sexta-feira, 23 de dezembro de 2016


Indagação do Mestre de Cerimônias:

 

Minha indagação é para uma questão que se mantém viva em nossos encontros: O Mestre de Cerimônia vai à frente ou atrás dos Mestres? Tenho certeza que já ouvi "que o Mestre de Cerimônias só vai atrás de Mestre Instalado", porém ouço, em Loja, que só vai à frente de Aprendiz e Companheiro. Mestre, independente de instalado ou não, iria à frente do Mestre de Cerimônias. O que é certo para o REAA da Grande Loja?

 

Considerações:

 

A questão não é a do que é certo para essa ou aquela Obediência. A questão é do que é certo no REAA, embora eu até entenda que no Brasil, rituais e rituais emanam seus próprios conceitos, sendo que não raras vezes muitos deles estejam bastante distantes da originalidade do Rito. No caso do Mestre de Cerimônias quando no exercício do seu ofício, ele “conduz” alguém e não “acompanha” esse alguém, independente do cargo ou título que o conduzido tenha na Maçonaria. Assim, o Mestre de Cerimônias vai à frente, como estivesse ele abrindo caminho. Não existe essa de outros quaisquer irem à frente. Como dito, independente de quem seja, todos “acompanham” o Mestre de Cerimônias. Quanto a essas ideias contrárias, elas não passam de invenção ou de mera especulação. No que trata o Ritual da vossa Respeitável Grande Loja eu não posso opinar, até porque não o conheço.

Concluindo, devo salientar que as minhas considerações acompanham a tradição do Rito em questão e não o que preceitua esse ou aquele ritual específico, embora ratifique que um ritual em vigência é Lei e, por assim ser, estando ele certo ou errado o mesmo deve ser rigorosamente observado.

 

 T.F.A.

 

PEDRO JUK

 

Fonte: JORNAL DO APRENDIZ página 03 -EDIÇÃO Nº 91 DEZEMBRO 2016 - PRIMEIRA QUINZENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário