terça-feira, 22 de agosto de 2017


O que a Maçonaria significa para mim
 
por Reverendo Dr. Norman Vincent Peale, 33º.
 
Recebi recentemente uma carta que perguntava: “Por que você é um maçom?”. A questão me fez pensar e reafirmar meu sentimento sobre a Maçonaria.
 
No começo, pensei em meus próprios antepassados. Meu avô foi maçom por 50 anos, e eu sou maçom a 60 anos. Isso significa que meu vínculo com a Maçonaria se estende desde 1869, quando meu avô se juntou aos Maçons.
 
Meus sentimentos na minha primeira entrada em uma loja maçônica estão muito claros na memória. Eu era um jovem e foi uma grande emoção se ajoelhar diante do altar da loja para se tornar maçom. Isso deve ter sido o mesmo que meu pai e meu avô experimentaram antes de mim. E também deve ter sido idêntico ao que muitos grandes líderes da América e do mundo sentiram quando se tornaram maçons. Entre estes importantes grupos, se destacam, George Washington, Harry Truman e outros 12 presidentes, além de inúmeros líderes de estado e benfeitores da humanidade.
 
Então eu me encontrei pensando: “O que a Maçonaria significa para mim?” Claro, os maçons dizem que a Maçonaria realmente começa no coração de cada Maçom, individualmente. Considero isso uma resposta à fraternidade e aos ideais mais elevados. Lembro da história de um homem que veio a mim uma vez e disse: “Vejo que você é um Maçom. Eu também sou”. Como nós conversamos, ele me contou sobre uma experiência que ele teve anos atrás. Parece que ele se juntou à Fraternidade maçônica logo após fazer 21 anos de idade. Quando ele estava servindo ao exército, ele decidiu participar de reuniões de várias Lojas. Em sua primeira visita a uma loja, em uma cidade estranha, ele estava um pouco nervoso.
 
Um pensamento estava constantemente em sua mente; Ele poderia passar no exame para mostrar que ele era um Maçom? Enquanto o comitê examinava cuidadosamente suas credenciais, um dos membros o olhou diretamente nos olhos e disse: “É óbvio que você conhece o Ritual, então você pode entrar na nossa Loja como um Irmão Maçom. Mas eu tenho mais uma pergunta. Onde você foi feito maçom? Com isso, ele disse ao jovem visitante que pensasse sobre isso, como ele sabia a resposta, o examinador não teria que ouví-lo. Ele veria isso em seus olhos. Meu amigo me disse que, depois de alguns minutos, um grande sorriso veio até o rosto dele e ele olhou para o examinador, que disse: “Isso é o certo, em seu coração”.
 
Através dos ensinamentos maçônicos, os homens bons praticam amor e caridade. Como Fraternidade, eles gastam milhões de dólares …
 
A maçonaria não é uma religião, porém, na minha experiência, os maçons são predominantemente homens religiosos e, em sua maior parte, da fé cristã. Através da Maçonaria, no entanto, tive a oportunidade de compartilhar o pão com homens bons, além da minha fé cristã. A Maçonaria não promove nenhum credo religioso. Todos os maçons acreditam na Deidade, sem reservas. No entanto, a Maçonaria não faz exigências sobre como um membro deve pensar no Grande Arquiteto do Universo. A Maçonaria é, para todos os seus membros, um suplemento à vida boa, que elevou a vida de milhões de pessoas que entraram em suas portas. Embora não seja uma religião, como tal, ela complementa a fé em Deus, o Criador. É o apoio da moral e da virtude.
 
A maçonaria não tem dogma nem teologia. Não oferece sacramentos. Ensina que é importante para cada homem ter uma religião de sua própria escolha e ser fiel a ela em pensamento e ação. Como resultado, homens de 4 diferentes religiões podem se encontrar em comunhão e fraternidade sob a paternidade de Deus. Eu acho que um bom Maçom se torna ainda mais fiel aos princípios de sua fé, por sua participação na Loja.
 
A maçonaria é muito mais do que uma organização social. Através dos ensinamentos maçônicos, os homens bons praticam amor e caridade. Como uma Fraternidade, eles gastam milhões de dólares para apoiar hospitais, clínicas de distúrbios da linguagem da infância e pesquisas sobre problemas que afligem o ser físico e mental do homem. Sempre que encontro um hospital maçônico, dos quais há muitos, meus olhos se enchem de lágrimas. Quando vejo um jovem, que não podia andar, agora conseguindo chegar de um lado para o outro com a ajuda de uma perna artificial, fico emocionado. Para um jovem ter a oportunidade de se tornar íntegro e produtivo, é para mim emocionante e maravilhoso. E esta oportunidade é dada gratuitamente a sua família ou ao estado. Viver é lindo, mas às vezes a vida pode ser dura e cruel. Sempre que ou onde quer que, as pessoas estejam em necessidade, os maçons estão lá para ajudar. De grandes empreendimentos às mais pequenas necessidades, os maçons estão sempre lá, cuidando e servindo.
 
Sempre me perguntei por que os maçons dedicam tanto tempo à sua Fraternidade. Uma boa resposta para esta questão veio de um Grão-Mestre que uma vez me disse que ele gosta do envolvimento, porque isso lhe dá outra dimensão para a vida. A mesma resposta é ecoada pelos irmãos que se encontram nas Lojas, de um lado ao outro do nosso País e em todo o mundo. Muitos dos meus melhores amigos, associados e companheiros cristãos, também são maçons e bons homens religiosos.
 
Em minhas viagens, localmente ou no exterior, um bom número de maçons observa meu anel maçônico, que eu sempre uso. Com orgulho, eles dizem:
 
 “Eu também sou um maçom”.
 
Para mim, a Maçonaria é uma forma de dedicação a Deus e serviço à humanidade. Eu também sou um maçom em meu coração e assim vou permanecer. Estou orgulhoso do meu envolvimento. Tenho orgulho de andar em comunhão fraterna com meus Irmãos. Por que eu sou um maçom? Simplesmente porque estou orgulhoso de ser um homem que quer manter os padrões morais da vida em alto nível e deixar algo para trás, para que outros se beneficiem. Somente quando eu, pessoalmente, me tornar melhor, posso ajudar os outros a fazer o mesmo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário