sábado, 18 de agosto de 2018


DESAFIOS DO PRIMEIRO VENERALATO

Nós só morremos, quando somos simplesmente esquecidos...! Analogia - O mês de outubro tem significado muito especial para a nossa A.R.L.S.'. Prof. Raimundo Rodrigues, nº. 726 (GLESP). É um mês digno de ser rememorado, pois, marca reminiscências significativas da vida desse homem bom, filósofo, sábio, eminente escritor maçônico, brilhante maçom, Professor Raimundo Rodrigues. Ele nasceu (26), foi a óbito (03), comemorou muitas vezes, o “Dia do Professor” (15), pelo exercício dessa nobre atividade por toda sua vida profissional. Nesse dia (10) a Loja Maçônica que o adotou como Patrono, entra em pleno gozo de seus direitos, após ser habilitada com Carta Constitutiva Definitiva e solenemente ter instalado e dado posse ao seu primeiro Venerável Mestre. Prof. Raimundo Acreano Rodrigues de Albuquerque queremos oferecer um presente que reflita nosso desejo de agradar vosso espírito e que mostre de maneira apropriada nosso orgulho por tê-lo como PATRONO. Receba, pois, nossa melhor oferta que é o nosso próprio coração, oferecido com humildade e amor. Ex-Venerável – dezoito meses foram suficientes para um punhado de maçons, em conjunto, isentos de vaidade e de exibicionismo, como “raízes à procura d!água”, fundarem sua Loja Maçônica, receberem suas Cartas Constitutivas Provisória (18/05/2011) e Definitiva (junho/2012) e eleger seu novo Venerável Mestre. Hoje estamos homenageando nosso Patrono, os Obreiros e todos os Amigos da Loja, esses que formam o chão sobre o qual se pode caminhar.
Queremos pedir perdão ao nosso Patrono e aos Irmãos, pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão pelos momentos que vivemos sem entusiasmo, também pela oração que aos poucos fomos adiando, por todos os nossos esquecimentos, descuidos e silêncios, novamente lhe pedimos perdão.

Mestre perdoe-nos porque a dádiva de exibir com orgulho o vosso nome em nosso estandarte é muito maior que nossas forças para suportar os fardos uns dos outros. Pouco mais de um ano e meio é muito pouco para que uma Loja adentre todos os corações, nos planos da vida, de maneira voluntária, consciente e permanente.

Mestre! Fizemos o que pudemos. Reconhecemos que nem sempre praticamos o que nossa alma e coração ordenavam. Mas a missão do Venerável Mestre foi sempre a voz de comando mais forte: Prometo cumprir criteriosa e imparcialmente todos os deveres que me forem impostos, com todas as energias e inteligência de que disponho, durante o período para o qual fui eleito...! Obrigado pelo que foi possível e pelo o que não foi.

Fomos visitados por maçons amigos que compartilharam conosco a fraternidade, o trabalho, a dor, a alegria, a vida que vivemos cada dia com otimismo e bondade, levando a compreensão e paz, neste mundo onde lutamos para atingir essa grandeza. Novo Venerável – Um novo período se inicia pleno de oportunidades para que os Obreiros e a Loja prossigam suas atividades idealistas. Dia 10/10/2012, é realizada a Sessão Magna de Instalação e Posse do iluminado Ir.'. ABDALLAH KHALED NETO, primeiro Venerável Mestre eleito, após o recebimento da Carta Constitutiva Definitiva. Renovam-se esperanças. Para o maçom, a esperança é uma certeza, no que respeita ao lado espiritual da vida. Uma pessoa sem esperança, sem aspiração de prosperidade, vive num ambiente estreito e limitado. Os Veneráveis obtém melhores resultados quando sabem inspirar esperança na expectativa de alcançar crescente progresso na Maçonaria. A esperança é a última ansiedade que fenece. Cumprimentamos a Loja pela justa escolha desse seleto homem de caráter íntegro, sério, maçom que honra nossa Ordem. Parabéns ao digno Irmão referencial, pela missão de maior relevância assumida. Dele se requer virtudes, atitudes, competência, tolerância, sabedoria, humildade, trabalho e harmonia, e condições de bem se relacionar com as demais Lojas Irmãs e com a Obediência.

Esta é a hora de dizermos: Meu Irmão posso ajudar em alguma coisa? Estamos convencidos que sim. A vida da Loja é muito intensa. Estar preso ao passado não permite que se conecte com possibilidades futuras. Tudo que um dia fez parte da vida, teve um motivo e um sentido divino para ser.
O contraditório – Disse Oscar Wilde: “Egoísmo não é viver a nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos”. Também o contraditório faz parte da ordem natural das coisas. Existe a possibilidade de algum dos integrantes, candidato de si mesmo, não se deixar contrariar, passar a questionar, litigar, tornar-se objeto de discussão., ignorando o potencial, a competência dos novos Mestres. Aí, o esperneio, ou até a aparente ira, a brandir o punho cerrado, com os “olhos vendados”, deixando de ver o que todos vêem; mesmo tendo posse do saber, ignora o que sabe, não devido à sua ignorância, mas em razão do seu próprio saber. Tenta desqualificar, lança suspeita, hostiliza e joga “água fria” no ânimo daquele que se dedique a algum projeto ou se declare disposto vivamente a encetar medidas positivas. Pele de cordeiro - É bem verdade que, às vezes, é requerida força hercúlea para afastar o homem do atoleiro da falsidade, da ilusão, da ambição, do preconceito e das palavras que magoam, em prejuízo de muitos. Há também, o “desagregador”, criador da discórdia e do sofrimento. Sua atmosfera mental fica carregada de força destruidora. Vai à Loja com o sentimento de “angústia”, de obrigação, com ódio, melindres e ressentimentos para gerar culpa ou acusações ou tentar criar tensões nos demais e jamais se entende com os que divergem de suas opiniões.

Planta a semente da desintegração nos que são suscetíveis às suas influências. Sua mente se torna como uma nuvem escura que encobre a luz e o poder da verdade. A proporção dos danos causados pelo “desagregador” reduz o esforço do conjunto e atrasa o desenvolvimento da Oficina.

Lidar com essas diferenças é maior desafio e a grande barreira para todo Venerável Mestre. Não os condenem, por si se destroem. Egrégora – Para melhor descrevermos a importância do tratamento “Irmão”, é preciso mencionar a egrégora, atuação força-pensamento coletiva de pessoas reunidas num local, emitindo vibrações fortes e idênticas, pensamentos da mesma natureza, animado de força boa ou má, conforme o gênero dos pensamentos emitidos.

Cada Loja possui a sua egrégora. Em muitas Lojas se forma uma antiegrégora. É quando os Irmãos lá vão para aparecer, disputar primazia, brigar, discutir cargos, assumir a postura divina de donos da verdade, etc. Perdão – Perdoar (per e doar) significa dar-se a si mesmo. Perdoar é esquecer agressões; quem agride espera reação, para então levar avante a agressão; a investida não correspondida desarma o agressor; contudo, em Maçonaria, substitui-se essa Virtude pela Tolerância, que é a compreensão elevada sobre o ato agressivo. Quem “tolera” não se acovarda, nem deixa de se sensibilizar, porém compreende que o agressor obedeceu a impulsos que não conseguiu controlar, como a paixão e a emoção.

Não confunda Tolerância e Perdão com Covardia; ao contrário, é preciso muita coragem para enfrentar o agressor com armas tão frágeis e diferentes. O impulso de perdoar revela um caráter bem formado. Reflexão - Sabemos que o progresso é Lei que rege o Universo e a Vida; que as dificuldades representam prováveis ando contínuo aprimoramento; que o bem é meta a ser alcançada sempre e a oportunidade de amar e auxiliar o próximo para superar as provas e fases mais difíceis de nossa vida. Sabemos que somos todos irmãos em humanidade havendo o dever da fraternidade recíproca; que relacionamentos difíceis representam arestas a serem aparadas com determinação; que o perdão deve ser exercitado tantas vezes quantas forem necessárias; que perseverar no bom caminho é dever de todo maçom e que a valorização da vida é indispensável em todos os sentidos.

Contudo, os que recusam os “bons costumes”, que nada acrescentam de valores pessoais e espirituais, que se afastem de nosso convívio!

Considerações finais - Rogamos que continue nos inspirando bondade e alegria para que todas as pessoas que visitarem nossa Loja encontrem aqui o caminho maior, a melhor forma de descobrir em nós um pouquinho de nosso Patrono.

Ir.·. Valdemar Sansão-MM-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário