segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Com a instituição da Maçonaria na Europa, a mesma se espalhou rapidamente e entrou em Portugal, através um escocês de nome Gordon, era muito frequentada por franceses e ingleses além lógico, dos portugueses.

Durante o governo de D. José I, a Maçonaria trabalhava sem problemas ,mas em 1777 com a subida ao trono de D.M aria I, a Maçonaria foi perseguida sem tréguas e em 1817 foi proibida em Portugal e suas Colônias.

O grande número de independências acontecidas nas Américas, que ocorreram a partir do século XVII , sempre tiveram a Maçonaria em seu cerne, pois eram as Lojas frequentadas por homens que cursaram as Universidades Européias e tinham como ponto de partida a Revolução Francesa, que mudou o mundo com seu ideário Maçônico: Liberdade, Igualdade ,Fraternidade.

Na Loja Grande Reunião Americana localizada em Londres, foram iniciados: Simon Bolívar ,que libertou a Venezuela,Colômbia ,Equador e Peru; San Martin, militar argentino que participou da Independência da Argentina,Chile e Peru ; e O’Higgins, que libertou o Chile.

Lembrando que todos os libertadores das colônias americanas eram Maçons começando por George Washington.

Portugal e Espanha colonizaram e dominaram a metade do mundo mormente na América do Sul e não tinham pessoas com experiência para administrarem as Colônias, o que contradizia com os burgueses, que vinham da Europa e eram bem preparados, inclusive politicamente.

O processo de Independência do Brasil foi bem longo. Descoberto em 1500, fomos explorados em nossas riquezas :pau brasil , ouro ,diamantes e outras. Neste processo, tivemos diversos movimentos todos com participação de Maçons, tais como:

Conjuração ou Inconfidência Mineira em 1789,

Conjuração Baiana em 1798 ,sob influência da Loja Cavalheiros da Luz ;

Revolução Pernambucana em 1817 ,nitidamente de origem Maçônica, teve o envolvimento de cerca de sessenta padres muito deles Maçons.

Todas foram duramente reprimidas. A mais importante sem dúvida, foi a Inconfidência ou Conjuração Mineira, que levou Tiradentes à morte sendo enforcado e depois esquartejado.

A Independência do Brasil tem sua marca inicial na vinda da família Real para o Brasil no ano de 1808.

D.João no ano de 1815, elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, acabando com o Período Colonial e isto trouxe ao Brasil, enormes avanços em todos os campos (cultural,financeiro ,comercial entre outros).

Os portugueses cansados de assistirem à decadência econômica de Portugal, iniciaram uma revolução na cidade do Porto(1820), que culminou com a expulsão dos ingleses e impuseram sérias exigências à D.João VI. Para não perder o Trono, D.João VI retorna a Portugal em 26 abril de 1821 ,deixando D.Pedro como Príncipe Regente.

Muito jovem e sem experiência alguma, logo se viu rodeado de uma elite pensante quase toda formada de Maçons.

Em 1821 preocupadas com a situação do Brasil, as Cortes Portuguesas baixaram dois decretos. Um fazia retornar o Brasil a situação de Colônia e outro, que exigia o retorno imediato de D.Pedro a Portugal.

No dia 24 de dezembro de 1821, foi feito um forte pronunciamento contra as Cortes Portuguesas, redigido pelo Maçom José Bonifácio de Andrada e Silva.

Em 9 de janeiro de 1822, na sala do Trono, foi realizado um manifesto conjunto de cariocas , mineiros e paulistas. No entanto, antes de ler o pronunciamento ,o Maçon José Clemente Pereira, Presidente do Senado da Câmara, fez um discurso inflamado e contundente, pedindo que o Príncipe Regente ficasse no Brasil.Depois de ouvir o Príncipe responde:- “estou pronto diga ao povo que fico”.

Os Maçons Fluminenses, resolveram sob a liderança de Joaquim Gonçalves Ledo e por proposta do Brigadeiro Domingos Alves Munis Barreto, conceder ao Príncipe Regente, o titulo de Defensor Perpétuo do Brasil, oferecido pela Maçonaria e pelo Senado.

Logo depois, é assinado um Decreto em que as Leis emanadas por Portugal só seriam cumpridas , depois de serem autorizadas por ele (Príncipe Regente). Este decreto, foi aconselhado pelo Maçon. José Bonifácio de Andrada e Silva (Ministro do Reino e de Estrangeiros).

Em junho de 1822, os Maçons José Clemente,Gonçalves Ledo e Januário Barbosa, convenceram D .Pedro a convocar uma Assembléia Constituinte .Era um grande avanço em busca da Independência. D.Pedro ao longo do funcionamento da Assembléia, desetendera-se com seus integrantes e dissolveu -a , outorgando a Primeira Constituição em 1824.

No dia 17 junho de 1822, a Loja Maçônica “ Comércio e Artes na Idade do Ouro “, resolve criar mais duas Lojas pelo desdobramento de seu quadro de Obreiros. Por sorteio, foram fundadas as Lojas “Esperança de Niterói” e “União e Tranqüilidade” ,possibilitando assim a criação do Grande Oriente Brasiliano ou Brasílico, que depois deu origem ao Grande Oriente do Brasil.

José Bonifácio foi eleito Grão-Mestre. Como 1º Vigilante, Gonçalves Ledo, tendo como Grande Orador o Padre Januário Barbosa. O objetivo principal das Lojas, era só Iniciar ou filiar quem fosse comprometido com a causa da Independência.

Por proposta de José Bonifácio, foi iniciado o Príncipe Regente, que adotou o nome de Guatimozim (último Imperador Azteca), passando a fazer parte da Loja Comércio e Artes.Foi elevado à Mestre no dia 2 de agosto e empossado Grão Mestre no dia 4 de outubro, em uma manobra puramente política.

O Príncipe Regente se dirigiu a S.Paulo, tendo como finalidade apaziguar descontentes com as medidas tomadas. Fez a viagem vagarosamente e no dia 5 de setembro de 1822, foi a Santos, de onde regressou na madrugada do dia 7.

Encontrava-se na Colina do Ipiranga, quando recebeu correspondência enviada por seu Primeiro Ministro José Bonifácio. Ao ler as cartas, pronunciou as seguintes palavras:

”As Cortes perseguem-me. Chamam-me com desprezo de rapazinho e brasileiro.Verão agora, quanto vale o rapazinho.De hoje em diante, estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero do governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal”.

Podemos afirmar que os Maçons e a Maçonaria, tiveram uma enorme responsabilidade no episódio da Independência do Brasil e sem duvida, as raízes da acácia prepararam o terreno e o fato teve a proteção de sua sombra.

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1786011















Nenhum comentário:

Postar um comentário