domingo, 24 de setembro de 2017


BREVIÁRIO MAÇÔNICO

- O ÓSCULO

Deriva do latim, significando os Os, boca; traduz-se por “beijo”, do latim basiare ou “tocar com os lábios”. Sendo os lábios uma parte muito sensível do corpo, cujo tato vem acentuado para a seleção dos alimentos, essa sensibilidade transforma-se em afeição.
Na Antiguidade, o beijo era trocado entre os familiares, mais tarde, significava honraria; é uma das expressões mais ativas do sexo. Em alguns ritos maçônicos, subsiste o ósculo da Fraternidade, que é depositado pelo dirigente da cerimônia na fronte do Neófito. A intenção do ósculo é “tocar” a mente, para apor-lhe o “selo místico”. Beijar, Maçonicamente, é “selar”.
O beijo fraterno entre Irmãos, aqui no Brasil, proveio da Europa, onde os amigos saúdam-se por meio do ósculo; esse costume surgiu nos países árabes. Socialmente, o ósculo é praticado em alta escala e demonstra afeto e carinho; sem qualquer malicia, é aposto nas faces. O calor do aperto das mãos, o abraço e o ósculo são expressões comuns, que não escandalizam, mas estreitam uma amizade.
- . Ir.·. Rizzardo da Camino

Nenhum comentário:

Postar um comentário