segunda-feira, 1 de outubro de 2018


PEDREIROS X MAÇONS OPERATIVOS

Para que se possa bem compreender o que se segue, é importante lembrar que a palavra Maçom vem do inglês Mason e do francês Maçon, todas significando Pedreiro. Mas faço aqui distinção entre Pedreiro e Maçom Operativo. Nem todo Pedreiro era um Maçom Operativo, mas todo Maçom Operativo era Pedreiro, ou seja, os Maçons Operativos eram pedreiros profissionais dedicados a construção de edificações, mas com o diferencial de estarem congregados em uma corporação do ofício, com suas histórias lendárias, fundamentos morais e obrigações; com seus segredos profissionais e que, com o passar do tempo, com a decadência dessas corporações, passaram a admitir pessoas não profissionais, os “aceitos”, que, tornando-se maioria, deram origem à Maçonaria Especulava, de “Pedreiros” construtores de seu Eu e da Sociedade. Ora, os Pedreiros surgiram muito antes de qualquer tipo de organização operária e, portanto, não havia uma Maçonaria. 

Segundo uma lenda Maçônica pouco conhecida, depois de expulso do Éden, Caim se uniu a Lebuda, gerando Enoque (Gênesis 4:17), que ensinou os homens a talhar a pedra, reunir-se em sociedade e construir seus edifícios. 

Foi, então, o primeiro Maçom? Não! Foi o primeiro Pedreiro! Depois o ofício de pedreiro foi se disseminando e temos a construção bíblica da Torre de Babel (Gênesis 11:9), evidentemente construída por Pedreiros. Maçons? Não! Pedreiros. 

E as monumentais pirâmides egípcias, que sobrevivem até os nossos dias, foram construídas por Maçons? Não! Por pedreiros! E chegamos a construção do Templo de Salomão, por Fenícios da cidade estado de Tiro, por um acordo entre o rei Salomão e o Rei Hiram. Esses fenícios eram Maçons? Não! Pedreiros. Passamos para os construtores de palácios e templos da antiga Grécia. Eram Maçons? Não! Pedreiros. Nas Américas, Maias, Incas e Astecas construíram templos e pirâmides. Eram Maçons? Não! Pedreiros! 

Em Roma surgem as primeiras organizações de Pedreiros, os Collegia artificum e os Collegia fabrorum, criados por Numa Pompilio. Eram Maçons? Não! E as organizações eram Maçonaria? Não! Chegamos então à Idade Média, em que a sociedade era feudal e criam-se as corporações de ofício de artesãos e de certas profissões, como as de alfaiates, chapeleiros, cuteleiros, sapateiros, seleiros, lenhadores, carpinteiros e pedreiros, entre outros. Invariavelmente, essas corporações possuíam seus segredos profissionais e praticavam rituais de recepção de calouros, de cunho mais ou menos espiritual, em que se mesclavam práticas vulgares, por vezes obscenas, grosseiras e com paródias de ritos religiosos, sendo certo que não há como se comparar essas práticas com as dos pedreiros, verdadeiros Maçons Operativos, a quem o conhecimento da Geometria lhes conferia um enobrecimento intelectual. 

Além disso, ao que se saiba, a única corporação que tinha o privilégio de circular livremente entre os diversos feudos era a dos Pedreiros (Maçons Operativos), daí a denominação Freemason em inglês e Franco-Maçom em francês, pois seus principais clientes eram a nobreza e a Igreja, para a construção de castelos, palácios, templos e catedrais. Sobreviveram desse período medieval alguns manuscritos com os estatutos dessas diversas corporações operárias, daí se conhecer algumas de suas práticas. 

No caso dos Pedreiros (Maçons Operativos), esses manuscritos são denominados tecnicamente pela Maçonaria Especulativa de Old Charges, Antigas Obrigações, Antigos Deveres, Antigas Constituições ou Constituições Góticas. A Carta de Bolonha é uma Old Charge? É um manuscrito de Maçons Operativos? Por sua antiguidade (1248), modernamente vem sendo considerado um documento da Maçonaria Operava. Todavia, nele não encontramos as principais características das outras Old Charges. O que contém a Carta de Bolonha? História lendária? Geometria? As Sete Artes e Ciências Liberais? Referência a algum tipo de segredo profissional? Não! Encontram-se apenas regras a serem cumpridas não só pelos mestres pedreiros como também pelos mestres carpinteiros, com penalidades monetárias para quem não as cumpria, redigida por um tabelião, por determinação do magistrado (prefeito) de Bolonha, ou seja, um estatuto meramente organizacional dos mestres pedreiros e mestres carpinteiros e válida somente para Bolonha. 

O Poema Regius, escrito entre 1356 e 1400, é que é uma verdadeira Old Charge, pois contém inúmeras práticas e regras que foram legadas à moderna Maçonaria Especulava.
Ir.·. Almir Cruz M.'.M.'.

FONTE: ARGBLS AMPARO DA VIRTUDE 0276  Jornal do Aprendiz Ano X- nº 134 - 30 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário