso, o incidente causou ainda mais ira contra os maçons, a quem muitos norte-americanos viam como assassinos. Um movimento de oposição à maçonaria surgiu no país, equipado de jornais e até de um partido político. A maçonaria perdeu muitos membros como resultado. O número de lojas em Nova York caiu de 480 em 1825 a 75 apenas 10 anos mais tarde. Foi só quando o país começou a se preocupar com a guerra civil que os maçons voltaram a ganhar popularidade.



Na verdade, não existe base factual para qualquer uma das teorias de conspiração sobre os maçons - da sugestão de que eles traçaram os contornos das ruas de Washington, D.C. em forma de pentagrama (um signo de ocultismo) à idéia de que estiveram envolvidos de alguma maneira nos homicídios praticados por Jack, o Estripador, na Londres do século 19. Mas enquanto os maçons continuarem a se ocultar por trás de um véu de segredo, as questões - e acusações - sobre eles provavelmente continuarão.


Como funciona a maçonaria - texto de Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Foto: Willie Morgan, autor de "Freemasonry Exposed" - Raleigh Lodge 770-Memphis - Vista interna de uma loja maçônica

22 comentários:

  1. MAÇON... arrependa-se e abandone a prática do espiritismo (doutrina antibíblica e anticristã) e abandone esta "G"eometria, "G"nose maligna, falso "G"od (Yod), G"adu, "G"ot, "G"ada, "G"ut, "G"ravitação", "G"ênio, "G"lória, "G"rande, e tantas mentiras e enganações travestidas em sabedoria e devolução. Em vez de “filhos da viúva de Hiram”, vocês estão sendo formatados para ser filhos de Satã”. Mais um segrego maçon: 3 torres na maioria dos templos católicos... (precisa expôr o significado?) O que mais aprisionam os incautos que se envolvem, são os "mantos da curiosidade" na realização de trabalhos e ascensões aos degraus da curiosidade que os levam à soberba posição de "pseudosuperioridade" dos demais, e assim, vão sendo algemados na Gnose do engano e da soberba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me dizer como Deus é amor (Joãol 4:8) e ao mesmo tempo, no velho testamento, manda matar todas as pessoas encontradas no territorio destinado a nação de Israel, inclusive: crianças, mulheres e até animais. E como Deus pode ser amor e nos chantagiar? Ex.: ou me ama ou você vai para o inferno. Um pai pode queimar ou matar seu filho? E por que Deus pode? (lembrando que a bíblia diz que ele é nosso pai celestial.

      Excluir
  2. Dá dó ver pessoas com esse tipo de defesa de sua crença.
    Bem se vê que esse coitado não tem a menor noção do que seja e o que prega a maçonaria e tambem o Espiritismo. É mais um fanático cego e cheio de rancor para com aqueles que não comungam da sua fé cega e burra.
    Pobre alma.

    ResponderExcluir
  3. Caro "Anonimo", porque cada um nao cuida da sua propria vida, ao inves de ficar usurpandos os pobres coitados sem estudo, sem condições financeiras e tomando-lhes dinheiro em nome da salvação.
    Um triplice e Fraternal Abraço

    ResponderExcluir
  4. E mais aprenda a ler
    Os shriners são conhecidos:
    pela atitude descontraída - os membros muitas vezes são palhaços em circos e festas populares;
    pela grande filantropia - os shriners operam hospitais em todo o país que tratam crianças gratuitamente.

    ResponderExcluir
  5. E mais melhor ser "filhos da Viúva de Hiram" do que ser filha da .........

    ResponderExcluir
  6. mais a maçonaria não compra fazendas com o dinheiro dos pobres fanáticos nem tampouco vive mexendo com a vida de qualquer que seja pessoas, ela só pensa em melhorar o ser humano em especialmente coitados como você na sua ignorância

    ResponderExcluir
  7. muito bem Nelsao diga esse cidadão fanático que a maçonaria, cuida só de melhorar o ser humano, atrasado como esse cidadão. Que nos não nos preocupamos coisa pequenas, como ele.

    ResponderExcluir
  8. tenho bastante curiosidade sobre tal grupo, tenho lido muito a respeito, e tenho tido muita curiosidade nos ultimos meses, significa algum sinal tal curiosidade? josimar_pereira5@hotmail.com, agradeço a atenção e me descupe pela intromição

    ResponderExcluir
  9. confiança só em Deus,pois foi Ele quem deu a vida por nóis...toda honra e glória seja dada somente a DEUS...

    ResponderExcluir
  10. "Para vocês, Soberanos Grandes Inspetores Gerais, nós dizemos isto, que vocês podem repetir para os irmãos dos graus 32, 31 e 30: A Religião Maçônica deve ser, por todos nós iniciados dos altos níveis, mantida na pureza da Doutrina Luciferiana"; "Sim, Lúcifer é Deus..."; "E a verdadeira e pura religião filosófica é a crença em Lúcifer, o igual de Adonai; Mas Lúcifer, Deus da luz e Deus do bem, está lutando pela humanidade contra Adonai, Deus da escuridão e do mal." (Instruções aos 23 Conselhos Supremos do Mundo, Albert Pike, Grande Comandante, Soberano Pontífice da Maçonaria Universal, 14 de Julho, 1889)


    tire suas conclusões a respeito da maçonaria?
    quem é na verdade o grande arquiteto da maçonaria DEUS ou SUCIFER?
    seja livre !!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quanta idiotice mal-elaborada aqui descrita. Quanta falta de bom senso ainda existe nas mentes ignóbeis. A falta de raciocínio e razão própria ainda é a principal causa de atraso da humanidade, sem dúvida. Cada vez que leio esses relatos acusadores vindo de profanos incultos, eu agradeço ainda mais a Deus por ter me dado tanta oportunidade de aprender cada vez mais. Longe de julgar alguém ou alguma instituição, o verdadeiro crente se abstém de "jogar pedras" e fazer julgamentos pré-conceituosos. Esses julgamentos e proselitismos arraigados de fundamentalismo religioso são facilmente reprováveis dentro da visão crística. Portanto meus caros, não percam tempo atacando uma instituição como a maçonaria, pois que esta trabalha silenciosamente sem se preocupar com com o que você acha ou deixa de achar. Um abraço fraternal pra todos que repudiam e vilipendiam a maçonaria. O nosso exemplo de maçom é tratar bem todos sem distinção de ideias, sem criticar ninguém, respeitando a cada um segundo a sua cultura ou falta desta. Aos irmãos de Ordem, o meu mais profundo sentimento de paz, alegria e fraternidade.! U.'. T.'.F.'.A.'.
    DANILO GOMES - M.'.M.'.

    ResponderExcluir
  12. A única coisa que tenho a perguntar...porque mulheres não podem fazer parte da loja maçonica!!! Acho que isso tinha que mudar né.... :(

    ResponderExcluir
  13. PARA ANÔNIMO PERGUNTE PARA IGREJA PORQUE A MULHER NAO PODE SER PADRE.

    PARA SEU CONHECIMENTO NA FRANÇA JA EXISTEM A MAÇONARIA FEMININA DESDE 1700 E POUCO .
    A PESAR DO LANDMARKS- ( LEI PRETIA).

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amigos meu nome é Geovani maia gostaria de saber como é que eu faço para participar da loja maçônica meu telefone(47)997110162

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meu nome é Giovani Maia cidade Navegantes gostaria de saber como faço para ingressar na maçonaria

    ResponderExcluir
  16. Acho muito interessante quero ser um maçônico um bruxo me diz que tenho espírito de mago por favor me contactar Moro nos estados unidos tenho 26 anos souteiro

    ResponderExcluir
  17. A falta de conhecimento leva ao fanatismo aqui tão bem exposto. O conhecimento liberta! MICTMR

    ResponderExcluir