quinta-feira, 15 de março de 2012

Que estejamos sempre de pé e a ordem!:


Que estejamos sempre de pé e a ordem!:
Prezados Irmãos,

As pessoas se organizam em comunidades ou em associações das mais diversas, não pelas facilidades propiciadas pela formação de um grupo, mas, sim pelas dificuldades interpostas em seus caminhos e, sobretudo, pela necessidade de superação de obstáculos comuns e coletivos. Portanto, as facilidades não passam de consequências advindas dos esforços empregados na superação das dificuldades naturais do caminhar diário.

Conviver em festa é muito bom e extremamente fácil. A grande questão é conviver, pacífica e harmonicamente, diante dos conflitos de idéias e de posicionamentos, aspectos tão necessários e fundamentais para o crescimento intelectual, cultural e moral de uma comunidade que, precisa buscar sempre o fortalecimento dos fatores que equilibram os deveres individuais, frente aos direitos do coletivo, pois o cumprimento dos primeiros, e o exercício responsável dos segundos, é que ordenam e regulam os valores corporativos de uma instituição ou organização e, consequentemente, das relações inter-pessoais e da cidadania.

O próprio Cristo mostrou-nos isso, ao buscar reunir em torno de si 12 homens diferentes no pensar e no agir, mas que, por convicção, buscaram nas diferenças, forças para o alcance pleno de um objetivo. A diversidade, e até, de certa forma, as lições tiradas dos erros individuais daquele grupo, inclusive do Divino Mestre, é que possibilitaram a consolidação e a universalização do Cristianismo.

Meus caros, os grandes problemas da humanidade são: o egoísmo e o egocentrismo - faltam-nos, ainda, discernimento e compreensão acerca do que seja um verdadeiro processo evolutivo. Apesar dos tempos e dos fatos, ainda estamos presos, unicamente, às materialidades primárias, às honrarias, ao poder econômico e, consequentemente, à ascensão social a qualquer custo. O futuro parece estar fechado diante dos nossos olhos. Para os que discordam, pergunto: quais são a causas para tantos desvios de conduta, destruição do planeta e da vida, impunidade e inversão dos valores éticos e morais? E mais, o que, enquanto cidadãos, estamos fazendo para mudarmos este estado de coisas?

Assusta-me muito, assistir alguns fatos do cotidiano, inclusive no cotidiano das Lojas, onde alguns, se achando donos da verdade, buscam impor aos demais a suas vontades. A questão é que ninguém faz nada sozinho, e mais, força física, poder, dinheiro e status social, passam por nossas vidas em uma velocidade espantosa. Pobre daquele que, perdendo estas condições, não tendo cultivado os valores da verdadeira amizade, são esquecidos por seus pares e até mesmo por familiares - a família e os amigos, a qualquer tempo, são as nossas únicas fontes afetivas, ou seja, os recantos serenos de consolo e de paz. Pedro, o Apóstolo, ao finalizar uma de suas pregações, disse aos seus atentos ouvintes: cuidem, meus queridos, de fazerem muitos AMIGOS!

Meus queridos e estimados Irmãos, que estejamos sempre de Pé e à Ordem, para o fiel cumprimento de nossos deveres, para com os nossos Irmãos, a humanidade e demais criaturas, não simplesmente porque a lei dos homens nos obrigue, mas sim, porque a Lei do Grande Arquiteto do Universo (DO AMOR E DA SABEDORIA) nos ensina, a cada instante, a VERDADE acerca de todas as coisas.

Finalizando, deixo para a reflexão de cada um, uma pérola do Pensamento Maçônico:

“Um homem só será verdadeiramente Maçom quando tiver mantido a fé em si mesmo, no seu semelhante, no seu Deus e, na sua mão uma espada contra o mal, no seu coração o toque de uma canção – feliz por viver, mas sem medo de morrer”!
Ir.: Joseph Fort Newton

Um Tríplice e Fraternal Abraço,

Leonel Ricardo de Andrade
Grande Segundo Vigilante da GLMMG
Uberlândia - MG, 26/06/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário