terça-feira, 14 de junho de 2011

MISSÃO, METAS E RUMOS DAS LOJAS NA ATUALIDADE


Loja Maçônica União Constante


MISSÃO, METAS E RUMOS DAS LOJAS NA ATUALIDADE

 



Muito se discute sobre qual seria o verdadeiro papel da Maçonaria nos dias de hoje. Não mais se admite apenas viver de glórias do passado.

Devemos sim olhar o passado, mas somente para aprendermos com ele e projetarmos um futuro melhor, como disse M.Gandhi. E não para ficarmos nostalgicamente, e apenas, glorificando mártires, fatos e atos pretéritos, em inércia de atuação na Humanidade que tanto necessita de nós, e cada vez mais, pois ainda encontra-se mergulhada na escravidão da ignorância, da corrupção e outros, cujos combates e guerras ainda existem para serem pelos Maçons travados, embora seja sabido que a Maçonaria está longe de dar a última palavra sobre o assunto.

Por isso, acredito que, como nos elucidou o Ir.'. Anatoli Oliynik Dyn, desenvolver um claro Projeto de Metas e Missão da Loja e dos seus OObr.'. representa apresentar uma metodologia que oriente e prepare a Loja e os Maçons para enfrentar os desafios existentes, preparando as bases para disseminação de uma nova filosofia de atuação, pois "Quando a Loja tem um senso claro do seu objetivo, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o Maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da Maçonaria.", o que certamente contagia e motiva para se estudar, compreender e cumprir com os desígnios de nossa Sub.'.Ord.'., que não pode ser vista apenas como sendo de filantropia ou beneficência, muito menos como um Clube Social ou de Serviço, pois, certamente é muito mais que isso.

Talvez esteja na prática e no desenvolvimento de um Projeto a verdadeira Motivação, com Claros Objetivos e Orientações que faltam aos IIr.'. que se deixam abater pela "perda de tempo" e reuniões "desmotivadoras" e "sem conteúdo", cujo conceito os leva a deixar a Ordem e o nosso Frat.'.convívio em Irmandade.

Cultura Maçônica é muito importante e deve ser disponibilizada a todos, pelo bem da própria Instituição e de seus Membros. Mas a prática dos nossos desígnios não deve ficar relegada ao distante passado. Podemos não mais viver uma Ditadura no Governo, mas é certo que ainda temos muitos Coronéis e Ditadores, Políticos, Empresários e Patrões, usurpadores do povo, que sugam a Humanidade e a mantém na escravidão, a bem de seus mesquinhos interesses.

E o que nos falta para sermos melhores Maçons? Verdadeiros Líderes? Ou Orientadores mais preparados, bem dispostos e melhor organizados?

Assim, para a necessária Transformação e Evolução da Maçonaria, das Lojas e dos OObr.'., adequando-os às necessidades atuais da Humanidade e os preparando para cumprirem o seu papel, penso que devemos meditar e refletir sobre o assunto, considerando:

Valores = Quem somos?
Visão = Para onde estamos indo?
Missão = Em que negócio estamos?
Diretrizes = Como nos orientamos?
Estratégias = Como faremos e que caminho seguiremos?
Objetivos e Metas = Em que temos que nos concentrar?

Nesse contexto, Caríssimos IIr.'., qual é o Perfil do Novo Maçom e da Maçonaria Atual ???


Rodrigo Oliveira, M.'. M.'.
ARLS Pedreiros da Liberdade, n° 79, Florianópolis- Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário