sábado, 27 de abril de 2013

A Escola dos bons costumes

 
A Escola dos bons costumes



Maçonaria é uma Instituição diferente, especialíssima, constituída de homens livres e de bons costumes, cujos motivos altruístas os atraem, a beneficência os une.



A Ordem é rica em princípios educacionais e filosóficos, acumula há milênios conhecimentos científicos inerentes à alma humana, denota de forma clara, sem sofismas e precisão ética, de que a verdadeira riqueza do homem está na pratica da bondade e da simplicidade, essas abordagens internas são inerentes a todos os maçons. Dedutivamente, pressupomos, toda reunião, corriqueiramente, o comando basilar é a justiça em sua lídima aplicação e o combate incessante contra todas as misérias humanas.



Todavia, comove-nos, frequentemente, ao participar das reuniões trimestrais da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, quando irmãos abalizados abordam assuntos administrativos de interesse da Ordem, com postura maçônica, sem estrelismos. Entretanto, algumas exceções são observadas, sobretudo, quando opiniões algumas vezes impensadas, julgamentos ao léu, perpassam a níveis lamentáveis de dificuldades, incomodando-nos levemente pelos debuxos mentais, levando-nos muitas vezes a concordar com o iluminista francês Montesquieu, do século XVIII, quando afirma com convicção de que: “Quanto menos os homens pensam, mais eles falam”, ou, em outras palavras: “A pessoa que fala sem pensar, assemelhar-se ao caçador que dispara sem apontar.”



A responsabilidade dos maçons é grandiosa, em função do conhecimento adquirido da filosofia maçônica, a sua conduta é ilibada, o seu caráter não expressa apenas bondade, mas é, obrigatoriamente, justo. Supomos acreditar não existir maçom injusto, entretanto, caso, porventura, ocorra; este jamais foi maçom, mas um perjúrio. Quando no mundo profano a honestidade é um dever, no entanto, para o maçom é uma obrigação, faz o bem com o interesse, unicamente, de servir, sem pedir nada em troca, salvo a alegria d’alma, pela oportunidade de auxiliar que lhe faz bem.



Jamais levantará bandeira para receber aplausos, enfatizando para si méritos de uma atitude de justiça, amor e beneficência, pois, como maçom sabe que é instrumento do GADU, tendo consciência de que todo bem procede inicialmente do GADU.



Muitos irmãos são autoridades constituídas, empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, autônomos, enfim, são trabalhadores conscientes de que sob a sua tutela muitas pessoas têm uma obediência hierárquica, contudo, é conhecedor de que tudo é passageiro, a vida é dinâmica, hoje estamos no comando, amanhã seremos comandados, de que o importante não é ter. Ter bens, ter irmãos, mas ser. Ser bom, ser humilde, ser caridoso, ser respeitoso, ser irmão.

Um grande magistrado da antiguidade alertava com carinho e exatidão de que: “A autoridade se perde por ser violenta, não por ser tolerante.”



Ao maçom nada poderá contribuir para afastá-lo do espírito maçônico, por mais adversa que sejam as circunstancias, não devemos nos afastar nenhum milímetro do propósito de servir à Maçonaria. Ademais, concordamos plenamente com o escritor e estudioso da Maçonaria Valdemar Sansão quando elucida:
"Preparemos homens para a Maçonaria e não Maçonaria para os homens!”
Estejamos alerta, sejamos firmes, a maçonaria não é uma empresa comercial que visa lucros materiais, aumento de patrimônios. Quiçá, nem aqui, nem alhures, podemos pensar dessa forma e nem deve ser formalmente tratada como tal. Pasmem, pois, de alto e bom som, a Maçonaria foi, é e será sempre uma Escola para aperfeiçoamento do homem, discutir idéias e não coisas, lutar contra as iniqüidades e tornar feliz a Humanidade. Por si só, carrega em seu bojo verdades filosofais, não obstante, ainda hoje é ignorada a sua natureza, o seu objetivo. Atacada e caluniada pelos cegos da sabedoria, que desconhecem a sua Luz, além que não terem a felicidade de serem iniciados em seus augustos mistérios. Diz o poeta Mario Quintana de que:
"O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê."



Parodiando o Poeta, diríamos que o pior maçom é aquele que tendo conhecimento, sabendo da existência da Luz, prefere viver na escuridão, sem amor, sem decência e sem ser integro.



Finalmente, representa a Maçonaria a Escola cósmica mais rica existente na face da Terra. E, rogamos ao GADU que nos dê coragem, humildade e sinceridade para nós, maçons, efetivados na Ordem, possamos evoluir agindo unicamente no Bem, no Belo e no Justo, conscientes de que não nos reunimos em vão.



Walter Sarmento de Sá Filho

Maçom

- Obreiro da Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº 15 - Sousa - PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário