segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016


O MANUSCRITO ANTIGO

 

Temei a Deus e guardai seus mandamentos, porque é este o dever do homem.

Em nome do Grande e Santo Deus, a sabedoria do Filho e a bondade do Espírito Santo, três Pessoas e um só Deus, sejam conosco agora e sempre. Amém.

Irmãos e companheiros, aqui principia a nobre, a valiosa Ciência dos Franco-maçons ou Geometria, e de que maneira teve fundação e começo. E depois como foi confirmada por diversos reis e príncipes e por muitos respeitáveis varões. A todos os presentes pensamos ensinar os deveres correspondentes ao franco-maçom. Porque em boa fé, se os escutardes atentamente vereis que vale a pena cumpri-los em favor de um nobre ofício e de uma interessante ciência. Eis aqui sete Ciências liberais das quais uma é a nobre ciência dos Maçons. A primeira é a Gramática, que ensina ao homem a falar e escrever corretamente. A segunda é a Retórica, que ensina ao homem a falar elegante e sutilmente. A terceira é a Lógica, que ensina ao homem a discernir a verdade do erro. A quarta é a Aritmética, que ensina ao homem a computar e contar. A quinta é a Geometria, que ensina ao homem a medir a Terra e todas as coisas, pelo que o Mestre Euclides a chamou Geometria e Vitrúvio a chamou Arquitetura. A sexta é a Música, e a sétima a Astronomia, que ensina ao homem a conhecer o curso do Sol e da Lua e das estrelas. Estas são as sete Ciências liberais e todas se fundam na Geometria, porque o que compra e vende se vale de pesos e medidas, e quem trabalha em um ofício recebe por salário algo que tem medida, e os que aram, cavam e semeiam a terra e cultivam toda classe de grãos também Se valem da Geometria, pois nem a Aritmética, nem a Astronomia, nem nenhuma das sete ciências liberais, exceto a Geometria, pode dar ao homem o conhecimento das medidas, do que se infere que a ciência da Geometria é a mais valiosa de todas e todas as demais nela se fundam. Agora vou dizer como teve fundamento e começo esta nobre ciência e arte. Antes do dilúvio de Noé vivia um varão chamado Lameque, segundo se lê no quarto capítulo do GENESIS, e este Lameque tinha duas mulheres: uma se chamava Ada e a outra Zila. De sua primeira mulher, Ada, ele teve Jabel e seu irmão Tubal, e de Zila teve Tubalcain e sua irmã Naama. E êstes quatro filhos de Lameque fundaram os princípios de todas as artes e ciências do mundo. Porque o primogênito Jabel iniciou a arte da Geometria e ensinou a criar gados de cordeiros e ovelhas, e foi o primeiro a edificar casas de pedra; e ele e seu irmão Tubal inventaram a arte da Música e do canto vocal, com a arpa, o órgão e outros instrumentos. O terceiro irmão, Tubalcain, inventou a arte de forjar o ouro, a prata, o cobre, o ferro e o aço, e Naama, a filha de Lameque, inventou a arte de tecer. Os quatro sábios sabiam bem que Deus tomaria vingança do pecado, seja pelo fogo, seja pela água, pelo que escreveram estas ciências que haviam achado, em duas colunas de pedra, a fim de conservar o seu conhecimento. A uma coluna chamaram Caristio, porque não podia ser consumida pelo fogo, e à outra a chamaram Latherne, porque não podia afundá-la a água.

Nosso propósito é ensinar como e de que maneira foram de novo encontradas estas Ciências. Herminério, filho de Cub e neto de Sem e bisneto de Noé, chamado depois Acmes, o Pai de todos os sábios, encontrou uma das colunas de pedra em que estavam escritas as Ciências e as ensinou a outros, especialmente aos maçons que levantaram a Torre de Babel, quando o Rei de Babilônia era Membroth, também maçom e amante da arte da construção, segundo diz o pai da História. E quando teve de ser edificada a cidade de Nínive ou cidade do Porto oriental, o rei Memborth de Babilônia enviou ao rei de Nínive, seu primo, sessenta maçons, e ao despede-los determinou-lhes os seguintes deveres:

Primeiro, que deviam ser fiéis ao rei e ao Mestre a quem serviriam, e que deviam instituir por Mestre da obra do rei aquele que dentre eles fosse o mais hábil e entendido, e que nem pela ambição das riquezas nem pelos afagos do favor elegessem a outro sem condições para ser Mestre da obra, pois se tal fizessem ficaria mal servido o rei e deshonrada a ciência.

Segundo, que ao diretor da obra deviam chamar Mestre enquanto trabalhassem com ele. Determinou-lhes muitos outros deveres, que seriam muito longo de enumerar, pelo cumprimento dos quais exigiu-lhes um solene juramento, e mandou que lhes fosse dado salário razoável para que vivessem com decoro, e também lhes determinou o dever de reunir-se uma vez ao ano com o objetivo de ver como poderiam trabalhar melhor pelo serviço do rei e a favor de sua própria reputação.

Terceiro, que deviam corrigir e castigar com particular Jurisdição aos contraventores da Ciência. E assim fundou-se aqui a nobre arte da construção, ao que o venerável Euclides, deu o nome de Geometria e que em todo o mundo se chamou Maçonaria. Muito tempo depois, quando os filhos de Israel se estabeleceram em terra de promissão, chamada agora país de Jerusalém, o rei David começou o Templo agora chamado TEMPLUM DEI ou Templo de Jerusalém. O rei David queria muito aos maçons e os pagava decentemente, e também lhes determinou os deveres que no Egito havia estabelecido o douto Euclides, e lhes deu outros que depois conhecereis. Depois da morte de David reinou seu filho Salomão, que terminou o templo começado por seu pai.

Nicola Aslan.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário