quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Principios ocultos de saúde e cura





Extraído do livro "Princípios de saúde e cura", de Max Hendeil páginas 54 a 56


As comidas e as bebidas que nutrem o corpo devem ser, ao mesmo tempo, a fonte primária das substâncias calcáreas, matérias terrosas que o sangue vai depositando em todo o sistema, causando a decrepitude e finalmente a morte. Para sustentar a vida física é necessário comermos e bebermos, mas como há muitas espécies de comidas e bebidas, devemos estabelecer, à luz dos fatos acima mencionados, quais são as que contêm a menor quantidade possível dessa substância destrutiva. Se descobrimos esses alimentos, ser-nos-á possível aumentar nossa vida, pois, do ponto de vista oculto, é desejável viver o maior tempo possível em cada corpo denso, especialmente depois que nos tenhamos iniciado no Caminho. São precisos tantos anos para educar cada corpo em que moramos, durante os anos da infância e da juventude, até que o Espírito possa pelo menos obter algum controle sobre ele, que quanto mais tempo pudermos ter um corpo já adaptado e obediente aos impulsos do Espírito, tanto melhor. Daí ser muito importante que o discípulo consuma alimentos e bebidas que contenham o mínimo de substâncias endurecedoras e que ao mesmo tempo mantenham ativos os órgãos excretores.



A pele e o sistema urinário são os salvadores do homem, evitando-lhe uma morte prematura. Não fosse por esses órgãos que eliminam a maior parte das substâncias terrosas absorvidas com os alimentos, ninguém viveria mais de dez anos.



Calcula-se que a água corrente, não destilada, que toda pessoa consome em forma de chá, café, sopa, etc., contém carbonatos e outros compostos calcáreos que em quarenta anos, formariam um sólido bloco de cálcio ou de mármore, do tamanho de um homem. É também, digno de nota que embora o fosfato de cálcio seja encontrado na urina dos adultos, não se encontra na das crianças, porque nestas, a rápida formação dos ossos requer a retenção desse sal. Durante o período da gestação, existe muito pouca substância terrosa na urina da mãe, porque quase toda ela é empregada na formação do feto. Em circunstâncias comuns porém, esta matéria terrosa é encontrada na urina dos adultos, e a isso se deve o fato de a vida alcançar a duração que tem atualmente.


A água não destilada, tomada internamente, é o pior inimigo do homem, mas usada exteriormente, é seu melhor amigo, pois mantém os poros da pele abertos, facilita a circulação do sangue e evita sua estagnação, que é a causa dos depósitos do mortal fosfato de cálcio.



Harvey, o descobridor da circulação do sangue, disse que a saúde denota uma circulação livre, enquanto que a enfermidade é o resultado de obstrução na circulação do sangue.



A banheira é um grande auxiliar na manutenção da saúde do corpo e deve ser usada constantemente pelo aspirante à vida superior. A transpiração, sensível ou não, expele mais substâncias terrosas do corpo do que qualquer outro agente.



Enquanto se forneça combustível e se mantenha o fogo isento das cinzas, continuará queimando. Os rins são importantes na função de lançar fora as cinzas do corpo, mas apesar da grande quantidade de substâncias terrosas arrastadas pela urina, sempre fica bastante, em muitos casos, para formar areias e até pedras na bexiga, causando terríveis sofrimentos e até a morte.



Ninguém deve se enganar acreditando que a água fervida contém menos substâncias calcáreas. A crosta que se forma nas paredes do recipiente em que é fervida, foi ali deixada pela água evaporada, que escapou em forma de vapor. Se se condensar esse vapor, teremos água destilada, que constitui um elemento importantíssimo para manter o corpo sempre jovem.



Na água destilada não existe, absolutamente, a menor quantidade de substâncias terrosas, como também não existe na água da chuva, na neve ou no granizo (a não ser que a tenha apanhado no contato com o telhado, etc.) mas o café, o chá ou sopa, feitos com água comum, por mais fervida que seja, não estão isentos das substâncias terrosas; pelo contrário, quanto mais fervida tenha sido a água, tanto mais carregada de depósitos ficará. Os que sofrem de enfermidades urinárias não deveriam beber jamais água que não fosse destilada.


Quanto aos alimentos sólidos, podemos dizer, de forma geral, que todos os legumes e verduras frescas e as frutas maduras, contêm a maior proporção de substâncias nutritivas e a mínima de substâncias terrosas.


O alimento adequado, tomado a tempo e nas circunstâncias apropriadas, não somente cura como evita as enfermidades.



Supõe-se, geralmente, que o açúcar ou as substâncias sacarinas são prejudiciais à saúde, especialmente para os dentes, causando cáries e dores de dentes. Isto é verdade só em certas circunstâncias. É prejudicial em algumas enfermidades, como na biliosidade e na dispepsía, ou se o mantemos muito tempo na boca, como as balas, mas se é usado com parcimônia, durante a boa saúde, e se aumentamos seu consumo gradualmente conforme o estômago for se acostumando ao seu emprego, ver-se-á que é muito nutritivo. A saúde dos negros melhora enormemente durante a colheita da cana, apesar do aumento de trabalho em que implica. Isto é atribuído à sua indulgência pelo doce caldo de cana. O mesmo pode ser dito dos cavalos, vacas e outros animais que vivem nessas localidades, que gostam muito do melaço que se lhes dá. Engordam muito durante a safra, e seu pêlo se torna brilhante e suave. Os cavalos que são alimentados com cenouras cozidas, durante algumas semanas, ficarão com o pêlo suave e lustroso como seda, devido aos sumos sacarinos desse vegetal. O açúcar é um artigo dietético nutritivo e benéfico e não contém cinzas de nenhuma espécie.



As frutas constituem a dieta ideal. Na realidade, as árvores e as plantas as produzem para induzir o animal e o homem a comê-las a fim de que suas sementes se disseminem, como as flores atraem as abelhas com propósitos similares.


As frutas frescas contêm água da mais pura e da melhor qualidade, capaz de espalhar-se pelo organismo de forma maravilhosa. O suco de uvas é um solvente maravilhoso. Estimula a fluidez do sangue, abrindo caminho através dos capilares já secos e obstruídos, sempre que este processo não esteja muito avançado. Mediante uma cura de suco de uva sem fermentar, as pessoas de olhos fundos e de pele enrugada, ficam louçãs e radiantes. A permeabilidade aumentada permite ao Espírito manifestar-se mais livremente e com renovada energia.


Considerando o corpo, do ponto de vista estritamente físico, é o que poderíamos chamar um forno químico, sendo o alimento o combustível. Quanto mais exercício faz o corpo, tanto mais combustível necessita. Seria Ioucura que uma pessoa mudasse sua dieta normal, que durante anos a tem nutrido adequadamente, adotando o novo método sem pensar bem, antes no que seja melhor para si. Eliminar a cara da dieta normal das pessoas acostumadas com ela, minaria a sua saúde. A única maneira segura de proceder é experimentar e estudar as coisas primeiramente, usando o discernimento e a devida sensatez. Não se podem estabelecer regras fixas, pois a dieta é assunto tão individual como qualquer outra característica. Tudo o que se pode fazer é descrever a influencia de cada produto químico, deixando que o aspirante determine seu próprio método.



Nem devemos permitir que a aparência de uma pessoa influencie nosso julgamento a respeito de sua saúde. Geralmente são aceitas certas idéias com relação à aparência que deve ter uma pessoa saudável, mas não há nenhuma razão válida para tal opinião. O rosto rosado pode ser indício de saúde em um indivíduo e de enfermidade em outro. Não há nenhuma regra particular mediante a qual se possa saber se existe boa saúde, salvo o sentimento de bem-estar que é experimentado pelo próprio indivíduo, sem ter em conta sua aparência.



A água é o grande solvente.



O nitrogênio ou proteína é a substância formadora da carne, mas contém algumas substâncias terrosas.


Os açúcares ou hidratos de carbono são os principais produtores de força e energia.


As gorduras produzem calor e são armazenadoras de energia de reserva.



As cinzas são minerais, terrosas e obstruem o sistema. Não devemos temer que não as obtenhamos em quantidades suficiente para a formação dos ossos; pelo contrário, devemos cuidar de ingerir a menor quantidade possível.


A caloria é a unidade simples de calor. Uma libra de castanhas do Pará, por exemplo, contém 49,6 por cento de resíduos (cascas), mas o restante 50,4 por cento contém 1.485 calorias, o que significa que quase a metade do peso são resíduos, enquanto que o resto contém o número de calorias mencionado. Para conseguirmos a maior energia dos nossos alimentos, temos que prestar atenção ao número de calorias que contenham, pois delas conseguiremos a força necessária para realizar nossas tarefas diárias.



O chocolate é um dos alimentos mais nutritivos, mas o cacau em pó é um dos mais perigosos, pois contém quase três vezes a quantidade de cinzas que têm outros alimentos e geralmente dez vezes mais que a maioria. É um alimento poderoso, mas é também um poderoso veneno, pois obstrui o sistema mais rapidamente do que qualquer outra substância.


É claro que no princípio é preciso algum estudo para determinar a melhor alimentação, mas vale a pena, pois assegura saúde e longevidade e o emprego livre do corpo, permitindo nossos estudos e dedicação às coisas elevadas. Depois de algum tempo, a pessoa se familiariza tanto com o assunto que geralmente não precisa dar-lhe nenhuma atenção especial.


Deve-se lembrar, todavia, que nem todas as substâncias químicas contidas nos alimentos são utilizáveis para seu emprego no organismo, porque existem certas porções que o corpo se nega a assimilar.


Dos vegetais digerimos somente uns 83% das proteínas, 90% das gorduras e 95% dos carboidratos. Das frutas assimilamos 85% das proteínas, 90% das gorduras e 90% dos carboidratos.



O fósforo é o elemento particular mediante o qual o Ego pode exprimir o pensamento e exercer sua influência no corpo físico. Também é fato que a proporção dessa substância no corpo corresponde ao grau de inteligência do indivíduo. Os idiotas têm muito pouco fósforo, ao passo que os grandes pensadores têm muito. Também no Reino Animal o grau de consciência e inteligência está em proporção com a quantidade de fósforo contida no cérebro.


Por conseguinte, é da maior importância que o aspirante que usa seu corpo para trabalhos mentais e espirituais, forneça a seu cérebro a substância necessária para esse fim. A maioria dos vegetais e frutas contêm certa quantidade de fósforo, mas é curioso que a maior proporção seja encontrada nas folhas, que, em geral, são desprezadas. É encontrado em quantidade considerável nas uvas, nas cebolas, no feijão, no ananás, nas folhas e talos de muitas verduras, no caldo da cana de açúcar, mas não no açúcar refinado.


Em conclusão, cada aspirante deve escolher os alimentos que digira com mais facilidade, porque quanto mais facilmente os digira, tanto maior energia extrairá deles e tanto mais tempo passará sem que o organismo necessite novo suprimento. O leite nunca deve ser bebido como se bebesse um copo d'água. Tomado dessa maneira forma no estômago uma bola de queijo, quase impenetrável à ação do suco gástrico. Deve ser sorvido lentamente, porque assim irá formando pequenos glóbulos no estômago, que são facilmente assimilados. Os frutos cítricos são poderosos antissépticos e os cereais, especialmente o arroz integral, são antitóxicos de grande eficácia.

VEJA NO ENDEREÇO ABAIXO O LIVRO NA ÍNTEGRA.
http://www.fraternidaderosacruz.org/mh_podsec_port.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário