terça-feira, 26 de abril de 2011

AS INCONSOLÁVEIS DE RAMADAM


AS INCONSOLÁVEIS DE RAMADAM

NA CIDADE DE NIANPOR, NA ÍNDIA, VIVIA OUTRORA UM SÁBIO HINDU QUE SE TORNOU FAMOSO PELO CONHECIMENTO QUE TINHA DAS CRENÇAS E COSTUMES DE TODOS OS POVOS.

CHAMAVA-SE CAVIRA, O BRAGAVAM. UM DIA CAVIRA E SEU FIEL DISCÍPULO LARIMASSEM, ESTAVAM PASSEANDO NA FLORESTA, QUANDO VIRAM UM BARULHO ENSURRECEDOR. O DISCÍPULO ASSUSTADO DISSE:

- MESTRE, FORÇAS DEMONIACAS DEVEM ESTÁ NESTA FLORESTA.

– MEU FILHO, NA VIDA TUDO É SIMPLES E MUITO NATURAL.

ESTE BARULHO QUE ESTAMOS A OUVIR SÃO OS LENHADORES QUE ESTAM OBRIGANDO OS ELEFANTES A CARREGAREM TORAS DE ÁRVORES E O BARULHO DA FOLHAGEM É O QUE ESTAMOS A OUVIR.

MAS ADIANTE, ELES VIRAM OS ELEFANTES LEVANDO AS TORAS.

- ESTÁ VENDO, MEU FILHO, NA VIDA TUDO É SIMPLES E NATURAL.

MAS ADIANTE, ELES ENCONTRAM TRÊS MULHERES ENCHARCARDAS EM LÁGRIMAS.

MESTRE, ALGO DE MUITO TERRÍVEL DEVE TER ACONTECIDO COM ESTAS MULHERES.

MEU FILHO, ESTAS MULHERES CHORAM POR MOTIVOS SIMPLES E NATURAIS, FRUTO DA NATUREZA FEMININA.

VEJAMOS A PRIMEIRA MULHER: POR QUE CHORAS?

AH! SENHOR, MEU MARIDO NÃO QUER ESPANCAR-ME, RECURSA A MALTRATAR-ME, É POR ISSO QUE CHORO.

MESTRE, QUE ABSURDO, ONDE JÁ SE VIU CHORAR POR UM MOTIVO DESSES?

VEJAMOS A SEGUNDA MULHER.

PORQUE CHORAS? OH! INFELIZ? AH! SENHOR SOU LASMINA, FILHA DE ABDUR BEM RAMEDE, A MULHER MAIS INFELIZ DO MUNDO. MEU MARIDO NÃO QUER CASAR COM OUTRA MULHER.

ESTE MOTIVO É MUITO MAIS ABSURDO QUE O PRIMEIRO. ESTA MULHER QUER QUE SEU MARIDO TENHA OUTRA.

MEU FILHO, NA VIDA TUDO É MUITO SIMPLES E NATURAL. VEJAMOS A TERCEIRA.

POR QUE CHORAS? AH! SENHOR CASEI-ME UNICAMENTE POR INTERESSE, NÃO NUTRO PELO MEU MARIDO NENHUM AFETO, NENHUM SENTIMENTO. AGORA SOUBE QUE ELE TEM MENOS DE UMA SEMANA DE VIDA. PEDI QUE ELE ME REPUDIASSE, DESSE-ME O DIVÓRCIO, MAS ELE PENALIZADO COM A SORTE DE MINHA FAMÍLIA, NÃO ACATOU MEU PEDIDO. E, AGORA, ELE VAI MORRER E EU VOU FICAR VIÚVA. É POR ISSO QUE EU CHORO.

MESTRE, QUE ABSURDO, SE ELA CASOU POR INTERESSE. POR QUE QUER DIVORCIASSE? NOTANDO A APREENSÃO DO DISCIPULO O MESTRE ESCLARECEU:

A PRIMEIRA MULHER É DO PAQUISTÃO, SEGUNDO UMA ANTIGA LEI, O MARIDO QUE BATE NA MULHER TEM QUE DÁ A ELA A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO, JÓIAS E VESTIDOS CUSTOSOS. COMO ELE NÃO A ESPANCA, ELA NÃO PODE EXIGIR DELE AS JÓIAS E OS VESTIDOS. LOGO ESTA MULHER CHORA POR UM MOTIVO SIMPLES E NATURAL. CHORA POR VAIDADE.

- A SEGUNDA MULHER É UMA MAOMETANA, COMO SABEMOS OS MULÇUMANOS PODEM TER ATÉ QUATRO ESPOSAS. COMO ELA É A ÚNICA, QUER QUE O SEU MARIDO ARRUME OUTRA PARA QUE ELA POSSA DIVIDIR COM ELA OS AFAZERES DOMÉSTICOS E CONSERVAR-SE BELA E FORMOSA PARA O HOMEM QUE ELA AMA.

E A TERCEIRA MULHER, MESTRE.

A TERCEIRA MULHER É MAIS SIMPLES AINDA, É UMA HINDU CUJAS SEITAS RELIGIOSAS SÃO INTOLERANTES. SEGUNDO A LEI, O MARIDO QUANDO MORRE É QUEIMADO NA FOGUEIRA E A VIUVA TEM QUE SE JOGAR NA FOGUEIRA, JUNTO COM ELE. COMO ELA NÃO O AMA NÃO SE SENTE COM CORAGEM PARA FAZER TAL SACRIFÍCIO. LOGO ESTA MULHER CHORA POR UM MOTIVO SIMPLES E NATURAL. CHORA PORQUE TEM MEDO DA MORTE. E HAVERÁ MOTIVO MAIS SIMPLES E NATURAL QUE O INSTINTO DE CONSERVAÇÃO DA VIDA.

Do livro HISTORIA DE MALBATAAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário