sábado, 11 de junho de 2011

SALMO 133



Titulo do Artigo – SALMO 133

A\R \L\S\24 de Junho N° 2747 - Piracicaba – SP

Objetivo: Trabalho para Tempo de estudo

Autor: Wagner Mendes Passos M\M \

Referencias:

Os textos foram extraídos das obras de Frederico Guilherme Costa "O Grau de Aprendiz " Rizzardo de Camino , "O Aprendizado Maçônico".

Texto do Irm\ José Castelani

Biblia Sagrada - Gênesis e Êxodo, Salmos, Evangelho Segundo S. Joâo

A união é a mola mestra para o bom êxito em todo empreendimento. Nos negócios gera sucesso. Numa família unida, a paz, a tranqüilidade e a harmonia reinante no lar, refletem, beneficamente, na educação dos filhos, vendo o amor trasbordante dos pais.



"Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba de Arão e desce para a gola de suas vestes.
É como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre".



Para a Maioria dos historiadores, o livro dos Salmos é uma reunião de cânticos e louvores ao Senhor, e que provavelmente foram escritos por Davi, Asafe e Salomão, para Moises, a ele e aos filhos de Core, no décimo século antes de Cristo.

O termo Salmos vem do grego Psalmos e significa poema cantado com acompanhamento de instrumentos musicais. Já no hebraico essa denominação significa o livro dos Louvores, com um total de 150, sendo a maioria deles, 73 atribuídos a Davi. João Ferreira de Almeida é o responsável pela tradução das Sagradas Escrituras para a língua Portuguesa.

Considerado como o mais conhecido dos tradutores entre nos, resume, com precisão, as propriedades desses louvores: "enquanto alguns Salmos celebram a criação e outros acontecimentos históricos, uma seção particular de toda historia: os Salmos 104-106 que começam com a criação, e termina com o cativeiro" De qualquer modo, os Salmos incluem um vasto conteúdo de profecias messiânicas relativas ao sofrimento de Cristo.

Por todos esses fatores é que a abertura e a leitura do Livro Sagrado no Primeiro Grau de Aprendiz, é feita na parte central do livro, justamente no Salmo 133, também denominado Salmo do Peregrino, quando ressalta a excelência do amor fraterno.

É a peregrinação que o Maçom faz para refrigerar a sua alma; para alimentar o seu corpo espiritual; para fortalecer a sua vida. É acima de tudo, a representação da trilogia maçônica:

Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Para os hebreus temos os Salmos, enquanto para os seguidores das doutrinas orientais existem os Mantras, e para os esotéricos os Mantras e os Sons Vocálicos etc...

Contudo, não é suficiente apenas ouvir sua leitura; ou sua entoação é preciso que as palavras sejam aceitas e compreendidas não só no plano físico como no plano psíquico.

1. Oh quão bom e quão suave é viverem os irmãos em união!

2. É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce para a barba, a barba de Aarão, e que desce a orla de suas vestes;

Verificamos, que não é qualquer óleo, mas sim um óleo precioso. E chegamos ao nome do Sacerdote Aarão. Citado nos capítulos 28 a 30 do segundo livro do Velho Testamento (Êxodo), Deus escolhe Aarão e seus filhos para o sacerdócio, determinando o modelo, o material para a confecção das vestes e demais elementos que seriam usados para o ofício

sacerdotal. No capítulo 30, versículos 22 a 33, a descrição dos elementos que deveriam compor o "óleo precioso": Em 1 him (6 litros) de óleo de oliva, 500 siclos da mais pura mirra, 250 siclos de canela aromática, 250 siclos de cálamo aromático, 500 siclos de cássia e mais especiarias, tudo composto por um mestre perfumista.

Diz um historiador que estas especiarias custavam caríssimas, pois procediam de diversas regiões e de outros países. Depois de feita e mistura, passava tudo por um processo de refinamento e depuração, de modo que os seis litros iniciais, se resumiam, no final, em cerca de 600 gramas. Ao que se saiba, não há perfume hoje que custe tão caro! Além disso, o óleo precioso era para ser usado unicamente pelo Sacerdote, para santa unção, uma única

vez por ano, quando o Sumo Sacerdote adentrava o Santo dos Santos. E quem se atrevesse a compor um perfume como aquele, seria extirpado do meio do povo. (vs. 33). A fórmula era segredo da tribo de Levi, a tribo dos sacerdotes e transmitida às gerações seguintes. Dizem que quando o sacerdote vertia algumas gotas sobre sua cabeça, a fragrância se exalava por todo o ambiente, por muito tempo e até o pátio externo.

3. É como o orvalho do Hermon, que desce sobre o Monte Sião: Porque ali o Senhor derrama a sua benção e a vida para sempre! Procuremos analisa-las e desvendar o seu verdadeiro sentido, já que essas palavras inspiradas por Davi foram escritas no décimo século antes da era cristã. E em sua primeira estrofe ouvimos com emoção:

"Oh quão bom e quão suave é viverem os irmãos em união” Inicia o cântico com uma exclamação de regozijo; é a preparação para a disposição de serem-lhes aceitas as palavras.

É o extravasamento da ansiedade que cada um tem, para glorificar ao Senhor; é a prece que o Orador faz, ao ler com toda veneração a Palavra de Deus, que esta sobre o Altar do Templo.

Quem as ouve, toma parte dessa exclamação; ela é penetrante e soa aos ouvidos, como um despertar. As vibrações atinge os quatro cantos da Loja, envolve todos os irmãos, que se sentem inicialmente unidos, porque participam do jubilo.

Eis aqui a primeira lição daquele que devera ser o Eterno Aprendiz. A união que faz o fraterno pela Iniciação. Toda subida como saída de nossos irmãos do cativeiro babilônico parecem a primeira vista, dolorosos, porem a visão do alto Monte é o premio da Liberdade.

Ciro liberta o povo eleito da Babilônia. Os irmãos em União caminham para Jerusalém.

O Aprendiz suporta o cativeiro da Câmara de Reflexão e começa sua viagem na direção da Jerusalém Celeste, guiado e exaltado pelos louvores da promessa suave e boa da União Interior. A dor do cativeiro não se compara com a alegria da libertação na excelência ao amor fraternal. O Versículo dois nos diz: "É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce para a barba, a barba de Arão, que desce a orla de suas vestes". Sabemos que

aquele que é ungido com o azeite, passa a portar as virtudes alquímicas deste transmutador que, junto com o Mercúrio nos fará compreender o Sal da Vida e o significado solar do enxofre divino.

Os Patriarcas tinham profunda consideração pela barba, atributo do varão, que com ela, mostrava toda a sua dignidade. Não somente ter a barba, mas cuida-la, pois não o fazendo, poderia ser considerado em estado de loucura. Era costume beijar a barba de um amigo.

Ofensa grave era cortar parte ou toda a barba de alguém.

Vemos, deste modo, que o óleo do ungido desce sobre a dignidade do sacrificador, sua barba, a barba de Aarão ate a orla de suas vestes. Observemos que o óleo antes de descer a orla das vestes de Aarão, deslizou pela barba, mas inicialmente derramado sobre sua cabeça, a Sede da Mente.

Colocado sobre a cabeça, em quantidade generosa esse óleo descia atingindo as barbas:

os homens de meia idade e de idade avançada cultivavam longas barbas; era o caso de Aarão, irmão de Moises, da tribo de Levi e também iniciado nos antigos mistérios, atuando em todos os eventos mágicos realizados por ocasião da retirada do povo israelita da escravidão do Egito. E finalmente, o versículo 3 revela: "É como o orvalho de Hermon, que desce sobre o Monte Sião : Porque ali o Senhor derrama a sua benção e a vida para sempre!" O Óleo retratado neste Salmo é comparado ao "Orvalho de Hermon". O monte

Hermon tem o significado hebraico de consagrar.

É o pico mais elevado do Ante Líbano, situado ao sudeste dos Libanos Orientais; separado desses Libanos por um profundo vale que avança para o Sul, onde tem inicio a Serra de Hermon. Sua forma é circular e abrange uma superfície de 30 quilometros.

O Hermon por se manter coberto de neve o ano inteiro, desprende o orvalho que, constantemente, à noite, beneficia as regiões áridas. E os ventos que vem do Mediterrâneo conduzem esse orvalho a longas distancias para regiões áridas como Israel, Palestina, Líbano e adjacências, constituindo-se, assim, como uma benção. Assim, quando o Salmo 133 diz que o orvalho de Hermon desce sobre o Monte de Sião significa que abrange a todo Israel. A união dessas bênçãos faz com que o povo se una em amor fraternal, para que a vida lhes seja boa e agradável. É evidente que esse exemplo, embora vindo das longínquas terras bíblicas, pode ser aproveitado por todos, e em especial pela Maçonaria, que tomou o Salmo 133 como ponto de partida para o reino da felicidade. Poderíamos afirmar: "Como é bom e agradável sermos Maçons!"

É nesse clima, nessa situação de religiosidade, de consagração, aos pés do Monte Hermon, é que o Senhor ordena a sua benção e a vida, não como ato isolado, mas para sempre ou seja, para a Eternidade.

(Só que a leitura do Salmo, no REAA, é absolutamente incorreta, sendo, apenas, mais uma invenção brasileira , copiada da Grande Loja de NY, que só trabalha no Rito de York (americanizado) No REAA , em todo o mundo, abre-se o livro no Evangelho de S. João e são lidos os versículos 1 a 5 do 1º Capítulo) (O triunfo da luz sobre as trevas ).

José Castellani

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO

Capítulo 1 - O Verbo nas suas relações com DEUS

Versículo 1° No principio existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Versículo 2° Ele estava no principio com Deus.

Versículo 3° Todas as coisas foram feitas por ele; e sem ele nada foi feito.

Versículo 4° Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não o receberam.

Versículo 5° Houve um homem enviado por Deus que se chamava João.

Gênesis

1 Criação do mundo

Versículo 1° No principio Deus criou o ceu e a terra,

Versículo 2° A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas

Versículo 3° E Deus disse: Exista a Luz. E a luz existiu,

Versículo 4° E Deus viu que era ela boa; e separou a luz das trevas.

Versículo 5° E chamou a luz de dia e as trevas de noite



EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO

1No princípio existia o Verbo;

o Verbo estava em Deus;

e o Verbo era Deus.

2No princípio Ele estava em Deus.

3Por Ele é que tudo começou a existir;

e sem Ele nada veio à existência.

4Nele é que estava a Vida

de tudo o que veio a existir.

E a Vida era a Luz dos homens.

5A Luz brilhou nas trevas,

mas as trevas não a receberam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário