AS INCONSOLÁVEIS DE RAMADAM
NA CIDADE DE NIANPOR, NA ÍNDIA, VIVIA OUTRORA UM SÁBIO HINDU QUE SE TORNOU FAMOSO PELO CONHECIMENTO QUE TINHA DAS CRENÇAS E COSTUMES DE TODOS OS POVOS.
CHAMAVA-SE CAVIRA, O BRAGAVAM. UM DIA CAVIRA E SEU FIEL DISCÍPULO LARIMASSEM, ESTAVAM PASSEANDO NA FLORESTA, QUANDO VIRAM UM BARULHO ENSURRECEDOR. O DISCÍPULO ASSUSTADO DISSE:
- MESTRE, FORÇAS DEMONIACAS DEVEM ESTÁ NESTA FLORESTA.
– MEU FILHO, NA VIDA TUDO É SIMPLES E MUITO NATURAL.
ESTE BARULHO QUE ESTAMOS A OUVIR SÃO OS LENHADORES QUE ESTAM OBRIGANDO OS ELEFANTES A CARREGAREM TORAS DE ÁRVORES E O BARULHO DA FOLHAGEM É O QUE ESTAMOS A OUVIR.
MAS ADIANTE, ELES VIRAM OS ELEFANTES LEVANDO AS TORAS.
- ESTÁ VENDO, MEU FILHO, NA VIDA TUDO É SIMPLES E NATURAL.
MAS ADIANTE, ELES ENCONTRAM TRÊS MULHERES ENCHARCARDAS EM LÁGRIMAS.
MESTRE, ALGO DE MUITO TERRÍVEL DEVE TER ACONTECIDO COM ESTAS MULHERES.
MEU FILHO, ESTAS MULHERES CHORAM POR MOTIVOS SIMPLES E NATURAIS, FRUTO DA NATUREZA FEMININA.
VEJAMOS A PRIMEIRA MULHER: POR QUE CHORAS?
AH! SENHOR, MEU MARIDO NÃO QUER ESPANCAR-ME, RECURSA A MALTRATAR-ME, É POR ISSO QUE CHORO.
MESTRE, QUE ABSURDO, ONDE JÁ SE VIU CHORAR POR UM MOTIVO DESSES?
VEJAMOS A SEGUNDA MULHER.
PORQUE CHORAS? OH! INFELIZ? AH! SENHOR SOU LASMINA, FILHA DE ABDUR BEM RAMEDE, A MULHER MAIS INFELIZ DO MUNDO. MEU MARIDO NÃO QUER CASAR COM OUTRA MULHER.
ESTE MOTIVO É MUITO MAIS ABSURDO QUE O PRIMEIRO. ESTA MULHER QUER QUE SEU MARIDO TENHA OUTRA.
MEU FILHO, NA VIDA TUDO É MUITO SIMPLES E NATURAL. VEJAMOS A TERCEIRA.
POR QUE CHORAS? AH! SENHOR CASEI-ME UNICAMENTE POR INTERESSE, NÃO NUTRO PELO MEU MARIDO NENHUM AFETO, NENHUM SENTIMENTO. AGORA SOUBE QUE ELE TEM MENOS DE UMA SEMANA DE VIDA. PEDI QUE ELE ME REPUDIASSE, DESSE-ME O DIVÓRCIO, MAS ELE PENALIZADO COM A SORTE DE MINHA FAMÍLIA, NÃO ACATOU MEU PEDIDO. E, AGORA, ELE VAI MORRER E EU VOU FICAR VIÚVA. É POR ISSO QUE EU CHORO.
MESTRE, QUE ABSURDO, SE ELA CASOU POR INTERESSE. POR QUE QUER DIVORCIASSE? NOTANDO A APREENSÃO DO DISCIPULO O MESTRE ESCLARECEU:
A PRIMEIRA MULHER É DO PAQUISTÃO, SEGUNDO UMA ANTIGA LEI, O MARIDO QUE BATE NA MULHER TEM QUE DÁ A ELA A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO, JÓIAS E VESTIDOS CUSTOSOS. COMO ELE NÃO A ESPANCA, ELA NÃO PODE EXIGIR DELE AS JÓIAS E OS VESTIDOS. LOGO ESTA MULHER CHORA POR UM MOTIVO SIMPLES E NATURAL. CHORA POR VAIDADE.
- A SEGUNDA MULHER É UMA MAOMETANA, COMO SABEMOS OS MULÇUMANOS PODEM TER ATÉ QUATRO ESPOSAS. COMO ELA É A ÚNICA, QUER QUE O SEU MARIDO ARRUME OUTRA PARA QUE ELA POSSA DIVIDIR COM ELA OS AFAZERES DOMÉSTICOS E CONSERVAR-SE BELA E FORMOSA PARA O HOMEM QUE ELA AMA.
E A TERCEIRA MULHER, MESTRE.
A TERCEIRA MULHER É MAIS SIMPLES AINDA, É UMA HINDU CUJAS SEITAS RELIGIOSAS SÃO INTOLERANTES. SEGUNDO A LEI, O MARIDO QUANDO MORRE É QUEIMADO NA FOGUEIRA E A VIUVA TEM QUE SE JOGAR NA FOGUEIRA, JUNTO COM ELE. COMO ELA NÃO O AMA NÃO SE SENTE COM CORAGEM PARA FAZER TAL SACRIFÍCIO. LOGO ESTA MULHER CHORA POR UM MOTIVO SIMPLES E NATURAL. CHORA PORQUE TEM MEDO DA MORTE. E HAVERÁ MOTIVO MAIS SIMPLES E NATURAL QUE O INSTINTO DE CONSERVAÇÃO DA VIDA.
Do livro HISTORIA DE MALBATAAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário