quinta-feira, 22 de julho de 2010

POEMAS E REFLEXÕES

POEMA

Emily Dickinson

Não viverei em vão, se puder
Salvar de partir-se um coração,
Se eu puder aliviar uma vida
Sofrida, ou abrandar uma dor,
Ou ajudar exangue passarinho
A subir de novo no ninho –
Não viverei em vão.


Oh morte, não te orgulhes

John Donne


Oh Morte, não te orgulhes, pois ruim
Como dizem não és, medonha e forte;
Quem pensa que abateste, pobre Morte.
Não morre; nem matar podes a mim.
Se o sono, o teu retrato, agrada assim,
Contigo fluirá melhor a sorte;
E o bom, ao conhecer o teu transporte,
Descansa o corpo e se liberta enfim.
Serva de reis, destino, acasos e ânsia,
À droga, à peste e à guerra te associas;
E adormecem-nos ópios e magias
Mas que teu golpe. Então, por que a jactânia?
Um breve sono a vida eterna traz,
E vai-se a morte. Morte, morrerás.


"Existem algumas pessoas que precisam de anos, tanto de prática como de estudos, para se tornarem pessoas íntegras e de boa vontade".

“Odeio o homem que, como o Portal da Morte, diz uma coisa mas esconde outra em seu coração”, grita o angustiado Aquiles na Ilíada de Homero. Disse profeta Jeremias: “Percorram as ruas de Jerusalém, procurem e observem! Procurem nas praças, vejam se encontram um homem justo e que busque a verdade.”

É a honestidade que o filósofo Diógenes procurou em Atenas e Corinto, numa imagem perene: “Com lampião e lanterna, à luz do sol, procurei um homem honesto, mas nenhum pude encontrar”, conforme narrativa do século XVII.

DEUS


Casimiro de Abreu

Eu me lembro! Eu me lembro! – Era pequeno
E brincava na praia; o mar bramia
E, erguendo o dorso altivo, sacudia
A branca escuma para o céu sereno.
E eu disse a minha mãe nesse momento:
“Que dura orquestra! Que furor insano!
Que pode haver maior do que o oceano,
Ou que seja mais forte do que o vento?! –
Minha mãe a sorrir olhou pr’os céus
E respondeu: - “Um Ser que nós não vemos
É maior do que o mar que nós tememos,
Mais forte que o tufão! Meu filho, é – DEUS!”-

Nenhum comentário:

Postar um comentário