segunda-feira, 12 de julho de 2010

A FORMAÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

A FORMAÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM
Antonio Rocha Fadista, MI


QUESTÕES

- O QUE É RITO MAÇONICO?
- QUAIS OS RITOS RECONHECIDOS PELAS POTÊNCIAS NO BRASIL?
- QUAL A ORIGEM DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO – REAA?
- QUAIS OS CARGOS EM LOJA, NO REAA?
- QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DOS DIVERSOS CARGOS EM LOJA?
- PODEM OS AApr.’. e CComp.’. OCUPAR CARGOS EM LOJA?


RESPOSTAS

1. - RITO MAÇÔNICO

É o conjunto de regras e preceitos com os quais se praticam as cerimônias e são comunicados os sinais, os toques, as palavras, e todas as instruções secretas dos Graus.
Cada Rito tem a sua autoridade reguladora e sua hierarquia própria, e os atos emanados de seus dirigentes são obrigatórios apenas para os maçons que o praticam.
Os Ritos são dirigidos com total independência e separação, uns dos outros, por um Corpo Superior ou Oficina Chefe do Rito. No caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, o nome deste Alto Corpo é Supremo Conselho do Grau 33.


2. - RITOS RECONHECIDOS PELO GOB, PELAS GRANDES LOJAS E PELO GOI

- Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA
- Rito Moderno ou Francês
- Rito de York
- Rito Adonhiramita
- Rito Brasileiro
- Rito de Schroder

3. - ORIGEM DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO – REAA


Este Rito é composto por trinta e três Graus, sendo três os Graus Simbólicos e trinta (do quatro ao trinta e três) os Graus Superiores ou Filosóficos.
Na história deste Rito encontram-se originalmente sete Graus, depois vinte e cinco, trinta e dois e, finalmente, trinta e três.
Em 1751 alguns Irmãos se separaram da Grande Loja de Londres e fundaram uma Grande Loja rival, sob a constituição da Loja de York. Estes dissidentes deram à Grande Loja de Londres o nome de Grande Loja dos Modernos, e deram para si o nome de Grande Loja do Regime (ou Rito) Escocês Antigo. Mais tarde, tendo sido reconhecidos pelas Grandes Lojas da Escócia e da Irlanda, eles acrescentaram à palavra Antigo a expressão “e Aceito”. Esta é a origem do nome Rito Escocês Antigo e Aceito, cuja origem está situada na França, nas Lojas fundadas pelos adeptos dos escoceses Stuart destronados na Inglaterra.


- OS CARGOS EM LOJA, NO REAA


Venerável Mestre - Primeiro Vigilante - Segundo Vigilante – Orador – Secretário – Tesoureiro – Chanceler - Mestre de Cerimônias – Hospitaleiro - Primeiro Diácono - Segundo Diácono - Primeiro Experto - Segundo Experto - Cobridor Interno - Cobridor Externo - Porta-Estandarte - Porta-Bandeira - Porta-Espada - Mestre de Harmonia -Mestre de Banquetes – Arquiteto.
Normalmente, possuem Adjuntos os cargos de Orador, Secretário, Chanceler, Tesoureiro, Hospitaleiro e Mestre de Cerimônias. Algumas Lojas podem ter também o 3º Experto.


- ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS, NO REAA


Venerável Mestre: como líder de seus Irmãos, compete-lhe dirigir a Loja, com serenidade, equilíbrio e senso de justiça. Como principal órgão administrativo da Oficina, nomeia membros da administração e comissões, fiscaliza a escrituração da Loja, inicia e confere Graus, procede à apuração de qualquer eleição ou escrutínio, decide questões de ordem, destina os papéis a ele encaminhados, assim como o expediente da Secretaria, assina o Livro de Atas, distribui sindicâncias, encerra o Livro de Presença, autoriza despesas ordinárias, apresenta relatórios de sua Administração, organiza e controla as discussões dos assuntos em pauta, com o máximo de isenção, mas com pulso firme.

1º Vigilante: além de substituir o Vem.’. Mestre em seus impedimentos e faltas, dirige a sua Coluna de obreiros, transmitindo as ordens do Venerável aos obreiros e ao 2º Vigilante, e encaminhando ao Venerável as informações do 2º Vigilante e dos outros obreiros (Cobridor, Hospitaleiro, Mestre de Cerimônias). Também pede ao Venerável a palavra para os obreiros de sua Coluna, dá-lhes as instruções e solicita aumento de salário para os Companheiros.

2º Vigilante: substitui o Venerável durante o impedimento concomitante deste e do 1ºVigilante. Substitui o 1º Vigilante, dirige os obreiros de sua Coluna, solicitando a palavra para eles, dando-lhes as instruções e solicitando aumento de salário dos Aprendizes.

Orador: como guarda da lei e representante do Ministério Público Maçônico, deve zelar pelo fiel cumprimento da Constituição e das leis, coibindo e denunciando, se for necessário, os eventuais abusos. Verifica a regularidade dos documentos, lê leis e decretos, dá as suas conclusões, exclusivamente do ponto de vista legal, sobre qualquer proposta, e produz as peças de arquitetura nas solenidades.


Secretário: redige as atas, procede à sua leitura e, depois da aprovação, as assina juntamente com o Venerável. Trata da expedição e recebimento de toda a correspondência, expede convites para as Sessões, passa certificados e certidões, organiza o Quadro de Obreiros, faz todas as comunicações solicitadas pelo Venerável ou pela Oficina, guarda e mantém em dia os livros de atas dos três Graus, além do livro de eleições e de matrícula dos Obreiros.

Tesoureiro: arrecada as receitas da Loja, pagando todas as despesas. Mantém o livro caixa em dia e apresenta um balanço, pelo menos a cada semestre. Funciona como depositário dos metais recolhidos pelo Hospitaleiro, apresenta no início do ano fiscal a proposta orçamentária, e zela pelo patrimônio financeiro da Loja.

Chanceler: é o depositário do timbre e do selo da Loja. Deve manter o livro de registro de todas as peças que tenha timbrado e selado. Mantém os Livros Negro e Amarelo. Zela pelo livro de presenças, que fica em sua mesa, e mantém o registro das presenças dos obreiros.

Mestre de Cerimônias: encarregado do cerimonial deve acompanhar todos os que se deslocam em Loja (com exceção dos Diáconos e do Hospitaleiro). Faz parte de todas as Comissões que introduzem autoridades e visitantes ilustres. Faz circular a Bolsa de Propostas e Informações, faz assinar, a quem de direito, a ata da sessão anterior e demais papéis que devam ser assinados. Conta os votos dos obreiros presentes, anuncia ao Venerável o resultado da votação, e apresenta o livro de presença aos retardatários.

Expertos: compete-lhes substituir os Vigilantes, desempenhar nas iniciações as funções contidas nos Rituais, e auxilia o Cobridor no telhamento de visitantes.
Hospitaleiro: faz circular a Bolsa do Tronco de Beneficência, ou de Solidariedade, cuida de toda a parte assistencial da Loja, propondo auxílios e zelando para que não sejam desvirtuados. Visita os obreiros enfermos, mantém um livro de receita e despesa e organiza o balanço semestral.

Cobridores (Interno e Externo): compete-lhes zelar pela segurança interna e externa do Templo, certificando-se da qualidade maçônica de todos os que se apresentem à porta do Templo. Devem também evitar que os obreiros abandonem o Templo sem a devida permissão do Venerável.

Diáconos: tratam da ornamentação e da preparação do Templo para as Sessões, devendo tratar com o Tesoureiro tudo o que envolva despesas, mantendo o livro de carga, onde lançarão os objetos a seu cargo.

Porta Bandeira: conduz, nas Sessões designadas, o Pavilhão Nacional, de acordo com o protocolo das Obediências.

Porta Estandarte: compete-lhe guardar e conduzir o estandarte da Loja, que deverá ficar guardado em um escrínio; só quando a Loja é declarada aberta é que ele alça o Estandarte, colocando-o depois em lugar bem visível, no Oriente. Quando a Loja é declarada fechada, ele recolhe o Estandarte e guarda-o

Mestre de Harmonia: deve cuidar de toda a trilha musical das Sessões tanto as eminentemente maçônicas quanto as abertas ao público (brancas), zelando também pela manutenção dos aparelhos de som necessários ao desempenho do seu cargo.

Mestre de Banquetes: compete-lhe promover os ágapes fraternais, bem como as Lojas de Mesa solsticiais (banquetes ritualísticos), providenciando tudo o que for necessário.

6º - Tanto os Aprendizes quanto os Companheiros não podem ocupar cargos em Loja. Somente quanto na falta de Irmãos do quadro é que poderão ser substituídos por Companheiros ou Aprendizes os seguintes cargos: Mestre de Harmonia, Experto ( sem entrar no oriente ) e Arquiteto.

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2002
Antonio Rocha Fadista – M.’.I.’.

6 comentários:

  1. Prezados,
    Em relação aos Apr e Comp ocuparem cargos em Loja, digamos que seja o de experto, pergunto: ao circular o S.P.I ou Tronco, deve o M.Cerimonias colher a inform ou óbulo no mesmo nível que um mestre, ou seja, ao vestir a insígnia de Experto, ele se torna um MM. A circulação deve considerar a coleta dos MM, pulando o Comp que está como experto, e depois retornar a ele para colher como comp, ou deve ser coletado junto como se MM fosse.
    Se possível qual literatura devo ler para me embasar para um trabalho sobre este assunto. Resposta para paulof.furtado@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. QQu.´. IIr.´., em relação a sexta questão existe um equívoco, pois para abrir uma Loja são necessários no mínimo 7 IIr.´. dos quais pelo menos 3 sejam MMestr.´. e o restante dos cargos de oficiais podem ser preenchidos por AApr.´. ou CC.´. como na ocasião a Loja não possui MMestr.´. suficientes, cabe ao Ven.´. M.´. exigir que exerçam este cargo no Oc.´.. Em suma, não consta em nenhuma bibliografia da Ordem algo que impeça este membros de exercerem tais cargos.

    T.´. F.´. A.´.

    ResponderExcluir
  3. O cobridor interno ou guarda do templo no rito escoces antigo e aceito ele fica com a espada em punho toda vez que fica de pé ou só quando está trabalhando? A.'.P.'.

    ResponderExcluir
  4. Na composição da Loja na falta de tres mestres, podemos colocar os companheiros em que cargos? E os aprendizes? Eles poderão exercer qualquer cargo no Ocidente?
    E quem substitui, no caso, o MM.Cerimonia, se for um companheiro, quando for ao Oriente? Quem recolhe o S.P.II?. e Solidariedade?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wálter! Somos da ARLS LUZ DE SÃO JOÃO, 750 - GLESP
    Sabemos que ainda é uma novidade, mas existe no Brasil ainda mais um rito reconhecido, praticado por nossa Loja. O nome do Rito é

    RITO SÃO JOÃO ou RITO JOANINO

    É um rito muito bonito, mas ainda pouco praticado. Só era usado pela Ressurrectio, agora há mais Lojas praticando, mas ainda somos poucas.

    Receba um TFA!

    ResponderExcluir
  6. Quase me esqueço: visite nosso site

    www.luzdesaojoao.mvu.com.br !

    ResponderExcluir