sexta-feira, 22 de abril de 2011

O LIVRO DA LEI E A MAÇONARIA


O LIVRO DA LEI E A MAÇONARIA


O livro da lei é o símbolo de Lei moral que cada Maçom deve respeitar e seguir; representar a filosofia que cada um adota ou a Fé que anima e governa os homens. Sem a presença do livro da Lei, indispensável nas sessões maçônicas, a Loja não seria justa, nem regular.



Baseado nele; em REIS III - está a edificação de nossos Templos, e nossos instrumentos, adornos e demais objetos, assim como nossos trabalhos, num puro simbolismo, sem escopo religioso lembram as passagens bíblicas. A seguir, citaremos neste modesto trabalho de pesquisas que estribado no livro da Lei, como tivemos oportunidades de citar, é o símbolo da Lei moral que cada maçom deve seguir e respeitar. A seguir temos os seguintes exemplos:



A Bateria

 
À porta do Templo (PP.·.) está escrito em Lucas, capítulo 11, versículo 09: “Batei e serei atendido... Pedi é recebereis... Procurai e encontrareis... E o vers. 10 diz: “Pois todo aquele que pede, recebe... O que busca encontra... E a quem bate, abrir-lhe-se- á...”.



A Iniciação

Está escrito em Isaías, cap. 42, vers. 16: “Encami-nharei os cegos para a estrada que não sabes. Fá-los-hei andar por veredas que sempre ignoraram. Mudarei as trevas diante deles em luz e os caminhos tortuosos em direitos”.

Na Iniciação, a Purificação pela Água e Pelo Fogo

Está escrito em Isaías, cap. 43, vers. 02: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás nem a chama arderá em ti”.

O Iniciado Nem Nú, Nem Vestido



Está escrito em Êxodo, cap. 03, vers. 05: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra Santa”. Ainda está escrito em Isaías, capítulo 20, vers. 03: “Então disse o Senhor: Assim como Isaías, meu servo, andou três anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia?”



A Espada Flamígera



Na consagração, o Ven.·., por três vibrações ou por três fagulhas do fogo divino (simbolicamente), proclama maçom o iniciado depois de receber a luz. Assim, o Ven.·. transmite ao Obr.·. a chama iniciática. Simbolicamente morto para o mundo profano, o iniciado adquire uma nova alma que o habilita a uma nova vida. A vida maçônica está escrita em Gênesis, cap. 03, vers. 24: “E expulso do homem, colocou querubins ao oriente do Jardim do Éden, e o refulgir de uma espada que se resolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”.



O Sigilo Maçônico



Está escrito em REIS III, cap. 06, vers. 07: “Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreira, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam”.



A Pedra Bruta



Está escrito no 1 Livro - Epístola de Pedro, cap. 02, vers. 04 e 05: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim. pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.



A Taça Sagrada



Está escrito em Salmos, cap. 75, vers. 08: “Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, dele dá a beber; servem-nos até as escórias, todos os Ímpios da terra”.



O Amor ao Próximo



O ritual do primeiro grau é abundante de amor ao próximo. Está escrito no 1 Livro - Epístola de João, cap. 03, vers. 11: “Porque a mensagem que ouviste desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros”.



Os Três Passos do Aprendiz



Os passos em esquadria significam que o passo é justo, é reto. Isto quer dizer que a retidão é necessária a quem deseja vencer na ciência e na virtude. Está escrito em Isaías, cap. 26, vers. 07: “A Vereda do justo é plana; tu que é justo, aplanas a vereda do justo”.



A Necessidade de Sete IIr.·. para uma Loja Perfeita



Está escrito em Provérbios, cap. 09, vers. 01: “A sabedoria edificou a sua casa e lavrou as suas sete colunas”.



Maçom Inimizado ou Não Reconciliado com seu Ir.·. Não Deve Entrar em Loja



Está escrito em Matheus, cap. 05, vers. 23 e 24: “Se lembraras que teu Ir.·. tem alguma coisa contra ti, dei-xa perante o altar tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu Ir.·. e então voltando, faze a tua oferta”.

Os Maçons Desejam Paz Universal



Está escrito em Isaías, cap. 02, vers. 04: “Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações, estes converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”.



O Olho Que Tudo Vê



Está escrito em Salmos, cap. 34, vers. 15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos a seu clamor”.



A Benef.·. Maç.·.



Está escrito em Matheus, cap. 06, vers. 02 e 03: “Quando pois, deres esmola, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu porém ao dares a esmola, atua mão esquerda o que faz a tua direita”.



A Transmissão da Palavra Sagrada


Segundo a lenda, quando da construção do Templo de Jerusalém, a palavra dos Mestres era possuída por três personagens que tinham o poder de comunicá-las de maneira que a ausência ou desaparecimento de um só dentre eles tornava esta comunicação impossível. E, efetivamente, uma loja não pode ser aberta sem o concurso de três Mestres. Está escrito em Jô, cap. 04, vers. 12: “Uma palavra me foi dita em segredo e os meus ouvidos perceberam o sussurro dela”.

 
Assim, meus IIr.·., vimos que o Livro Sagrado guia o Maçom para a verdade, conduz seus passos para a felicidade, indicando-lhe todos os deveres a que o homem é obrigado.

Que o G.·.A.·.D.·.U.·. nos ilumine e guarde

Ir.·.Milo Bazaga
Extraído da Revista Maçõnica

2 comentários: