sábado, 24 de setembro de 2011

Quando é que um homem é maçom?



Fernando Paiva e seu Pai, exemplos de maçons.


Quando é que um homem é maçom?

"Quando pode olhar por sobre os rios, os morros e o distante horizonte com um profundo sentimento de sua própria pequenez no vasto panorama das coisas que o rodeiam e, assim mesmo, ainda conservar a fé, a coragem e a esperança - que são as raízes de toda a virtude. Que sabe que, no fundo do seu coração, todo homem é tão nobre, tão vil, tão divino, tão diabólico, e tão solitário como ele mesmo, e procura conhecer, perdoar e amar seu semelhante.

Quando sabe simpatizar com os homens em suas tristezas, sim, mesmo em seus pecados sabendo que cada homem luta duramente contra óbices em seu caminho.

Quando aprendeu como fazer amigos, e conservá-los, e, sobretudo, como conservar-se seu próprio amigo...

Quando nenhuma voz de desespero atinge seus ouvidos em vão e nenhuma mão procura sua ajuda sem obter resposta.

Quando achar um bem em toda fé que ajuda qualquer homem a ver coisas divinas e a perceber significações majestosas na vida, qualquer que seja o nome desta crença...

Quando conservar a fé em si mesmo, em seus companheiros, em seu Deus; em sua mão uma espada contra o mal, em seu coração um pouco de canção - satisfeito por viver mas não temendo de morrer! Tal homem encontrou o único real segredo da Maçonaria, aquele que ela procura transmitir ao mundo inteiro".

Joseph F. Newton - The Builders

Nenhum comentário:

Postar um comentário