quarta-feira, 23 de agosto de 2017


13 Virtudes do irmão Benjamin Franklin

Benjamin Franklin nasceu em Boston no dia 17 de janeiro de 1706 e faleceu na Filadélfia em 17 de abril de 1790. Foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense.

Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo e membro da Royal Society.

Em 1730, Franklin publicou o primeiro artigo sobre a Maçonaria na América. Quando era embaixador na França, exerceu, de 1779 a 1781, o posto de “Venerável Mestre” da proeminente loja maçônica francesa Les Neuf Sœurs (As Nove Irmãs), em Paris, a mesma à qual pertenceu Voltaire e que teve influência relevante na organização do apoio francês para a Revolução Americana. Como escritor habilidoso, Benjamin Franklin pregou sistematicamente o sacrifício, o trabalho árduo, a economia, a frugalidade e a educação continuada como causas e catalisadores fundamentais para o sucesso e para a prosperidade individual e coletiva.

Foi um dos primeiros a propor a unificação das colônias, criando uma nação, e um dos fundadores dos Estados Unidos da América. Atuando como diplomata durante a Revolução Americana, ele garantiu a aliança com a França, fato fundamental para a viabilidade da independência. Foi o único dos fundadores que assinou quatro dos mais importantes documentos dos EUA: o Tratado de Paris, o Tratado de Aliança com a França, a Constituição e a Declaração da Independência, elaborada juntamente com Thomas Jefferson.

Benjamin Franklin procurou a cultivar seu caráter por um plano de treze virtudes, que ele desenvolveu aos 20 anos (em 1726) e continuou a praticar de alguma forma para o resto de sua vida. Sua autobiografia lista suas treze virtudes como:

“TEMPERANÇA. Não comer além do suficiente; não beber até ficar elevado.”


“SILENCIO. Não faleis mas do que pode beneficiar os outros ou a si mesmo, evitar conversa insignificante.”


“ORDEM. Todas as vossas coisas têm os seus lugares; deixar que cada parte do seu negócio tenha o seu tempo.”


“RESOLUÇÃO. Resolver para realizar o que é sua obrigação; executar sem falhas o que você resolver.”


“ECONOMIA. Não fazer nenhuma despesa que não seja para fazer o bem aos outros ou a si mesmo, isto é, não desperdice nada.”


“INDÚSTRIA. Não perca tempo que não seja empregado em algo útil; cortar todas as ações desnecessárias.”


“SINCERIDADE. Não utilize ofensa dolosa, pense inocentemente e com justiça, e, se você falar, fale de acordo.”


“JUSTIÇA. Não seja injusto, causando prejuízo ou omita auxílios que são sua obrigação.”


“MODERAÇÃO. Evite extremos; não guarde rancor de ofensas, tanto quanto pensam que você merece.”


“LIMPEZA. Não tolerar nenhuma impureza no corpo, roupas, ou moradia.”


“TRANQUILIDADE. Não ser perturbado por coisas sem importância, ou por fatos comuns ou inevitáveis.”


“PUREZA. Não tenha relação sexual que não seja para a saúde ou gerar filhos, nunca com aridez, forçado ou com prejuízo, de si próprio ou alheio, a paz ou reputação.”


“HUMILDADE. Imitar Jesus e Sócrates.”

Originalmente haviam 12 virtudes em sua lista, ele mostrou-a a um amigo que disse que soou pomposo, sendo assim ele acrescentou a humildade como a virtude 13.

Existe um website que vende uma espécie de diário ou revista, dividida em 13 semanas, cada semana com foco em uma das virtudes de Benjamin Franklin –


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário