quarta-feira, 14 de julho de 2010

UMA BUSCA INICIÁTICA



UMA BUSCA INICIÁTICA
O DESENVOVIMENTO ESPIRITUAL NO SER HUMANO

Um excelente e primoroso livro lançado em João Pessoa (PB), pelo maçom da Potência do Grande Oriente (João Pessoa) e estudioso irmão Dr. Agrimar Santa Cruz Montenegro, professor universitário aposentado da UFPB, 1ª edição de 2009, 441 páginas, pela Gráfica e Editora Santa Clara, da cidade de Santa Rita (PB), sendo já no ano de 2010, lançado uma nova edição pela Idéia Editora Ltda, de João Pessoa.


O livro trata da evolução espiritual do Ser Humano, cujo autor Agrimar na sua humildade, divide com Agrícola Montenegro, já morando no Oriente Eterno, a árdua tarefa da pesquisa, da colaboração e do incentivo pela elaboração da brilhante peça de arquitetura.

No campo da pesquisa científica e filosófica, adentra, com propriedade, desde as pesquisas do átomo a períodos primários, dos versados filósofos hodiernos da física moderna aos incansáveis e destemidos sábios da antiguidade, das obscuras trevas do passado ao período de semi-luz, demonstrando o nosso destino claro e preciso da mudança de nosso planeta Terra, e da urgência de nossa mudança comportamental, moral e educacional.

O autor nos afirma: "Não somos profeta, mas algo diferente está acontecendo não se pode esconder." Em sua fala, na entrega do livro disse algo aparentemente óbvio, mas verdadeira e precisa: "Não façamos nada de errado, a Lei de ação e reação é precisa nos cobrará mais cedo ou mais tarde."

Agrimonte, enfatiza com propriedade, em seu trabalho, a natureza do papel do verdadeiro Maçom quando nos diz: "o Maçom não está no outro lado da Luz. Maçom, palavra simbólica que significa pedreiro, é a consciência latente, a luz interior que existe em cada corpo humano, independente de sexo ou religião. é o pedreiro construtor do nosso templo espiritual, a Luz interior que está na Alma, que, entretanto, para que possa transcender, depende exclusivamente de cada individuo. É a transposição do material para o espiritual, do ego para o Eu. É a iluminação. É este o significado de Maçonaria. Enquanto estamos apenas na construção do templo, somos simples buscadores iniciáticos.”

Podemos perceber, também, a veia poética do Autor ao registrar um soneto do Padre Antonio Tomaz, “Versos e reversos”. em que assim diz:


“Quando partimos no vigor dos anos,
na vida, pela estrada florescente,
as esperanças vão conosco à frente,
e os desenganos vão ficando atrás.

- Rindo e cantando, céleres e ufanos,
vamos marchando descuidosamente,
eis que chega a velhice de repente,
desfazendo ilusões, amtando enganos.

- Somente então nós vemos claramente
quanto a existência é rápida e fugaz,
e vemos que acontece exatamente
- ao contrário dos tempos de rapaz,
os desenganos vão conosco à frente,
e as esperanças vão ficando atrás.”

Destarte, o autor de Busca Iniciática, não tenha literalmente afirmado nas palavras e conceitos emitidos, entretanto, subjetivamente nos conduz aos conceitos emanados pelo salmista Davi, em seu salmo 37,(O fim dos maus e o fim dos bons) quando em sua sabedoria assim nos orienta:


“Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas que murcham. Confie em Deus, O Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja com no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja... Dentro de pouco tempo, os maus desaparecerão, você poderá procurá-los, porém não os encontrará.... O Senhor Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempo de aflição. O Senhor os ajuda e livra; e, porque eles procuram a sua proteção, ele os salva dos maus.”

Portanto, estamos convictos da profundidade dos conceitos emanados, pois são frutos de um trabalho árduo, profícuo de observação e experiência profissional, inerentes aos autores de "Uma Busca Iniciática", concedendo-nos uma oportunidade de ingressarmos em uma reflexão consistente, alegre e possível de alcançar.
Por fim, agradeço ao GADU a permissão de lê o livro "Uma Busca Iniciática" numa linguagem de fácil assimilação aos corações que busquem a Verdade.
Quem duvidar, é só estudar o compêndio acima citado.

Bom trabalho!
Do irmão maçom
Walter

Referências:
- Uma Busca Iniciativa - o desenvolvimento espiritual no ser humano - AGRIMONTE
- Bíblia - Sociedade Bíblica do Brasil - ano 2008 - Impresso na Gráfica da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário