domingo, 11 de dezembro de 2016


BÓSON DE HIGGS




 
 
 Autor: Caio R. Reis
 
(A Partícula de Deus e a Espiritualidade)
 
 
 

Há anos a Humanidade diz que chegará o dia em que a ciência confirmará a espiritualidade.
 
Não falamos aqui de religiosidade, pois as religiões são intransigentes, formulam os seus dogmas e deles não arredam pé, enquanto a ciência é mais humilde e quando erra reconhece os seus erros e volta atrás. Vários são os exemplos que temos de retratação da ciência diante de postulações errôneas.
 
 
Parece que esse dia não está tão distante pois recentemente a confirmação de uma descoberta incrível nos leva a crer que estamos chegando muito perto deste acontecimento.
 
O físico escocês Peter Higgs é o pai de toda essa história. Ele propôs uma teoria, recentemente confirmada pela ciência, que partículas subatômicas ao colidirem geravam massa, isto é criavam matéria. Tudo isso se devia a uma partícula chamada Bóson e que transformava energia em matéria e com diferentes massas.
 
 
Estava proposto pelo físico Higgs talvez a maior descoberta dos últimos tempos. Essa partícula era tão importante que passaram a chama-la de “Partícula de Deus”.
 
A alcunha foi dada pelo prestigiado físico Leon Lederman, vencedor do Prêmio Nobel em Física, pelo fato de o Bóson de Higgs ser a partícula que permite que todas as outras tenham diferentes massas.
 
Ele fez uma analogia com a história bíblica da Torre de Babel, em que Deus, num de seus típicos acessos de fúria, fez com que todos falassem línguas diferentes.

 
Da mesma maneira, o Higgs faria com que todas as partículas tivessem massas variadas.
 
O nome pegou, mas a maior parte da comunidade científica prefere chamar mesmo de Bóson de Higgs, para que a brincadeira não distorça o real significado do trabalho de pesquisa ou atribua a ele alguma conotação religiosa imprópria. 
 
 
Depois de quarenta anos da descoberta da partícula, um grupo de cientistas resolveu comprovar a teoria e num feito inédito criaram um túnel gigantesco através do qual foram feitos bombardeios de subpartículas atômicas provocando o choque entre prótons.
 
A busca pelo Higgs motivou a construção do acelerador de partículas LHC, que custou 10 bilhões de dólares (cerca de 20 bilhões de reais), que funciona em um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência na fronteira entre Suíça e França. Ele gera colisões de partículas subatômicas em alta energia para determinar como estas adquirem massa
 
 
Conseguiram finalmente demonstrar que Higgs estava correto e que realmente existia uma partícula e um campo responsáveis pela criação da matéria.
 
A dúvida, se é que ela existia, acabou: os físicos do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (na sigla em francês, Cern) anunciaram que após uma extensa análise de dados a partícula subatômica descoberta em julho de 2012 é realmente o Bóson de Higgs, previsto em teoria em 1964, e é considerado uma das peças fundamentais de formação do Universo.
 
 
Podemos então claramente entender que tudo o que existe, sempre existiu. O que acontece são transformações constantes desta energia incriada.
 
São conceitos difíceis de serem entendidos por nós mas ao repensar hoje em um Princípio Criador, conforme prega a Maçonaria, eu substituiria o termo Criador por Transformador.
 
 
Este Grande Princípio Transformador é a chave de tudo. A ciência de certa forma comprova a sua existência mas ainda ignora totalmente o que seja ele.
 
Descobrimos com o Bóson de Higgs apenas a pontinha de um véu imenso de mistério que atinge todo o universo que conhecemos.
 
 
Sem dúvida o homem na sua ânsia de conhecimentos continuará as suas investigações e surpresas incríveis virão num futuro não muito distante. A ciência e a espiritualidade caminharão de mãos dadas e revelações inimagináveis darão novos rumos à humanidade.
 
 
Conceitos serão mudados, dogmas cairão por terra e o homem atingirá uma evolução tal que a vida terá um sentido totalmente diverso daquele que hoje temos.
 
 
Que o Grande Arquiteto do Universo ou melhor o Grande Transformador do Universo ilumine cada vez mais as nossas mentes para que em breve possamos viver uma nova era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário