sábado, 27 de agosto de 2011

DIA DO MAÇOM

P.S.: A pedido de muitos Irmãos que participaram da festa da Maçom, publicamos os dados dos homenageados e fotos quando os mesmos discursavam agradecendo a Comenda.







Cerimonial de entrega das Comendas “Venerável Doca Pereira” a cinco maçons sousenses que se destacaram no cumprimento de suas obrigações maçônicas e a duas personalidades que pelo seu trabalho benemérito é motivo de merecidas honrarias pela Maçonaria.

Sousa 20.08.2011.

Boa Noite!

Meus Senhores, Minhas Senhoras e a todos os irmãos de ideal Maçônico.

Desejamos expressar os nossos mais profundos sentimentos de gratidão pela justa e especial deferência em homenagear a:



1 - Esse homenageado ele não tem esperança em Deus ele tem certeza da justiça de Deus, representando para mim um exemplo de magistrado sereno, mas enérgico; humilde, mas altivo e humano em suas decisões; simples, mas íntegro. É uma pessoa comprometida com a qualidade do trabalho que realiza e, acima de tudo, com a diferença que irá fazer na vida das pessoas que confiam na sua habilidade em promover a justiça com lisura de um julgador imparcial.

O destaque está no seu trabalho benemérito a frente do “Natal Diferente”, atendendo aproximadamente duas mil famílias na cidade de Sousa há mais de 9 anos.

Merecedor da Comenda: Bernardo Antonio da Silva Lacerda, profissão Juiz de Direito da Comarca de Sousa. Natural de Sousa (PB).
Entrega a Comenda pelo maçom Walter
Bernardo Antonio discursando.



2 - Equivocadamente buscam solução na ilusória e cruel dependência do álcool e das drogas químicas que estão sobrepujando em todos os espaços de lazer, trabalho, educação secundária e acadêmica, e, principalmente, na área da mais sublime das Instituições da face da Terra; a família.

Vale lembrar, que os Códigos Divinos estabelecem que somente através do AMOR se possa haurir paz e atingir metas felizes para si e para o próximo.

Por essa razão, ao lado das terapêuticas mais preciosas, o AMOR junto aos pacientes de qualquer enfermidade produz resultados insuspeitados.

A maçonaria observou, presenciou o excelente trabalho de amor e disciplina de Lanusia, aos usuários de droga, na instituição Jesus Perola Preciosa, há mais de treze anos de trabalho ininterrupto na reabilitação dos usuários de drogas. .

Na verdade, estamos nos referindo a valorosa Maria Lanusia da Costa Silva, natural de Pombal, digna de nossos aplausos..

Entrega a comenda Sizenando.

Lanúsia agradece a homenagem.




Maçons homenageados:
A Maçonaria surge para levar o homem à felicidade, por intermédio da sabedoria e do amor, demonstrando-lhe a imortalidade da alma, sua evolução e seu papel na vida. Vem mostrar que o egoísmo e o orgulho são as chagas da humanidade, que a prendem ao materialismo, tirando-lhe a esperança no futuro e a alegria em viver.

Santo Agostinho ensinava: “Mas, lembrai-vos bem de que o Cristo renega como seu discípulo, todo aquele que só nos lábios tem a caridade.

Não basta crer; é preciso, sobretudo, dar exemplos de bondade, de tolerância e de desinteresse, sem o que estéril será a vossa fé.”



3 - Vamos falar de um Mestre em todas as acepções imagináveis da palavra Mestre, cientista e estudioso do Direito, professor universitário de respeitabilidade ilibada, pai de família exemplar, jamais se locupletou com o poder da toga, na qual estava investido, foi para mim exemplo de um magistrado sereno, mas enérgico; humilde, mas corajoso; simples, mas íntegro.

 
É verdade, já perceberam que estamos falando do respeitável mestre maçom da Calixto Nóbrega, Jarismar Gonçalves de Melo, juiz de Direito aposentado e professor aposentado da UFCG, natural de Ipaumirim

Entrega a comenda José Soares Coelho


O maçom Jarismar enfatiza a sublime Maçonaria.




4- Serve de exemplo para todos nós pelo zelo com que vivencia a maçonaria, sendo, sobretudo, respeitado pela sua opinião sensata. Todos conhecem o empenho do irmão da Vale para promover a justiça, a beneficência na maçonaria e a todas as entidades e/ou pessoas que buscam o seu auxílio.Conhecido como o irmão que chega, quando todos já se foram. Fraternidade é questão de honra para o irmão homenageado.

Na verdade estamos nos reportando ao irmão Juscélio Trajano de Sousa, empresário, natural de Sousa, grau 33 da maçonaria, pertencente à Loja Vale do Piranhas - São Gonçalo.

Em virtude de viagem à João Pessoa em companhia de seu sogro enfermo não compareceu e autoriza o irmão IRAILDO para receber a Comenda a que faz jus.

Entrega a comenda Assis de João da Penha.
Iraildo justifica ausência do valoroso Juscélio.



5 - Cativou os irmãos da Calixto Nóbrega, pela sua urbanidade, humildade, simplicidade e o amor que demonstra pela Ordem Maçônica. Obreiro assíduo da Loja Maçônica Fraternidade e Trabalho, sempre prestigia com sua presença a Loja Calixto Nóbrega, fato que cativou aos maçons da Calixto.

Seu nome é Luis Alves Timóteio, Mestre em carpinteiro, ofício do pai do nosso Senhor e Mestre Jesus, além de Mestre na Maçonaria. Natural de Cajazeiras (PB),

Entrega a comenda Chico Lima


Luis realiza brilhante homenagem em favor da Ordem.





6 - Com relevantes serviços prestados à Ordem Maçônica, maçom antigo, destacou-se pela maneira vibrante, intransigente na harmonia dos trabalhos maçônicos e apaixonado quando se trata dos assuntos da ORDEM. Sendo um defensor incansável na questão dos postulados da maçonaria.

Trata-se de Sezino Queiroga de Oliveira, empresário, nascido em São Francisco, à época distrito de Sousa, portanto Sousense de nascimento, Maçom e past máster da Loja Lindolfo Pires

Entrega a comenda o irmão Olimpio, irmão de sangue e irmão maçom.

Sezino discursa enfatizando o papel de verdadeiro Maçom.




7 - Maçom no verdadeiro sentido da palavra, obreiro incansável da Loja Maçônica União Sousense, destacou-se como um pacificador, juntamente com Emanuel, Pontes, Iraildo e Chico Lima, conseguiram unir as forças maçônicas de nossa cidade, apenas praticando o salmo 133, da Bíblia Sagrada.

Falamos de José Evânio da Costa Siebra, veterinário e professor, natural de Araripe (CE),

Entrega a comenda Emmanuel


O pacificador Siebra agradece a homenagem, destacando o
compromisso de elevar templos a virtude.







SALMO 133



Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla de suas vestes. Como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor a benção e a vida para sempre.

Feliz dia do Maçom!

Parabéns a todos os maçons presentes.

Um comentário: