terça-feira, 13 de outubro de 2009

Testemunho do poder dos laços maçônicos

“O verdadeiro objetivo da Maçonaria pode resumir-se nestas palavras: apagar entre os homens os prejuízos de castas, as distinções convencionais de cor, origem, opinião e nacionalidade; aniquilar o fanatismo e a supertição; extirpar os ódios de raça e com eles o açoite da guerra. Numa palavra, chegar por livre e pacífico progresso a uma fórmula e modelo de eterna e universal justiça, segundo a tal todo ser humano possa desenvolver livremente as faculdades de que esteja dotado, e concorra cordialmente e com todas as suas forças para a felicidade comum da espécie humana, de modo que a humanidade inteira seja uma família de irmãos unidos pelo afeto, sabedoria e trabalho.”
History of Masonry, Rebold, pág 62.


“O mundo inteiro não é mais que uma república, da qual cada nação é uma família e cada individuo um filho. Sem derrogar nenhum dos diferentes deveres que requer a diversidade de Nações, a Maçonaria tende a criar um novo povo, composto de homens de distintas nacionalidade, mas ligados pelos laços da ciência, moral e virtude.”
Morals and Dogma, por Albert Pike, pág. 220.


Faz poucos anos estavam neste país muito agitados os ânimos pelo risco de que explodisse uma guerra entre nós e os Estados Unidos da América. Esse risco passou e jamais se reproduzirá em forma tão aguda. Por que? Porque a Fraternidade enviou à Inglaterra seu mais alto representante, o Grão-Mestre de Illinois, e eu tive o sumo prazer de vê-lo na Loja Q.C., onde deu a mensagem de paz e fraternidade, dizendo: “Não haverá guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra. Somos irmãos, e a Maçonaria dos Estados Unidos resolveu que não haja guerra nem agora nem no futuro entre nossos dois países. Delegaram-me que viesse dizê-lo em nome de um milhão de irmãos e suplicar-vos que em resposta digais que não haverá guerra."

Arcana of Freemasonry, de Churchward, pág. 75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário